Navegando por Autor "Fernandes, June Marques"
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Item Uma análise da percepção dos trabalhadores atendidos pelo CEREST e UBS do Vale do Aço sobre os possíveis fatores psicossociais relacionados ao trabalho.(2023) Miki, Cristina Campodônico; Reis, Luciana Paula; Caram, Carolina da Silva; Reis, Luciana Paula; Caram, Carolina da Silva; Velloso, Isabela Silva Cancio; Fernandes, June Marques; Assis, Elizeu Antonio deCom a Revolução Industrial, o trabalho passou por diversas mudanças que resultaram em um aumento do número de afastamentos e adoecimentos decorrentes das atividades laborais, incluindo as doenças mentais. Nesse contexto, existe uma lacuna na literatura quanto aos estudos direcionados para análise qualitativa abrangendo vários seguimentos de trabalho com propósito de identificar os fatores psicossociais que podem levar ao adoecimento. Para isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar a percepção dos trabalhadores atendidos pelo Centro de Regional de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) e Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale do Aço sobre as condições presentes no ambiente laboral que podem afetar a saúde mental, emocional e física, identificados como os fatores psicossociais relacionados ao trabalho (FRTP). Esses fatores incluem desde o ambiente físico, a carga de trabalho até às relações interpessoais no ambiente de trabalho. Para a coleta dos dados foram realizadas 17 entrevistas com trabalhadores que, em algum momento, foram assistidos pelo CEREST ou UBS. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de tabelas. Como resultado, os principais FPRT foram: a sobrecarga de trabalho (76,47%), a pressão temporal (76,47%), a falta de apoio dos gestores (52,94%) e o assédio no trabalho ficou representado por (52,94%) das falas dos respondentes. A relevância desta pesquisa é de apresentar os FPRT mais recorrentes e de despertar o olhar da organização para se obter um ambiente saudável segundo OMS. Espera-se que o tema seja explorado buscando métodos de identificação preventiva dos riscos, maneiras de como aplicar esses métodos e o acompanhamento dos resultados junto aos trabalhadores.Item Application of quality function deployment as an integrative method to knowledge management implementation.(2022) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan SesterKnowledge Management Implementation (KMI) can be analysed from three perspectives: Knowledge Management System (KMS) implementation, Knowledge Management Processes (KMPs) implementation and Organisational Outcomes (OO). Quality Function Deployment (QFD), conceived within the scope of quality, represents a method capable of bringing signi ̄cant contributions to the knowledge ̄eld of KMI. The QFD method stands out as a comprehensive approach to improve the quality of products and services, focussing on customer requirements. The literature presents a scarcity of studies that discuss the KMI implementation process, addressing these three perspectives. Furthermore, studies that address QFD in the context of KM are more focussed on the KMS implementation perspective. In this context, this research proposes an innovative approach adopting QFD in order to structure the KMI, encompassing the three perspectives presented (KMS implementation, KMP implementation and OO). In this context, QFD is seen as a method of integrating and operationalising KMI activities. To validate this approach, we applied the case study in an academic support department at a Brazilian public university. As a result, it was possible to verify that the QFD helps in the operationalisation of the KMS and KMP and also improves OO. Still, it was observed that the approach to knowledge management seems to be easy to apply in the academic setting and has produced good results in the service o®ered in the department where it was applied.Item Contribuição do método Analytic Hierarchy Process (AHP) para auxílio ao processo decisório de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma Empresa de Base Tecnológica.(2013) Reis, Luciana Paula; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesA definição de um modelo de negócio exige, entre outras decisões, a estruturação da cadeia de valor de organizações nascentes. Essa estruturação depende, por sua vez, da decisão de terceirizar ou internalizar conjuntos de processos e suas respectivas atividades. Essa decisão, fundamentalmente estratégica, demanda uma definição correta das atividades que efetivamente agregam valor ao negócio, sendo desejável, portanto, uma metodologia capaz de auxiliar o gestor no processo de tomada de decisão. Este artigo tem como objetivo propor um processo de auxílio à decisão de terceirizar ou internalizar atividades no contexto de uma Empresa de Base Tecnológica (EBT), utilizando-se da estratégia de pesquisa-ação associada aos métodos do Processo Analítico Hierárquico (Analytic Hierarchy Process / AHP) e da técnica de grupo focal. O estudo apresenta como resultado a estruturação do processo decisório e de critérios relevantes para a identificação de atividades a serem internalizadas pela EBT.Item Contribuições ao processo de planejamento de negócio para geração de empresas de base tecnológica de origem acadêmica (EBTS de OA).