Navegando por Autor "Gomes, Vitor Sérgio"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A educação musical em Minas Gerais na segunda metade do século XIX : o caso do músico Leôncio Francisco das Chagas.(2017) Gomes, Vitor Sérgio; Lopes, Eliane Marta Teixeira; Lopes, Eliane Marta Teixeira; Jardilino, José Rubens Lima; Buscacio, Cesar Maia; Galvão, Ana Maria de OlveiraOs acervos de documentos musicais do século XIX, sob custódia das instituições mineiras, oferecem inúmeras possibilidades para abordagens históricas de pesquisa. São fontes que, quando interpretadas, dão mostra da riqueza de sonoridades que se deram na região de Minas Gerais, onde, a certa altura, transitou um dos maiores contingentes de músicos do Brasil. Nesse cenário, abordar as práticas em que a educação musical se deu é demanda imprescindível. Mas como encontrar as portas que permitam passagem a esse mundo, cuja memória ainda não foi construída? A pesquisa que deu origem a esta dissertação de mestrado teve como principal objetivo analisar os modos de participação do músico Leôncio Francisco das Chagas (1838-1912) nas práticas musicais educativas da região mineradora central, na segunda metade do século XIX, tomando como circunscrição geográfica o município de Lamim e outras localidades adjacentes do Estado de Minas Gerais. A partir de seu arquivo pessoal, buscamos compreender em que instâncias de sociabilidade transitou como aprendiz e músico, esclarecendo quais aspectos influenciou e por quais foi influenciado. Realizamos levantamento nos acervos das principais instituições que acondicionam documentos musicais da região no entorno de Lamim e em jornais da segunda metade do século XIX. Assim, foi possível encontrar documentos remanescentes do trabalho de Leôncio Chagas sob custódia de quatro descendentes. O cruzamento dos dados nos levou às suas práticas musicais religiosa, doméstica, escolar, familiar e àquelas que se passavam na rua. Em decorrência desse cruzamento, alcançamos novas possibilidades de entendimento da educação musical em Minas Gerais. Também compreendemos, de dentro para fora, a diversidade de experiências musicais em tantos espaços, expondo a necessidade de realizar recortes criteriosos que revelem as intenções, ainda não percebidas (porque não estudadas) por trás de seu uso. Quando se leva em consideração apenas uma audição estética, perde-se a escuta da educação musical enquanto mecanismo de poder, deixando-se passar a importância das camadas populares, a música das capelas, das corporações das pequenas cidades, seus maestros, compositores e seus mestres, o repertório doméstico e cotidiano, as representações artísticas, religiosas e políticas relevantes para a nossa sociedade.