Navegando por Autor "Ferreira, Renata Lena de Lourdes"
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Item Inclusão para quem? : a luta de famílias das camadas populares pela escolarização dos estudantes surdos.(2022) Ferreira, Renata Lena de Lourdes; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Torres, Marco AntônioAs pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Este estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva com duas mães de estudantes surdos de camadas populares e o questionário aplicado com dois diretores e duas professoras de duas escolas públicas. Concluiu-se que, embora leis voltadas para a inclusão destes estudantes já existam, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias vêm tentando incluir esses estudantes dentro de certas possibilidades, porém o processo de escolarização ainda apresenta muitos obstáculos e tem causado frustração e sensação de impotência aos estudantes surdos e às suas famílias.Item As lutas por direitos dos estudantes surdos : resistências e frustrações de famílias das camadas populares.(2019) Ferreira, Renata Lena de Lourdes; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Torres, Marco Antônio; Cunha, Maria Amália de AlmeidaAs pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Tais políticas enfatizam que família e escola precisam se envolver ativamente para que os estudantes surdos realmente sejam incluídos, assim como aqueles com outras deficiências. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Seus objetivos específicos foram analisar as dificuldades vivenciadas pelas famílias e pelas escolas, investigar as práticas educativas das famílias e das escolas selecionadas, e analisar o processo de escolarização/socialização do surdo. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva a duas mães de estudantes surdos e o questionário aplicado a dois diretores e duas professoras selecionadas, de duas escolas da cidade. O material produzido foi transcrito e analisado. Concluiu-se que, embora esses estudantes estejam amparados pelas leis, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias fazem o possível para incluir esses estudantes dentro das possibilidades disponíveis. Nesse sentido, percebe-se que essa temática merece maior atenção e, portanto, cabe analisar como essas instituições estão reagindo às mudanças nas políticas públicas de inclusão e se adequando a elas.