Navegando por Autor "Maia, Cristina de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A abordagem da temática drogas na Educação Básica : projeto de intervenção no ensino de Química para conscientização e prevenção ao tabagismo.(2019) Valadares, Paulo Augusto; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Santos, Cláudio Gouvêa dos; Cruz, Luciana Hoffert Castro; Maia, Cristina de Oliveira; Silveira Júnior, Célio daA relação do ensino de Química com a temática drogas possibilita o desenvolvimento de atividades que podem contribuir de forma significativa com o processo de construção do conhecimento, promovendo a aprendizagem por meio da abordagem de um contexto social, no qual muitos alunos estão inseridos. A discussão de temas como as drogas é bastante relevante, pois, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a escola deve ser um espaço privilegiado para o tratamento desse assunto, uma vez que o discernimento quanto ao uso de drogas está diretamente relacionado à formação e vivências afetivas de crianças e jovens, inclusive no âmbito escolar. Nesse cenário, a compreensão quanto ao uso de drogas, como o tabaco, pode orientar o desenvolvimento da capacidade sócio afetiva em direção a um modo saudável de vida. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre a identificação de compostos e grupos funcionais orgânicos e suas relações com a composição e o consumo do tabaco, esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de uma oficina educacional e promovida junto a alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, situada no município de Nova Serrana, região centro-oeste de Minas Gerais. A pesquisa teve início com a aplicação de um questionário aos alunos, para análise dos conhecimentos prévios relacionados à temática proposta e foi finalizada com outro questionário para verificação do conhecimento adquirido. A oficina consistiu de duas etapas, sendo a primeira destinada à reprodução e utilização de um jogo didático intitulado “O caminho das funções: um desafio para investigar a composição do cigarro e os efeitos do tabaco no organismo”. A segunda etapa ocorreu com a participação dos alunos no desenvolvimento e na apresentação de um trabalho de conscientização, direcionado por uma atividade experimental voltada para a construção de um dispositivo denominado “Máquina de fumar”. A estratégia de trabalho utilizada neste estudo promoveu o diálogo e a reflexão dos participantes acerca do conjunto de problemas associados à questão do tabagismo, contribuindo para o processo de mediação da aprendizagem das funções da Química Orgânica, sobretudo aquelas presentes na composição do tabaco. Este estudo também possibilitou a conexão de conceitos da Química com o trabalho de conscientização e prevenção, integrando assim educação e saúde no processo de ensino-aprendizagem.Item Análise de uma proposta de sequência didática sobre a diversidade genética e sociocultural entre os moradores negros da cidade de Ouro Preto.(2023) Schettino, Ana Luiza; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Moreira, Patrícia de Abreu; Cabral, Luciana Ferrari Espindola; Maia, Cristina de Oliveira; Moreira, Patrícia de Abreu; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO presente projeto teve como objetivo principal desenvolver uma sequência didática, pautada em temas relacionados à diversidade biossociocultural dos moradores negros de Ouro Preto, MG, para identificar o potencial do material e proporcionar oportunidades de aprendizado sobre diversidade genética e sociocultural entre jovens e adultos negros da cidade. Este progresso inclui a avaliação dos licenciandos que cursam a disciplina de práticas em ensino de genética como um de seus procedimentos, utilizando conteúdos das disciplinas de ciências e biologia e questões socioambientais relevantes para a área geográfica atingida pela SD. A pergunta que orientou essa pesquisa foi: como licenciandos do curso de Biologia avaliam um produto educacional voltado para a educação antirracista na cidade de Ouro Preto? A expectativa para esse produto educacional é que se possa oferecer um recurso educacional para trabalhar questões étnico-raciais a partir de uma perspectiva multicultural envolvendo a diversidade cultural presente no município. Dessa forma, seria possível subsidiar um processo de educação para valorização das várias culturas nas matrizes históricas e sociais brasileiras, permitindo que as histórias dos afrodescendentes e africanos sejam trabalhadas em sala de aula, inclusive nas que abordam temas científicos. Para que os temas de racismo, preconceito racial, características fenotípicas, sejam trabalhados de forma mais interessante e adequada, desenvolvemos uma proposta que pretende mobilizar aspectos da sociobiodiversidade da população preta ouro-pretana. Na avaliação dos licenciandos o produto educacional desenvolvido tem potencial para uma abordagem de ensino antirracista, trabalhando temas para superar definições de natureza biológica que restrinjam as compreensões sobre o conceito de raça, gene, cor, preconceito colocando na prática em sala de aula as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.Item Bionarrativas sociais e a educação ambiental : um estudo das percepções e vivências ambientais de estudantes de uma escola pública na cidade de Ouro Preto.