Navegando por Autor "Guimarães, Bruno Almeida"
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Item Arte e política na filosofia de Herbert Marcuse.(2017) Costa, Fabiana Vieira da; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Guimarães, Bruno AlmeidaA dissertação adotou como base de sua investigação a percepção de que as ideias sobre a obra de arte, desenvolvidas por Herbert Marcuse (1898-1979), permeiam toda a sua teoria. Nessa perspectiva, a investigação aconteceu com o intuído de averiguar, pela via da leitura e análise de seus escritos, a relação existente entre sua teoria estética e sua teoria política. O desejo final de nossa pesquisa volta-se à clarificação do modo como Marcuse pensou a dimensão política dos fenômenos artísticos. Assim, nossos esforços foram voltados ao esclarecimento da importância política das obras de arte que toma como base a naturalização da razão. Noutras palavras, nosso intuito foi elucidar a articulação não hierárquica entre razão e natureza, diagnosticando que a dimensão estética é a base dessa relação, apresentando a dupla capacidade crítica da obra de arte (afirmativa e negativa) Em suma, buscamos tornar clara a possibilidade de a dimensão estética ser a única esperança para a transformação social. Nossa análise não cronológica dos textos marcuseanos, quer aprofundar o debate acerca do entrelace entre razão e natureza na filosofia de Marcuse, pela via das categorias desenvolvidas pelo pensador.Item Os conceitos de ingênuo e sentimental em Friedrich Schiller : do belo ideal de poesia e humanidade.(2020) Mandarino, Jaqueline Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Vieira, Vladimir Menezes; Alves Júnior, Douglas GarciaO objetivo desta dissertação é analisar a relação e os desdobramentos dos conceitos de ingênuo e sentimental com a proposta de uma educação estética para a humanidade em Schiller. Identificando a urgência de uma educação para a sensibilidade capaz de abranger a própria razão, partimos do princípio de que o ensaio Poesia ingênua e sentimental é a síntese prática dos objetivos presentes em A educação estética do homem. Apresentamos nossa ideia demonstrando as influências artísticas, políticas e culturais de Schiller que permitem estabelecer a necessidade de uma estética que ultrapasse o âmbito teórico. Propomos que os impulsos sensível e formal fomentam nossa leitura quando deles se deduz um terceiro impulso, o lúdico, que se relaciona diretamente com o vivo impulso criador do poeta. Para demonstrarmos essa articulação fizemos um paralelo entre a missão do poeta na modernidade e da humanidade em geral. Por fim, apresentamos como o poeta sentimental e seu processo de criação reflete a busca pelo Ideal de beleza presentes na educação estética.Item Da autonomia da arte à autonomia moral : a dupla perspectiva da liberdade na transformação política através da educação estética de Schiller.(2018) Oliveira, Geraldo Lacerda de; Guimarães, Bruno Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Figueiredo, Virginia de Araújo; Alves Júnior, Douglas GarciaPretendemos mostrar com essa dissertação que o projeto de uma educação estética do homem proposta por Schiller tem como finalidade reconstruir o indivíduo e a política. Ao partir da obra de Schiller A Educação Estética do Homem Numa Série de Cartas (1990, mostraremos o diagnóstico social e político do século XVIII feito por nosso autor, o qual declarou tratar-se de um problema político cuja solução encontrava-se na arte. Pretendemos mostrar porque a arte é capaz de promover mudanças e como ela pode ser usada nesse sentido. Esclareceremos o que permite a Schiller pensar, sem contradição, a ideia de uma arte autônoma, porém, ao mesmo tempo requisitada para promover a dignidade humana e uma sociedade justa. Mostraremos ainda o desdobramento da proposta do projeto político de Schiller cujo caminho passa pela autonomia do homem através da educação estética e pela formação do estado estético. Isso implica uma relação entre moral e estética, a qual mostraremos através do texto “Sobre Graciosidade e Dignidade” (1997) e a obra Poesia Ingênua e Sentimental (1991).Item Da biopolítica de Foucault a necropolítica de Mbembe : alguns desdobramentos do desafio político da modernidade.