Navegando por Autor "Lima, Paloma Oliveira de Jesus"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item Processos de tensão do/no exercício profissional de pedagogos em museus : um estudo de caso.(2023) Lima, Paloma Oliveira de Jesus; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Campos, Alexandra Resende; Marandino, MarthaEsta pesquisa buscou contribuir para a expansão das discussões acerca do exercício profissional de pedagogos para os espaços não formais de educação. O principal objetivo foi compreender as tensões existentes na profissionalidade de pedagogos que atuam nos espaços não formais, considerando que os cursos de Pedagogia, de maneira geral, estão fortemente alicerçados na docência. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa documental com a análise do projeto pedagógico de oito instituições de Belo Horizonte-MG que ofertam o curso de Pedagogia nas modalidades presencial, semipresencial e Ensino a Distância, com suas matrizes curriculares e ementários disciplinares. Também uma pesquisa de campo em um dos museus da cidade – o Museu de Artes e Ofícios – com entrevista a dois profissionais de Pedagogia que respondem pelo Setor Educativo da instituição. Como forma de identificar e analisar as tensões existentes em seu cotidiano, esta pesquisa de cunho qualitativo fez uso do estudo de caso como método de investigação, acompanhado de entrevista semiestruturada para a produção de dados, analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2002). As tensões identificadas ao longo do trabalho de campo evidenciaram que a formação inicial desses profissionais possui grande influência em sua escolha e no exercício profissional. Para além da formação inicial, outras três tensões foram identificadas e analisadas: a pandemia de Covid-19, que gerou adaptações que abriram espaço para novas possibilidades de atuação, quando os processos educativos e formativos passaram a ser ofertados ao público no modelo remoto; as tensões existentes nas relações sociais estabelecidas por esses pedagogos junto à equipe de trabalho e aos visitantes; e a forma como o reconhecimento profissional tem se revelado para esses pedagogos. A pesquisa apontou para a necessidade de discussões mais amplas a respeito das complexidades do fenômeno educativo que ocorre em espaços não formais de educação, de modo a contribuir para a construção da identidade profissional de pedagogos que atuam nesses espaços.