(2024) Reis, Renata Lima Santiago dos; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Borba, Rodrigo Cerqueira do Nascimento; Kato, Danilo Seith; Cabral, Wallace Alves; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de OliveiraA pesquisa investiga possibilidades de Educação Ambiental Urbana tendo como objeto de estudo as percepções e vivências ambientais de estudantes do ensino fundamental de Ouro Preto. Pautamos nosso trabalho na perspectiva dos diferentes modos de existir e ser dos sujeitos em seu território, apresentados na abordagem da Educação Ambiental desde el Sur, bem como nas produções autorais propostas pelos pesquisadores da Caravana da Diversidade, estudiosos da sociobiodiversidade, enquanto tema para o ensino de Biologia. Dessa maneira, esta pesquisa tem como objetivo: desenvolver uma proposta para promoção de Educação Ambiental contextualizada no território por meio de uma oficina pedagógica para produção de Bionarrativas Sociais, procurando observar as temáticas e apropriações elaboradas por estudantes de uma turma dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Ouro Preto, MG. O trabalho tem abordagem qualitativa e envolve a análise textual discursiva. Por meio da oficina desenvolvida, buscou-se compreender a relação dos estudantes com o território e, assim, elucidar as construções ideológicas, políticas, socioculturais e ambientais que se apresentarem. Diante do exposto, construímos os metatextos que apresentam os resultados e discussão, sendo eles: 1º - Elementos mobilizadores para Educação Ambiental contextualizada no território; 2º – Bionarrativas Sociais: um olhar dos estudantes sobre si e sobre o território. Ao analisarmos os fenômenos que se mostram em nossa pesquisa, procuramos reverberar a riqueza dos detalhes, sentimentos, encantamentos, retratados pelos estudantes. Consideramos que a oficina apresentou potencial para integrar os saberes populares, as vivências individuais e coletivas no território e a autoria como caminhos para uma educação ambiental contextualizada no território. Também se fez como espaço de escuta, sendo atenta ao que nossos referenciais denominam colonialidade do ser, do saber, do poder e da natureza. Contudo, nos deparamos com os desafios de mobilizar estes estudantes para que se sentissem confortáveis para expressar suas ideias, opiniões e sentimentos, sendo que eles muitas vezes se mostravam resistentes; bem como despertar nos estudantes maior segurança para a escrita mais autoral.Item Bionarrativas sociais e a educação ambiental : um estudo das percepções e vivências ambientais de estudantes de uma escola pública na cidade de Ouro Preto.(2022) Reis, Renata Lima Santiago dos; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eA pesquisa investiga possibilidades de Educação Ambiental Urbana tendo como objeto de estudo as percepções e as vivências ambientais de estudantes do ensino fundamental da rede pública de Ouro Preto/MG. Diante desse desafio, pautamos nosso trabalho na perspectiva dos diferentes modos de existir e de ser dos sujeitos em seu território, apresentadas na abordagem da Educação Ambiental desde el Sur, bem como nas produções autorais resultado de problematizações desenvolvidas por investigadores da sociobiodiversidade enquanto conteúdo escolar. Considerando que a construção histórica de Ouro Preto também se fez nas relações sociais e ocupação territorial ao longo do tempo, ponderamos que é preciso ver e sentir Ouro Preto para além do Centro Histórico, Patrimônio Mundial da Humanidade. A pesquisa apresentará uma abordagem qualitativa e envolverá a análise textual discursiva. Por meio da oficina e das bionarrativas produzidas pretende-se compreender o contexto dos sujeitos da pesquisa, ou seja, a relação dos estudantes com o território, buscando compreender as construções ideológicas, políticas, culturais, sociais que estão presentes no conteúdo das bionarrativas. Acreditamos que atividades de educação ambiental pautadas na percepção dos estudantes e voltadas para o território podem favorecer a ampliação das experiências, das concepções e consequentemente da percepção ambiental dos sujeitos participantes da pesquisa.Item O ciclo de vida como proposta curricular para o ensino de ciências e biologia na formação de jovens e adultos da educação básica.(2019) Gonzaga, Luciano Luz; Praça, Andréa Velloso da Silveira; Maia, Cristina de Oliveira; Lannes, Denise Rocha CorreaRecentemente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo basilar deste trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular significativa para o ensino de ciências e biologia, priorizando os tempos e os ritmos de aprendizagem do estudante na modalidade EJA. Como metodologia, utilizamos a análise documental dos documentos advindos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro, assim como a colaboração de professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação.Item A educação ambiental no estudo do descarte incorreto de medicamentos.