(2023) Silva, Daniela Aparecida da Cruz; Guimarães, Bruno Almeida; Guimarães, Bruno Almeida; Alves, Marco Antonio Sousa; Rangel, Marcelo de MelloO presente trabalho busca considerar como os conceitos de biopoder e biopolítica elaborados por Michel Foucault relacionam-se com as análises mbembianas sobre a política da vida, a problemática da “guerra das raças” e consequentemente o racismo. Busca compreender como tal princípio de poder matar para viver se transforma em estratégias do Estado, não apenas orbitando em torno da questão jurídica, da soberania, mas em torno daquilo que diz do biológico de uma população, daquilo que se exerce no nível da vida, da espécie, da raça e dos fenômenos relativos à população. Evidenciando a extrapolação da lógica econômica para relações sociais e de como o racismo se comporta como peça fundamental na organização biopolítica de uma determinada população. Observa-se que a biopolítica e biopoder se apresentam como ferramentas analíticas (e políticas) relevantes para a compreensão dos modos através do quais a reflexão em torno das estratégias identitárias vislumbradas por Achille Mbembe, e as narrativas e projetos pós-coloniais podem ser redirecionadas. Interessa-nos, portanto, refletir sobre as dinâmicas de poder que moldam as formas de subjetivação e a construção da identidade, ao mesmo tempo em que ressalta a capacidade de resistência e transformação dos sujeitos diante dessas práticas de controle.Item A dialética do fim da arte em Adorno : repressão e resgate da sensibilidade recalcada.(2018) Guimarães, Bruno AlmeidaEmbora Adorno tenha abordado predominantemente o problema do “fim da arte” como um processo repressivo de liquidação da arte levado adiante pela dominação da indústria cultural, ele viu uma possibilidade promissora para o conceito de desartificação (Entkunstung) em sua Teoria Estética. Ali, ele reconheceu uma tendência evolutiva desse conceito pela intensificação do tremor de uma subjetividade fixa através da experiência da não‑identidade e de uma possível reconciliação com uma natureza não inteiramente submetida à exploração. O objetivo deste trabalho é examinar a articulação de duas teses em Adorno: uma que antecipa o fim da arte em uma sociedade sem classes, relacionado à superação da tensão entre o real e o possível, e uma segunda que reconhece na expressão artística conhecida alguma promessa de felicidade, ao apontar para uma realidade latente que insiste em retornar, na medida em que as obras de arte são a “historiografia inconsciente de si mesma de sua época.”Item Do detalhe à história : comentário do texto de Iannini “A psicanálise freudiana entre ciência e arte”.(2016) Guimarães, Bruno AlmeidaAlém do comentar o texto de Iannini sobre a convergência entre a atitude científica e o pensamento estético na escrita de Freud, o objetivo desse artigo é questionar a suposta confiabilidade de um critério meramente positivista de cientificidade na fundamentação do trabalho psicanalítico. Em um primeiro momento, acompanhando alguns de seus comentários estéticos, escritos sob o anonimato no seu ensaio sobre o Moises de Michelangelo, veremos como Freud admite que o método para o reconhecimento da autoria das obras de arte, desenvolvido pelo médico italiano Giovanni Morrelli, exerceu considerável influência sobre ele, antes mesmo da descoberta da psicanálise. Este método consistia na observação de detalhes singulares periféricos das obras de arte, do mesmo modo como a psicanálise dispensaria atenção a traços pouco notados e coisas secretas para lançar luz sobre o inconsciente. Mais tarde, esse mesmo método teria sido atribuído também ao tipo de investigação levada a cabo pelo Sherlock Holmes de Conan Doyle, ao ser batizado por Carlo Ginzburg de paradigma indiciário, ou método presuntivo. Em um segundo momento, entretanto, recusaremos essa mesma tradição sherlockiana, ao sugerir que a atitude científica de Freud deva ser reconhecida mais na lisura de seus procedimentos investigativos e na retidão intelectual, que o levava a reconhecer limitações e as falhas de toda a investigação, do que na resolução definitiva de um quebra-cabeças, e aproximaremos nossas análises à leitura hermenêutica e pragmática da psicanálise. Finalmente, tomaremos distância também dessa última, ao mostrar que a persistência da pesquisa arqueológica de Freud sobre o sentido dos sonhos, dos sintomas e dos distúrbios de memória para melhorar a dinâmica do tratamento aproxima a psicanálise da perspectiva materialista de Benjamin, que recusa a noção de tempo finito e fechado e linear, em apoio a uma concepção não progressista, positivista e desenvolvimentista da história.Item Entre a recusa e a afirmação : a ambivalência política da arte na filosofia de Herbert Marcuse.