Navegando por Autor "Mendonça, Carlos Magno Camargos"
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Item Andarilhos queer : peregrinações de gênero performadas por soldados nazistas em fotografias da Segunda Guerra Mundial.(2022) Oliveira, Deivid Carlos de; Santos, Ana Carolina Lima; Santos, Ana Carolina Lima; Mendonça, Carlos Magno Camargos; Silva, Karina Gomes Barbosa daEsta pesquisa investiga o fotolivro de Martin Dammann (2018) intitulado Soldier studies: cross-dressing in der wehrmacht, que visibiliza diferentes tipos de homossociabilidade militar exercidos na Segunda Guerra Mundial, com ênfase em soldados nazistas praticando o transformismo. O objetivo é entender como as performances de feminilidade e masculinidade registradas em imagens suscitam sentidos no presente, em especial para perceber de que forma elas podem (ou não) desestabilizar a percepção de certos estereótipos de gênero, a partir de uma possível renovação dos saberes estabelecidos sobre a guerra. Visando a aproximação com o objeto empírico, recorre-se a teorizações sobre gênero, corpo, fotografia e arquivo, uma vez que, ao serem abordados em harmonia, esses quatro campos de estudo tangenciam os principais pontos de interesse do trabalho. Ainda, como parte do procedimento metodológico, detém-se às imagens, observando-as a partir de três eixos de análise cujo intuito é identificar elementos importantes do livro que, recorrentes em toda a obra, ajudam a iluminar o problema de pesquisa posto. São eles: homossociabilidade militar, performances transformistas e misoginia. Durante essa etapa, 19 fotografias são examinadas com base em aspectos técnicos, estéticos e conceituais. Os resultados indicam que, incitando certa estereotipia e até misoginia, as imagens não são capazes de revolucionar a matriz heterossexual, mas podem promover uma ampliação do saber, pelas reflexões geradas e pelo modo como o fotolivro apreende o sensível.Item Experimentos e experiências nas fotografias de Earthly Bodies : Irving Penn's Nudes, 1949-50.(2019) Rebouças, Raquel Paixão; Santos, Ana Carolina Lima; Santos, Ana Carolina Lima; Mendonça, Carlos Magno Camargos; Silva, Karina Gomes Barbosa daO fotógrafo estadunidense Irving Penn (1917-2009) produziu, entre 1949 e 1950, uma série de nus femininos. Apesar de concebido em meados do século XX, esse ensaio só foi divulgado no ano de 2002, em livro e exposição intitulados Earthly Bodies: Irving Penn’s Nudes, 1949- 50, ambos organizados pela então curadora do Departamento de Fotografia do Metropolitan Museum of Art’s em Nova Iorque, Maria Morris Hambourg. Essas imagens, ainda mais considerando o deslocamento temporal, chamam atenção por apresentarem os corpos de maneira inusitada, configurando-se a partir de características pouco exploradas em outros nus fotográficos. No presente estudo, busca-se analisar as fotos de Penn pelo teor experimental que carregam, resultado de investidas do fotógrafo capazes de possibilitar novas experiências na instância espectatorial. Na execução deste trabalho, duas estratégias metodológicas foram aplicadas. A primeira foi a pesquisa bibliográfica, que construiu inicialmente um panorama histórico de diversos nus produzidos nos âmbitos erótico e artístico e, posteriormente, resgatou a trajetória fotográfica de Penn a fim de entender a criação das imagens de Earthly Bodies em um contexto mais amplo. A segunda estratégia foi a análise das 53 imagens que compõem o livro de Penn, na qual investigou-se como os elementos técnicos e plásticos das fotografias foram mobilizados para redimensionar aspectos de corporeidade e carnalidade dos corpos, singulares em cada imagem.Item “I am done” : violência sexual, testemunho e reparação em ‘Hysterical Girl’.(2021) Barbosa, Karina Gomes; Mendonça, Carlos Magno CamargosRealizamos uma leitura do do- cumentário em curta-metragem Hysterical Girl (Kate Novack, 2020) com o objetivo de investigar os modos pelos quais a desarticu- lação da linearidade temporal e do diacronismo no audiovisual, por meio da linguagem, pode provocar fissuras em narrativas patriarcais, promover certo tipo de denúncia e ao mesmo tempo reparação de violências. Partimos de uma pers- pectiva feminista do audiovisual e do arquivo, que demanda pro- cessos de re-visão em busca de um novo olhar crítico, e nos de- bruçamos sobre duas estratégias cinemáticas empregadas no filme, a montagem e o off. Concluímos que o jogo da montagem, privile- giando o arquivo, o repertório e os discursos, cria um espaço teste- munhal para a verdade de Dora, usurpada por Freud, e a restitui simbolicamente.Item Nelas, através delas, em suas memórias : estigma, afeto e religiosidade em ativismos transcestrais no Brasil.(2022) Yu, Wendi; Farias, Daniel Oliveira de; Gomes, Itania Maria Mota; Barbosa, Karina Gomes; Mendonça, Carlos Magno CamargosInvestigo as relações entre estigma, identidade, experiência e afeto que atravessam as religiosidades em disputa por artistas e ativistas trans e travestis no Brasil – tais como Ventura Profana, Linn da Quebrada e Alice Guél – e no ativismo dos coletivos indígenas Tibira e Caboclas. Aciono a noção de paisagem afetiva, como práticas e discursos ainda não reconhecidos socialmente, e nomeio profana travesti como paisagem afetiva emergente, que desarticula o ódio, a violência e a exclusão que marcam as vidas que se opõem às normas da religiosidade cristã e rearticula outras possibilidades de experiências e transcestralidades travestis. Disputo as construções coloniais, ho- mogeneizantes e universalizantes das violentas marcações de gênero e sexualidade, para construir vidas em movimento e transformação. Concluo explorando a ideia de Deise como comunhão, uma multidão de eus em forma de d’eus.