(2022) Oliveira, Talita Cristina; Januário, Bruna Rafaela da Silva; Candido, Amanda Regina de Souza; Maia, Cristina de OliveiraEsta pesquisa foi desenvolvida na graduação a partir de um projeto final da disciplina de Educação Ambiental, com objetivo de identificar legislações e ações em vigor que norteiam o descarte dos medicamentos. Investigamos o processo de coleta e destinação final dos medicamentos em uma cidade no interior de MG. Visitamos possíveis pontos de coleta na cidade e observamos a não realização de coleta por farmácias locais. Verificamos que a legislação nacional mais recente não inclui todas as situações de descarte. Identificamos ações nacionais não governamentais e ações locais com desenvolvimento de pesquisas e incentivo ao descarte correto de medicamentos. A partir de nossos resultados, elaboramos uma cartilha educativa sobre desfazimento correto de fármacos.Item O ensino de ciências nos anos iniciais com o aporte da literatura infantil.(2018) Lana, Márcia Priscilla Castro; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Bosco, Cláudia Starling; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eA literatura é uma expressão artística que acompanha a história da humanidade. Ela foi difundida inicialmente de maneira oral e escrita em livros que possibilitaram sua ampla difusão entre adultos e crianças. O surgimento do gênero infantil para essa arte advém da valorização social da criança e de sua importância para a formação do sujeito adulto. A princípio houve uma adaptação dos contos clássicos para os pequenos leitores e posteriormente autores dedicaram-se a composição de textos exclusivos para essa faixa etária. A literatura infantil é um gênero textual que apresenta um caráter lúdico, atrativo e imaginativo e, por essa razão, muito utilizada por professores dos anos iniciais do ensino fundamental para auxiliar crianças na aquisição de habilidade leitora enriquecendo seu vocabulário. Por essa razão, os trabalhos relacionados a esse tipo de texto voltam-se com grande frequência para atividades de Língua Portuguesa dentro das escolas. Contudo seu uso pode ser amplo e irrestrito às outras disciplinas do currículo, como as ciências. Porém, apesar de suas características que se aproximam das competências para o ensino e aprendizagem de ciências ela é pouco utilizada em sala de aula como amplificador cultural nos processos de educação e alfabetização científica. Assim, este trabalho se propõe a descrever e avaliar o processo de ensino e aprendizado de ciências por meio da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública da Rede Municipal de Mariana que teve a participação de alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os registros analisados são provenientes de gravações em áudio e vídeo, diários de campo e atividades escritas pelas crianças participantes da oficina. Os turnos de falas foram separados a fim de demonstrar pela análise microgenética as transformações nas falas que demonstrem a ludicidade, criatividade e imaginação próprias da literatura infantil e que foram importantes para a aprendizagem de ciências. Essa característica imaginativa da literatura é propícia para a aprendizagem dessa disciplina que em muitos conteúdos requer a abstração para compreensão dos fenômenos naturais. E a literatura de Monteiro Lobato mostrou-se um complemento importante para esse viés simbólico. Como a particularidade dos Mestrados Profissionais é a elaboração de um produto didático, propõe-se a elaboração de uma oficina que visa a inclusão da literatura infantil no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Essa oficina elaborada para os anos iniciais do ensino fundamental pode ser adaptada para outros níveis de ensino.Item O estudo das plantas na educação básica : lições de botânica para o ensino médio.(2021) Barbosa, Tatiane Cristina Reis; Maia, Cristina de Oliveira; Tavares, Marina de Lima; Zama, Uyrá dos Santos; Maia, Cristina de OliveiraAs plantas são de extrema importância para a existência da vida no planeta, ocupam diversos nichos na sociedade, permeiam por toda a vida animal, sustentam e caracterizam os ecossistemas globais. Estudar as plantas proporciona conhecimentos científicos, socioambientais e econômicos necessários à vida diária e a formação cidadã. Entretanto, pesquisas indicam dificuldades nesse ensino. Diante dos desafios apresentados no Ensino de Botânica, este trabalho a partir da problematização “Como o Ensino das Plantas poderia ser desenvolvido no Ensino Médio de forma significativa, contextualizada e atraente?” teve como objetivo elaborar Lições de Botânica significativas para estudantes do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. As lições foram elaboradas a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes participantes da pesquisa, obtidos por meio de um questionário, e adequadas de acordo com os dados colhidos ao longo do desenvolvimento das aulas. As estratégias utilizadas nas lições foram aulas práticas, experimento demonstrativo, aula expositiva dialogada com os estudantes dispostos em roda, discussão, o contato direto e manuseio das plantas, recursos audiovisuais e saída de campo utilizando espaços não-formais de ensino. Os dados para análise foram obtidos por meio de observações, áudios, vídeos, imagens, questionários. A análise qualitativa dos dados indica que os estudantes se mostraram interessados e motivados em aprender Botânica. Conclui-se que a Botânica, quando ensinada de forma significativa, contextualizada, ativa, utilizando estratégias diversificadas e o contato direto com as plantas pode gerar interesse e se tornar atraente para os estudantes participantes da pesquisa.Item Estudo relativo à produção de uma sequência didática sobre HPV e campanha de vacinação : uma abordagem emancipatória para o trabalho no ensino fundamental.