(2022) Dias, Gabriel; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Guimarães, Bruno Almeida; Carneiro, Silvio Ricardo GomesImbuída de um potencial tanto afirmativo quanto negativo, a arte como interpretada por Herbert Marcuse expressa uma ambivalência política. Se por um lado, a arte pode servir de sustentação da cultura e do estado de coisas convencionado, por outro, ela é uma força de negação. Essa apreensão dialética da arte é disposta em obras do filósofo que perpassam, ao menos, um período de cinco décadas de produção intelectual e que serão aqui nossos objetos de análise – nos referimos, mais especificamente, a sua produção da década de 1930 à década de 1970. Veremos que, nestas obras, Marcuse se deterá preponderantemente em um dos aspectos políticos da arte, negativo ou afirmativo. No entanto, será possível observar igualmente que, em nenhum dos textos que aqui analisaremos, o filósofo abandonará o caráter ambivalente da arte, sempre considerando aspectos contrários aos quais ele está se referindo. O presente estudo se propõe, por conseguinte, analisar e refletir de que modo essa ambivalência política da arte se manifesta e opera no interior do pensamento de Marcuse, assinalando sua constante retomada na filosofia do autor e, portanto, sua importância para a teoria estética do frankfurtiano.Item Entre o ético e o estético : uma abordagem do conceito Freudiano da sublimação na perspectiva de Jacques Lacan.(2017) Sousa, Vinícius Barbosa Carlos de; Iannini, Gilson de Paulo Moreira; Iannini, Gilson de Paulo Moreira; Rocha, Guilherme Massara; Guimarães, Bruno AlmeidaO objetivo desta dissertação consiste num estudo sobre o conceito psicanalítico de sublimação, partindo da definição que Jacques Lacan dá a esse conceito em seu O Seminário, livro VII – a ética da psicanálise. Inicialmente elaborado por Freud, a sublimação apresentou-se como um conceito para discutir um tipo de destino privilegiado da pulsão. De modo geral, ela é caracterizada, por princípio, como um recurso que viabiliza a satisfação pulsional, desviando-a para atividades culturais. Dentre elas, a experiência estética sempre compareceu como destaque. Ainda que o conceito tenha fundamental importância na metapsicologia freudiana, ela revela algumas dificuldades de apreensão. Buscamos revisitar o conceito a partir de abordagem de Lacan que, ao examiná-lo, nos fornece a célebre fórmula que define a sublimação como elevação do objeto à dignidade da Coisa. Assim, primeiramente, se faz necessário um percurso teórico para evidenciar o que é a noção de Coisa (das Ding), e como ela se posiciona em relação às teorias das pulsões, do objeto, e do sujeito do desejo, tal como a psicanálise as compreende. Na medida em que a sublimação, desde Freud, consiste num manejo específico das exigências pulsionais, ao invés de promover o recalque delas e a subsequente produção de formações sintomáticas e sofrimento, a discursão sobre o conceito recai num debate ético. A análise de Lacan comporta essa discussão e o passo seguinte desta pesquisa procurará argumentar como o psicanalista francês a concebe. Isto é, será a partir da perspectiva do desenvolvimento do desejo e da constituição de valores por trás da lógica que objeto sublimado suporta. O campo das artes, bem como a natureza do procedimento artístico, comparece aqui revelando como podem apoiar essa função. Ao fim, busca-se ampliar a discussão sobre a sublimação, objetivando situar a visão de Lacan sobre a experiência estética. Para tanto, compromete-se a submeter a fórmula da sublimação a um diálogo com a doutrina filosófica de Kant acerca do belo e do sublime. A inspiração para tal parte da própria indicação de Lacan que, em seu Seminário VII, acredita que o conceito pode se beneficiar com uma interlocução com Kant, embora ele mesmo pouco tenha se detido a respeito. No entanto, dos poucos comentários que ele realizou sobre a beleza, declaradamente influenciado por Kant, identifica-se nas entrelinhas do modo como o psicanalista a interpreta que a noção de sublime está presente ali, como se fossem sobrepostas. Com esse pressuposto, busca-se desenvolver o que a conjunção do belo ao sublime pode significar, uma vez que Kant tratou esses conceitos estéticos de modo tão distinto.Item A estetização da ideologia cínica.(2015) Silva, Ana Carolina Nunes; Guimarães, Bruno AlmeidaEsta dissertação consiste na investigação sobre o conceito de cinismo como ideologia em nosso atual estado de coisas, a partir das análises do filósofo e teórico da cultura Slavoj Žižek. Segundo Žižek, a ideologia cínica não corresponde mais à definição clássica de ideologia, ou seja, de um discurso que mascara seus reais interesses. Ao contrário da forma tradicional, essa ideologia não oculta seus interesses particulares por trás de uma aparente universalidade ideológica, mas os assume claramente. A reflexão proposta sobre o tema a estetização da ideologia cínica, é uma forma de compreender os impactos de tais mudanças na dimensão estética, imaginária da cultura contemporânea. A filosofia zizekiana é de extrema relevância para se pensar a filosofia da arte e os novos adventos da cultura contemporânea; suas análises abrangem desde a “cultura alternativa” até a cultura de massa, bem como objetos de consumo da economia capitalista, pois o autor alega que esses são lugares onde encontramos aspectos que tornam uma ideologia viável, isto é, espectros ideológicos que permeiam nossa vida e que somos incapazes de detectar.Item A ética desde Lacan : implicações filosóficas da crítica ao sujeito autoconsciente.(Editora UFOP, 2015) Guimarães, Bruno AlmeidaItem Experiência estética no museu contemporâneo em Theodor W. Adorno.(2020) Proença, Fernanda Gonçalves de Camargo; Guimarães, Bruno Almeida; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Silva, Eduardo Soares Neves; Guimarães, Bruno AlmeidaTomando o museu como alegoria da modernidade, a pesquisa busca evidenciar sua influência na experiência estética das obras que ele abriga, expressa na tensão entre a sistematização da cultura e o teor subversivo da arte, à luz da filosofia de Theodor W. Adorno. A pergunta que norteia a investigação é como a mediação do museu na recepção estética pode afetar o teor de verdade das obras de arte, com ênfase na sua instrumentalização pela indústria cultural e, em contrapartida, o papel do pensamento crítico na atualização do potencial emancipatório da arte institucionalizada.Item Glauber Rocha : a eztetyka da fome e suas contradições internas.(2015) Souza, George Abner de Figueiredo; Guimarães, Bruno Almeida; Lopes, Rogério Antônio; Poupin, André MenardiO objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação crítica sobre a obra de Glauber Rocha (1939/1981). Na busca para desenvolver o que ele denominou de A Eztetyka da fome, Glauber discute através do seu cinema alguns elementos centrais como fome, violência e povo; introduz no seu discurso político uma linguagem onde aparecem expressões como homem civilizado/cultura civilizada em oposição ao terceiro mundo, subdesenvolvimento e miserabilismo e; trabalha o sincretismo religioso dentro de sua estética, sincretismo este resultante das relações ocorridas entre o catolicismo, a cultura negra e a do sertanejo, que o cineasta definia como religiosidade popular e que poderia servir como instrumento de potencialização da revolução . Sendo a obra do cineasta bastante extensa, tomo como referência para a elaboração da dissertação, o período que vai desde o seu primeiro filme de longa metragem Barravento (1962), passando pelo seu livro Revisão Crítica do Cinema Brasileiro (1963), o filme Deus e o diabo na terra do sol (1964), e o manifesto A eztetyka da Fome (1965), tema básico dentro da dissertação. Depois abordo também de forma rápida os filmes Terra em Transe (1967), O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969), e o seu novo manifesto A Estética do Sonho (1971), usando esse período como indicação de que Glauber iniciava uma autocrítica em relação à sua estética anterior e saía em busca de outros caminhos.Item A ideia da lírica absoluta : Anton Webern por Theodor Adorno.(2018) Machado, Sofia Andrade; Alves Júnior, Douglas Garcia; Alves Júnior, Douglas Garcia; Duarte, Rodrigo Antônio de Paiva; Guimarães, Bruno AlmeidaEsta dissertação aborda os escritos musicais do filósofo Theodor W. Adorno sobre o compositor austríaco Anton Webern. Adorno escreveu alguns ensaios sobre Webern e fez apontamentos e análises de algumas de suas peças musicais, que se encontram dispersos em seus Escritos musicais. Também escreveu sobre a música de Webern em algumas outras obras, principalmente na Teoria Estética, na Filosofia da Nova Música, na Palestra sobre lírica e sociedade e no ensaio tardio O Envelhecimento da Nova Música. Adorno dedicou escritos mais extensos aos outros compositores da Segunda Escola de Viena, Arnold Schoenberg e Alban Berg. Embora mais concisos e dispersos, os escritos sobre Webern revelam aspectos importantes sobre o pensamento estético de Adorno. No ensaio mais extenso, Anton von Webern (1959), Adorno define a ideia musical de Webern como “a ideia da lírica absoluta”. O termo criado por Adorno faz lembrar o termo música absoluta, relativo a controvérsias musicais do século XIX. Embora Adorno não mencione explicitamente essa relação, a analogia entre a música de Webern e as discussões sobre a ideia da música absoluta no Romantismo remetem ao conceito de autonomia da arte. Os escritos musicais de Adorno estão vinculados com sua obra filosófica de forma mais ampla, uma vez que, para o filósofo, as manifestações artísticas são correlatas ao conhecimento conceitual e constituem um campo privilegiado para a compreensão da racionalidade.Item Leituras sobre a tecnologia na filosofia de Herbert Marcuse.