(2018) Vilela, Fernanda de Araújo Satler; Zama, Uyrá dos Santos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Trazzi, Patrícia Silveira da Silva; Maia, Cristina de Oliveira; Zama, Uyrá dos SantosA abordagem da sexualidade com enfoque no HPV (Papiloma-vírus Humano) foi escolhida como tema de nosso trabalho, visto que a campanha de vacinação contra este agente trouxe muitas polêmicas, tais como a segurança do procedimento ou a possível “permissão” para o início precoce da vida sexual em crianças/adolescentes. Acreditamos que a elaboração das campanhas pode ter refletido em uma baixa adesão das meninas e, a partir de 2017, igualmente dos meninos que deveriam ser vacinados, sendo fundamental ampliar o conhecimento sobre assunto e discutir a importância da imunização para a prevenção desde condilomas genitais até o câncer de colo de útero. Assim, no presente trabalho buscamos não apenas reunir e divulgar informações a respeito do HPV e suas implicações para a saúde humana, mas especialmente, discutir as controversas que permeiam a campanha de vacinação do Ministério da Saúde e tornar os alunos aptos a tomarem decisões. Assim, inserimos uma sequência didática (SD) utilizando o enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) nas salas de aula do ensino fundamental, dentro do tema transversal “Orientação Sexual”, uma vez que envolve alunos da faixa etária alvo. A SD foi produzida em parceria com os pesquisadores e a docente regente e propiciou uma rica discussão sobre as implicações sociais, políticas e econômicas das campanhas de vacinação na realidade dos sujeitos e sua real adequação ao público alvo. Ao final de 5 encontros, os alunos roteirizaram e gravaram novas campanhas de vacinação, com rigor científico e dentro da abordagem que eles consideraram adequada para efetiva sensibilização. Avaliamos que a proposta foi muito bem-sucedida tanto pela qualidade dos vídeos produzidos quanto pelo engajamento dos alunos a atividade e ao autocuidado com a saúde.Item Uma experiência de formação docente continuada com o tema aprendizagem baseada em projetos.(2020) Silva, Cínthia Luiz da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nicolli, Aline Andréia; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO objetivo dessa pesquisa consistiu em desenvolver uma proposta de oficina de formação continuada para professores, com tema "Aprendizagem Baseada em Projetos". É uma atividade destinada a educadores do ensino fundamental e médio, uma vez que essa metodologia atende aos diferentes níveis educacionais, contribuindo com a aprendizagem e podendo ser adequada à realidade de cada instituição de ensino. Com essa proposta esperamos contribuir com a formação continuada, por meio de uma abordagem de ensino, que mesmo não sendo nova, permitirá que os educadores avancem desenvolvendo habilidades dos alunos em tecnologias, resolução de problemas, estimulando o senso crítico e a cooperação. A análise foi na baseada na Grounded Theory (GT), uma abordagem metodológica que se fundamenta pela criação de uma teoria a partir dos dados produzidos na própria pesquisa. Este estudo foi realizado em uma escola municipal localizada na Região Noroeste de Belo Horizonte –MG. Em relação à natureza desse trabalho, seguimos o modelo de pesquisa aplicada, que tem como objetivo produzir conhecimentos na tentativa de encontrar soluções de problemas específicos. No caso, o nosso problema de pesquisa visa analisar os conhecimentos mobilizados, benefícios e dificuldades a partir de uma atividade de formação continuada sobre APB. Para analisar esses dados, a professora-pesquisadora dessa investigação transcreveu, codificou e analisou as respostas dadas pelos participantes nas entrevistas. Como principais resultados dentro da perspectiva da ABP, compreendemos que os professores são únicos, indivíduos em formação constante, baseados em suas múltiplas experiências e reflexões ao longo da vida, e que essas vivências podem refletir de forma significativa nas contribuições dos cursos de formação continuada.Item Extensão universitária, diálogo de saberes e ensino de química no contexto de uma mina aurífera da cidade de Ouro Preto.(2023) Barbosa, Paula Stockler; Souza, Gilmar Pereira de; Teixeira, Kelison Ricardo; Maia, Cristina de Oliveira; Souza, Gilmar Pereira deA hegemonia do conhecimento científico tem sido instaurada de maneira uniformizante na estrutura educacional, entretanto, e oportunamente, esse paradigma vem sendo atualizado em alguns campos formativos, como na Extensão Universitária. Em uma sociedade pluralista como a nossa, um conhecimento único passa a ser visto como supressor, o que vem tornando a multiculturalidade na educação científica uma forma de atuação pedagógica baseada no Diálogo de Saberes. Sendo assim, a presente pesquisa, do tipo qualitativa exploratória, buscou refletir sobre a importância do princípio da dialogicidade para o Ensino de Ciências em atividades de cunho extensionista. Representamos os saberes químicos acadêmicos e escolares trabalhados por meio do ensino universitário, e procuramos estabalecer um diálogo com os saberes apresentados na Mina Du Veloso, considerada acervo turístico e histórico da mineração na cidade de Ouro Preto – MG. Os grupos investigados formam o que denominamos neste trabalho de Círculos Interacionistas (CI), compostos por servidores do Departamento de Química (DEQUI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e por agentes educativos que conduzem a visita orientada na Mina Du Veloso. Os instrumentos para coleta de dados envolveu diário de campo, realização de entrevistas e aplicação de questionário a cinco integrantes de cada CI, totalizando dez respondentes. Utilizando a técnica da Análise Textual Discursiva (ATD), emergimos duas categorias analíticas baseadas nas interações dialógicas da pesquisadora com os participantes, (1) Percepção da Extensão Universitária, e (2) Dialogando Saberes. Com isso, objetivamos a caracterização da Extensão na visão dos participantes em paralelo com a associação do entendimento que esses sujeitos têm acerca do que são saberes populares e científicos e quais as relações que eles estabelecem entre esses saberes, e destes na constituição da sua formação. As análises apontam uma noção ainda compartimentalizada do conhecimento, o que leva ao entendimento majoraitário da Extensão Universitária com caráter assistencialista, mas também indicam elementos nas falas transcritas que demonstram abertura da comunidade acadêmica e não acadêmica à heterogeneidade dos saberes nos processos educativos.Item Fotossíntese como tema para formação continuada de professores do Ensino Fundamental I.(2021) Moura, Rita de Cássia; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Wagner Seixas da; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de OliveiraEncontramos na literatura discussões que apontam o fato do professor e da professora dos anos iniciais apresentarem dificuldades com alguns conteúdos por possuírem uma formação polivalente e não uma Licenciatura específica. As referências ainda indicam que, muitas vezes, as aulas são guiadas exclusivamente pelo livro didático sem ou com poucas atividades práticas, impedindo a observação, a vivência e a reflexão que favorecem o entendimento do conteúdo trabalhado em sala de aula. Trabalhos de pesquisa vêm demonstrando a dificuldade apresentada por professores e professoras dos anos iniciais ao elaborar aulas com a temática da Fotossíntese que, de fato, é bastante complexa. Por isso, consideramos relevante desenvolver e aplicar uma oficina sobre o fenômeno da fotossíntese nas plantas, realizando uma análise posterior sobre a participação e compreensão demonstrada sobre o tema. Esperamos que a oficina forneça subsídios e permita mudanças nas práticas pedagógicas, oferecendo boas práticas para compreensão, assimilação e acomodação do tema, reduzindo os equívocos conceituais ou excesso de superficialidade ao tratar deste assunto tão importante na área de Ciências da Natureza. As professoras que gentilmente participaram da pesquisa, tiveram a oportunidade de expressar suas dificuldades e demonstraram pouca iniciativa para elaboração das práticas e desenvolvimento de discussões sobre o tema, confirmando os resultados encontrados na literatura da área e explicitando a necessidade de produção de material para formação continuada voltado para o tema.Item O impacto da violência na percepção de estudantes da educação básica - Niterói-RJ.(2018) Maia, Cristina de Oliveira; Duarte, Marcelo BarbozaEste trabalho tem como objetivo verificar como educandos da Rede Pública de ensino do Município de Niterói/RJ percebem o fenômeno da violência nas suas comunidades e como esta percepção se evidencia em seus discursos. Para isso foi aplicado um questionário semiestruturado com questões objetivas e uma discursiva, no qual foi respondido por 120 estudantes com idades entre 13 e 17 anos da Rede Estadual de Ensino de escolas da Zona Norte de Niterói, estado do Rio de Janeiro. As respostas às questões objetivas foram analisadas quantitativamente e à questão discursiva por meio de técnica categorial, onde as categorias eram os itens escolhidos nas respostas dos estudantes. As questões discursivas foram analisadas qualitativamente, gerando uma análise quanti-qualitativa. Verificamos também resultados de pesquisas análogas, e a discussão foi construída à luz dos teóricos Albert Bandura, Michel Foucault e Lev Vygotsky, no qual se mostrou que nossos dados são suportados pela literatura.Item As memórias das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão como elementos para a construção de bionarrativas sociais.