(2022) Kelly, Diego Aurélio Viana; Freitas, Romero Alves; Freitas, Romero Alves; Gatti, Luciano Ferreira; Guimarães, Bruno AlmeidaNa filosofia crítica elaborada por Herbert Marcuse, a tecnologia desempenha um importante papel para a dinâmica social, uma vez que ela contém um potencial ambíguo, que a torna capaz de promover tanto a dominação e a exploração, quanto a emancipação e o florescimento dos indivíduos. Deste modo, os critérios que orientam o desenvolvimento tecnológico são fundamentais para a noção marcuseana de pacificação da existência, na medida em que, para atingir um estágio social que corresponda a essa noção, é necessária a reorganização de tais critérios em uma base que não esteja compromissada com o prolongamento do estado de dominação, miséria e exploração sustentado pelas forças econômicas e políticas dominantes. Portanto, a presente pesquisa visa retomar as reflexões de Marcuse acerca da tecnologia, e as distintas interpretações da mesma, quando se trata de estabelecer as referências teóricas que estão por detrás de sua análise.Item Liberdade, identidade e política na arte contemporânea : um diálogo com Danto.(2014) Guimarães, Bruno AlmeidaO presente trabalho se propõe a instaurar um diálogo crítico com a filosofia dantiana da arte. A primeira parte do texto acompanha o desenrolar da construção teórica dos trabalhos de Danto paralelamente ao desafio de explicar as conseqüências estéticas e filosóficas das mudanças que ocorreram no cenário artístico mundial contemporâneo. Mostramos como Danto extrai implicações filosóficas dessas mudanças, colocando em pauta temas como o da liberdade artística, do pluralismo, das identidades multiculturais e da política. Contudo, problematizamos também os aspectos ideológicos presentes na relação que ele estabeleceu entre sua tese do fim da arte e a ideia do fim da história. Na segunda parte do texto, discutimos algumas intuições do próprio Danto sobre os temas acima elencados para confrontarmos sua teoria oficial com a especificidade da produção local de identidades artísticas periféricas. Finalmente, procuramos indicar como alguns elementos renovados da Teoria Crítica da Sociedade podem nos ajudar a perceber o surgimento de subjetividades históricas que estão fora da comunidade dominante, mas encontram com grande criatividade “novos usos” para os objetos do cotidiano, bem como para suas próprias identidades, em contraste com aqueles que vivem apáticos sob a segurança e a acomodação política do mercado global.Item Os limites da economia política integrada : estabilização ou desintegração na perspectiva da teoria crítica de Herbert Marcuse.(2020) Brumano, Daniel Antonio Castro; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Kangussu, Imaculada Maria Guimarães; Carneiro, Silvio Ricardo Gomes; Guimarães, Bruno AlmeidaEssa pesquisa tem como propósito analisar algumas das hipóteses levantadas pela teoria crítica do filosofo alemão Herbert Marcuse no que se refere à sua análise da economia política integrada, tomando como ponto central as tendências contemporâneas dessa integração dentro do campo político e econômico. As estruturas totalitárias da sociedade contemporânea atuam no controle total das massas humanas excluindo as práticas que possibilitam uma autodeterminação do ser social do homem, através de uma administração total. Essa total administração da sociedade extingue o pensamento autônomo e reforça a uniformidade e a unanimidade em uma sociedade de massa. E é sobre este viés que se encaminhará está pesquisa, que buscará, a partir da crítica da sociedade administrada, compreender como essas práticas totalitárias inviabilizam a realização de uma autodeterminação do ser social do homem no campo político e econômico. Buscando analisar as formas de organização política e econômica modernas e contemporâneas – enfatizando as formas integradas contemporâneas de organização político-econômicas predominantes: a democracia de massas e o modelo de produção capitalista.Item Mimesis e indústria cultural : uma análise dos conceitos na Dialética do esclarecimento.