(2022) Marcos, Regiane Teixeira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eA presente pesquisa tem como objetivo principal analisar como ocorrem os processos de translação nas aulas de Ciências, quando é desenvolvida uma oficina para a confecção de narrativas sobre as memórias da comunidade de Bento Rodrigues após o rompimento da Barragem de Fundão, um desastre socioambiental ocorrido em novembro de 2015. Essa pesquisa é embasada nos referenciais teórico-analíticos de Bruno Latour sobre a Teoria Ator-Rede (ANT). Considerando o princípio da simetria generalizada, assumimos que não há distinção entre humanos e não humanos e, nesta pesquisa, damos ênfase às Bionarrativas Sociais, sendo estas elementos constantemente ligados a uma rede sociomaterial que descrevemos e analisamos. Trabalhamos a partir de uma sociologia que enfatiza as associações e procuramos entender a aprendizagem como efeitos das redes entre os mais diferentes actantes ou mediadores. Como uma pesquisa de um mestrado profissional em ensino de ciências, desenvolvemos como produto educacional uma oficina sobre a produção de narrativas com os alunos, tendo como tema as memórias da comunidade de Bento Rodrigues. A partir dessa intervenção, realizamos uma análise do processo de ensino- aprendizagem de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A partir disso, explicitamos nossos resultados nos quais enfatizamos os momentos de translações e as estratégias de interesses utilizadas durante as mobilizações que ocorreram durante a oficina. Constatamos que a oficina para a confecção de Bionarrativas Sociais contribuiu para o processo formativo dos alunos, a partir dos diversos fluxos, circulações e ações descritas ao longo desta pesquisa. Ressaltamos ainda que, a partir dos resultados, refletimos como as controvérsias foram mobilizadas por meio da oficina que enfatizou esse tema. Acreditamos que a oficina com Bionarrativas Sociais constitui um produto educacional a ser desenvolvido nas escolas, explorando, dessa forma, temas controversos e polêmicos, desenvolvendo nos alunos aspectos relevantes para uma educação cidadã mais responsável.Item Nem sempre um filhote de pássaro fora do ninho necessita de ajuda.(2019) Lopes, Vitor Leandro; Maia, Cristina de OliveiraO crescimento dos centros urbanos vem causando inúmeras modificações dentro dos ecossistemas nos últimos anos, afetando assim a fauna e a flora que habitam estes ambientes. É recorrente o fato de pessoas encontrarem ninhos ou até mesmo filhotes de aves em ambiente de risco e desejarem salvar os indefesos, levando-os para casa, interferindo no processo reprodutivo das aves. No intuito de amenizar este impacto elaboramos e aplicamos um questionário, onde identificamos os pontos de maior dificuldade da população. A partir das informações colhidas e dos estudos observando este tipo de comportamento, foi desenvolvida uma cartilha com informações sobre como lidar, de forma correta, com um filhote de pássaro, ao encontrá-lo em lugar de risco, de acordo com sua idade e formação.Item Observação, reflexão e materialização de uma sequência didática sobre aerodinâmica concebida no PIBID.(2021) Cruz, Ana Carla da; Zama, Uyrá dos Santos; Gaia, Marília Carla de Mello; Maia, Cristina de Oliveira; Zama, Uyrá dos SantosA tendência da abordagem dos conteúdos relacionados à Física no Ensino Fundamental II pautada na memorização mecânica de fórmulas matemáticas desarticuladas dos conceitos científicos, configura uma experiência traumática para muitos estudantes. Essa forma de ensinar marcou e ainda se faz muito presente nas aulas de Ciências no Brasil. Embora haja iniciativas que buscam romper com essa tendência de ensino, há poucos trabalhos empíricos documentando as experiências que discutem as dificuldades de professores formados em Ciências Biológicas em ensinar os conteúdos da Física ou da Química no Ensino Fundamental. Neste sentido, buscamos compreender como uma sequência didática pode favorecer a apropriação de conteúdos de Ciências. Nosso objetivo, portanto, é apresentar um produto educacional baseado nas ideias de Vigotski que possibilite aos profissionais do ensino de Ciências diversificarem sua prática e fomentarem a aprendizagem de seus educandos por meio de um conjunto de atividades que mobilizam a ação, interação e participação mais ativa dos estudantes na maior parte do tempo. As atividades propostas neste trabalho estão atualmente divididas em sete momentos e foram levadas para a escola nos anos de 2014, 2015 e 2019. Nestes momentos são levantadas questões iniciais, propõe-se uma etapa de experimentação e observação, a partir da confecção de objetos/brinquedos como paraquedas, aviões de papel, protótipos do perfil das asas de aviões, pipas ou jogos; em seguida é proposto um diálogo a respeito dos conhecimentos envolvidos e a retomada das questões iniciais. Após a elaboração do produto, pretendíamos analisar adesão e o engajamento disciplinar produtivo dos participantes por meio de registros em áudio, vídeo e escrita, entretanto o surgimento e disseminação da COVID-19 paralisou as atividades escolares presenciais e inviabilizou esta etapa. A partir do refinamento de ajuste metodológico foi possível perceber a importância de incentivar e promover a leitura por meio de estímulos diversos como um fator fundamental no desempenho dos estudantes.Item Uma proposta de formação compartilhada de professores de Ciências : a construção de atividades com uso de experimentos.(2019) Lana, Marianna Karla de Matos; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Coelho, Geide Rosa; Maia, Cristina de Oliveira; Silva, Fábio Augusto Rodrigues eO ensino de ciências apresenta diversos desafios, dentre eles, a escassez de formação continuada de professores. O país não apresenta políticas públicas que fomentem esses momentos, que oportunizem ao professor crescimento intelectual e profissional. Nesse sentido, a proposta deste trabalho é oportunizar um processo de formação continuada de professores, que seja colaborativo, com o objetivo de contribuir para a construção de atividades experimentais para o ensino de ciências. Pretende-se analisar como um processo de formação compartilhada de professores de ciências, quando engajados na construção de atividades que utilizam experimentos, contribui para o desenvolvimento profissional docente, entendido como um processo de qualificação para o exercício de sua prática como educador. A formação compartilhada de professores se caracteriza como aquela feita com os professores e para os professores, de modo que cada um contribua com suas vivências, suas percepções e demandas. Para tanto, buscamos conhecer o posicionamento dos professores frente ao uso dos experimentos didáticos; identificar os saberes dos docentes que foram envolvidos em atividades de produção colaborativa de recursos didáticos; mapeamos os diferentes actantes que foram mobilizados nas atividades de formação propostas. Actantes são elementos humanos ou não humanos, que realizam, por meio de suas interações, movimentos que geram translações, ou seja, transformações. A formação compartilhada, aqui apresentada, foi realizada junto aos professores de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, da rede municipal de uma cidade do interior de Minas Gerais, sendo desenvolvida com a autora desta pesquisa com carga horária total de 6h/aula. A análise desse processo de formação foi feita à luz da Teoria Ator-Rede, buscando desvendar as redes que contribuem para o ensino. A formação foi desenvolvida com o grupo que concordou que o ensino de Ciências pode ser oportunizado com o uso de experimentos, permitindo novas translações, aproveitando as redes criadas para desenvolver o ensino. Compreender a importância das redes estabelecidas no processo de ensino é imperioso para que se possa fazer intervenções produtivas e, para promover as translações desejadas. Ao realizarmos a pesquisa, identificamos a utilização da estratégia pelo grupo, e a partir de suas contribuições construímos atividades. Ao serem aplicadas possibilitaram a identificação dos actantes mobilizados: o grupo de professores, a coordenação da escola, os discentes, a escola, o laboratório de ciências, a aula experimental, o roteiro de aula, os materiais necessários e os equipamentos utilizados. Todos esses elementos perfizeram o recorte da rede analisada, que emergiu para o ensino.Item Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro para a formação da consciência socioambiental.(2023) Bitencourt, Rosangela; Maia, Cristina de Oliveira; Oliveira, Danilo Ribeiro de; Souza, Gilmar Pereira de; Maia, Cristina de OliveiraA presente pesquisa, do tipo intervenção, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, surgiu da inquietação sobre a possível contribuição da percepção ambiental na educação ambiental crítica para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes em relação às questões ambientais. Teve como objetivo identificar como jovens moradores de um município fronteiriço de uma Unidade de Conservação em Minas Gerais, compreendem e se relacionam social e ambientalmente com o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. O suporte teórico da pesquisa, está fundamentado na educação ambiental crítica e na formação da consciência socioambiental para embasar as discussões sobre a percepção ambiental. A metodologia envolveu a elaboração de uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada durante as aulas de ciências e geografia nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola estadual localizada no município onde fica localizada a sede administrativa da unidade de conservação. As atividades da sequência envolveram, entre outras coisas, uma visita à unidade de conservação ambiental. Ao longo de todo período de aplicação, os estudantes foram separados em grupos, observando como critério a localidade de residência dos participantes em relação ao parque. A coleta de dados foi realizada por meio de produções escritas, mapas mentais, registro de imagem por foto, vídeos e diário de campo da pesquisadora. Os dados passaram pela Análise Textual Discursiva, o que nos levou a identificação de unidades de significado e formulação de categorias, nos permitindo a produção de um metatexto. As análises sugerem que a proposta de intervenção como prática educativa favoreceu o despertar de uma possível consciência socioambiental. Concluímos que a utilização de estratégias variadas de ensino como aula de campo, vídeos, mapas geográficos e roda de conversa contribuem na construção do conhecimento científico. A SD favoreceu a assimilação, de forma crítica e reflexiva, das informações sobre a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, a importância de uma unidade de conservação para preservar o meio ambiente natural dos impactos ambientais sofridos pela ação antrópica e a formação da consciência socioambiental. Ao final da pesquisa foi desenvolvido como parte da dissertação de mestrado uma sequência didática que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar a temática ambiental como proposta de material didático.Item Roda de conversa como metodologia para partilha de saberes docentes.