(2019) Nunes, Luiz Thomaz; Alves Júnior, Douglas Garcia; Guimarães, Bruno Almeida; Silva, Eduardo Soares Neves; Alves Júnior, Douglas GarciaEsta dissertação visa uma análise dos conceitos de mimesis e indústria cultural na obra Dialética do Esclarecimento, elaborada por Theodor Adorno e Max Horkheimer. O conceito de indústria cultural se relaciona intimamente à manutenção do status quo por meio do monopólio cultural e ideológico promovidos pelas instâncias midiáticas responsáveis pela disseminação massiva de um padrão estético, político e moral de comportamento mediante seus produtos culturais, de modo a manter o grande público na posição em que se encontram em relação ao mundo social. Foi possível observar que por meio da difusão de um comportamento mimético totalitário a indústria cultural tornou possível a manutenção desse status quo, seja por meio das supracitadas instâncias midiáticas ou da difusão de produtos culturais pauperizados, corroborando para o empobrecimento estético dos indivíduos. Esse comportamento mimético, no entanto, não é absoluto em relação ao mundo social. Em contraposição à mimesis totalitária foi possível reconhecer na arte uma mimesis genuína que tem como finalidade promover a emancipação espiritual e material dos indivíduos sociais na medida em que oferece a eles uma experiência genuína do sofrimento presente no mundo circundante, deixando à mostra a negatividade que existe no sistema de dominação.Item A música como superação do pessimismo na estética de Schopenhauer.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Oliveira, João Roberto de; Guimarães, Bruno AlmeidaEste estudo pretende avaliar como a compreensão de Schopenhauer acerca do mundo, ora descrito como Vontade, ora como representação, determina o ser do homem como ser de carência e permite pensar a arte como superação do sofrimento. Schopenhauer verificou que o mundo fenomênico se apresenta ao homem tanto como objeto de conhecimento, quanto como condição de vida e sobrevida da própria espécie, convertendo o mundo natural que é interceptado por desejos e vontades, em mundo cultural. Esta adequação do mundo natural às vontades e desejos do homem tem como fio condutor o princípio de razão, cujo princípio, na concepção de Schopenhauer, não sustenta um conhecimento da essência do mundo e, menos ainda, do homem. Aprofundando a análise do pessimismo schopenhauriano do livro III d‟ O Mundo como vontade e como representação, revelou-se uma “filosofia do otimismo” que perpassa a construção de uma teoria estética e uma filosofia da arte que encontra na Genialidade uma perspectiva de travessia do estado determinista da própria finitude do humano para o estado de superação de todo sofrimento e insatisfação. Uma Metafísica da Música é elaborada por Schopenhauer como único meio de alcance do conhecimento da essência do mundo e do homem. Desse modo, a música genial torna-se a única via para a libertação do homem que conhece e encontra a si mesmo como sujeito desvelado de qualquer obscuridade e iluminado pela sua própria essência desprovida de vontade.Item Para uma relação artística consigo : a questão do sujeito nos últimos escritos de Michel Foucault.(Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto., 2012) Lima, Débora Chaves de; Guimarães, Bruno AlmeidaEste estudo tem sua origem nas reflexões de Foucault sobre a “estética da existência”, mais especificamente, na questão do sujeito moral enquanto um “compositor” de sua própria vida. A partir dos últimos escritos de Foucault, esse trabalho pretende apresentar a problematização sobre o sujeito mantendo como pontos importantes da questão a liberdade, a verdade e o poder.Item A parrhesía cínica em Foucault : uma estética da existência.(2018) Anastasia, Tereza Lobato; Guimarães, Bruno Almeida; Alves, Marco Antonio Sousa; Pimenta Neto, Olímpio José; Guimarães, Bruno AlmeidaEsta dissertação teve como objetivo trilhar o percurso empreendido por Michel Foucault da genealogia até as questões da ética desenvolvidas nas publicações e cursos ministrados a partir do final dos anos 1970 e começo dos anos 1980. Através dos exemplos da Parresía e do cinismo Antigo, pretendeu-se repensar a prática filosófica enquanto ascese, enquanto modo de viver e de se estilizar a vida. Para tanto, foram buscados exemplos que se aproximem de tais práticas em diferentes tempos históricos, em distintas manifestações artísticas. Em outras palavras empreender junto a Foucault um retorno a tempos históricos tais quais o surgimento da Modernidade e a Antiguidade Greco-romana para entender quem somos e como chegamos até aqui. Só depois disso entender em que medida a alteridade e a proposta de uma Estética da Existência se justificam enquanto exemplos viáveis de constituição de autonomia e desenvolvimento crítico na atualidade.