(2020) Silva, Ana Tereza Vital; Maia, Cristina de Oliveira; Dutra, Flávia Barbosa da Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de OliveiraAs formações inicial e continuada de professores ocupam lugar de relevância como estratégia para implementar melhorias na qualidade da Educação Básica. Acredita-se que a formação profissional promove uma cultura docente e de organização escolar, articula o professor individual ao coletivo, coloca-o numa postura crítico-reflexiva e contrária ao acúmulo de saberes, mas de experienciação, e constrói ativamente, pautando-se na partilha em espaços de formação conjunta. Assim, a pesquisa aqui a presentada se propôs à aplicação da metodologia de Rodas de Conversa com um grupo de professores da Educação Básica que lecionam em uma unidade de ensino estadual da rede pública do município de Ouro Preto. O emprego da Roda de Conversa teve em vista dar voz a esses atores sociais avaliando a potencialidade dessa ferramenta metodológica para favorecer a dialogicidade e o empoderamento entre docentes, a fim de fortalecer as percepções individual e mútua, estimulando a participação desses atores no contexto escolar e construir conhecimento integrado e com sentido, com a mediação da pesquisadora. Vislumbrou-se criar um espaço dialógico não hierarquizado, requisito primordial da metodologia em teste, focando a organização do grupo, troca de conhecimentos, em especial de saberes experienciais, promovendo reflexão sobre a própria prática, constituindo uma ferramenta para formação em partilha e sedimentação da profissão docente. Nas pesquisas acadêmicas sobre a formação docente, essa metodologia permitiu, ao dar voz a esses sujeitos de pesquisa, que se revelassem por si próprios, suas intenções, necessidades formativas e a práxis, viabilizando uma formação pautada na realidade docente, no locus de sua prática. A análise e interpretação dos dados no referido estudo demonstraram que as categorias que emergiram e suas respectivas unidades de registro a elas relacionadas, favoreceram a dialogicidade entre os docentes na medida em que construímos o espaço de amparo mútuo e abertura à fala, possibilitados pelas Rodas de Conversas. Os dados brutos foram constituídos por diálogos gravados, transcritos e categorizados, obtidos a partir da aplicação das Rodas de Conversa, seguindo orientações contidas em um produto educacional, o tutorial, confeccionado ao longo das Rodas desenvolvidas. Observou-se também que a abertura ao diálogo favorece a possibilidade do desenvolvimento de projetos interdisciplinares, das parcerias entre pesquisa e ensino e estruturação de ações e reflexões que levam, inclusive, à percepção da importância da formação continuada não formal mediada por partilhas das experiências profissionais.Item Uma sequência didática investigativa sobre impactos da mineração : uma proposta com enfoque CTSA e da Teoria Ator-Rede.(2019) Celestino, Marcelo Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Maia, Cristina de Oliveira; Aguiar Júnior, Orlando Gomes deEssa pesquisa teve como objetivo principal mapear as influências de uma sequência didática investigativa sobre o Desastre da Samarco, no processo de ensino para alunos do Ensino Médio, de uma escola estadual de Minas Gerais. Como referencial teórico-analítico utilizamos a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour, que considera o saber como um produto sociomaterial, oriundo da associação entre os humanos e não-humanos, considerando-os no mesmo plano ontológico, sem distinção e que juntos irão se afetar, performando uma nova rede. Com isso, buscamos entender a aprendizagem como efeitos das translações das redes entre os mais diversos actantes. Por se tratar de uma pesquisa de um mestrado profissional em Ensino de Ciências, na área de Biologia, desenvolvemos o produto educacional: uma sequência didática investigativa (SDI) sobre os impactos da mineração. A partir dessa SDI, realizamos uma análise do processo de ensino/aprendizado de alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Assim, demonstramos nossos resultados em relatos, em que priorizamos os momentos de translações, ocorridas no decorrer da aplicação da SDI. Constatamos que a SDI contribuiu para o ensino/aprendizado dos alunos, não apenas de natureza conceitual, mas em relação: à amplitude e complexidade de temas; a saberes técnicos em diversas campos do conhecimento; à inquietação e busca por veracidade dos fatos que envolvem o sujeito e o seu entorno, elementos esses importantes para que os discentes se sintam afetados e mobilizados a intervirem nesse tema. Acreditamos que essa SDI se constitua como um produto educacional diferenciado, a ser trabalhado nas escolas, possibilitando a exploração de temas polêmicos e controversos presentes no seu cotidiano, desenvolvendo no educando uma formação cidadã responsável.