(2014) Reis, Luciana Paula; Cheng, Lin Chi; Ladeira, Marcelo Bronzo; Fernandes, June MarquesO Processo de Planejamento do Negócio (PPNeg) pode ser considerado uma iniciativa na orientação e forma como deve ser gerenciada a transição de uma tecnologia para o produto e a configuração inicial de um negócio. Pode-se destacar esse aspecto como uma das condições para um alinhamento mais assertivo do posicionamento mercadológico de Empresas de Base Tecnológica de Origem Acadêmica (EBTs de OA). Nesse contexto, o artigo tem como objetivo descrever o PPNeg e as mediações existentes entre esse e o Processo de Planejamento Tecnológico (PPTec) de EBTs, particularmente daquelas de origem acadêmica. A pesquisa investigou 29 projetos de universidades mineiras, concentrando-se em organizações nascentes. A partir da utilização da estratégia de pesquisa-ação, métodos e técnicas de gestão de desenvolvimento de produtos e princípios da gestão de operações, os pesquisadores identificaram as decisões tomadas ao longo das fases do planejamento, procurando compreender as relações entre o planejamento de negócio e o planejamento tecnológico das respectivas EBTs. Como contribuição percebe-se o aporte de uma metodologia, representada em um pictograma, capaz de orientar pesquisadores e gestores na definição de seus modelos de negócio e estruturação inicial das estratégias de operações. Como limite ao seu alcance, destaca-se o fato do estudo não ter se aprofundado na identificação dos recursos envolvidos na consolidação dos modelos de negócios dessas organizações e por não explorar as restrições enfrentadas pelas equipes empreendedoras ao longo do processo de consolidação dos novos negócios dessas EBTs.Item Desafios do purchasing em tempos de covid-19 : práticas resilientes para mitigar rupturas na cadeia de suprimentos de saúde.(2023) Araujo, Renato; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Ferreira, Karine Araújo; Pedroso, Carolina BelottiO objetivo deste trabalho é identificar as práticas de gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management - SCM) aplicadas à atividade de purchasing capazes de melhorar a resiliência da cadeia de saúde em tempos de pandemia. A atividade de purchasing consiste em execução de compras, gestão dos recursos financeiros, incluindo seleção, avaliação e monitoramento de fornecedores. A literatura aborda as práticas de gestão da atividade de purchasing em diversos contextos organizacionais, contudo, a avaliação da aplicabilidade dessas práticas durante a pandemia da COVID-19 é incipiente. Poucos estudos apresentam as práticas de gestão da cadeia de suprimentos aplicadas à atividade de purchasing que são capazes de reduzir rupturas aumentando a resiliência da cadeia em tempos de pandemia. A resiliência está relacionada à manutenção do fluxo de fornecimento, bem como sistemas e ações voltadas para mitigar os efeitos das rupturas na atividade fim do setor de saúde. Espera-se que a adoção de práticas identificadas como catalisadoras de resiliência possibilite eliminar rupturas e/ou mitigar seus efeitos nos suprimentos de materiais e serviços de saúde. A abordagem adotada é essencialmente qualitativa. Em um primeiro momento, foi utilizada a revisão sistemática da literatura (RSL) a partir das bases de dados ScienceDirect, Emerald, Wiley e Web of Science compreendendo o período de 2017 a 2019. A metodologia de Itens de Relatório Preferidos para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises (PRISMA) foi adotada para desenvolver a RSL. Após uma seleção de 705 documentos, foram aplicados filtros e analisados 52 artigos que apresentaram práticas ou conceitos de gestão na atividade de purchasing das organizações de saúde no período de pandemia pela COVID-19. Foram utilizadas as palavras chaves supply chain, resilience, purchasing, hospital, Covid-19, buying e healthcare. Em seguida, foi realizado um estudo de caso múltiplo no contexto de 4 unidades de saúde. Para realizar o registro e tratamento dos dados levantados em campo, esta pesquisa adotou uma abordagem fundamentada em metodologia multicritério. Optou-se pelo Método da Análise Hierárquica (Analytic Hierarchi Process – AHP). Este projeto sugere cinco proposições de práticas de gestão que podem contribuir para o aumento da resiliência do purchasing no enfrentamento a pandemias, a exemplo da COVID-19. As práticas propostas são colaboração, flexibilidade, visibilidade, agilidade e compartilhamento de informação. A sobrecarga nas unidades de saúde e a demanda exponencial por medicamentos e serviços específicos no combate à crise provocada pela pandemia da COVID-19 exigem enorme coordenação de aquisição pelo setor de purchasing. A partir da aplicação dessas práticas, verificou-se a redução de rupturas e/ou seus efeitos na cadeia de suprimento de saúde e aumento de sua resiliência. A partir do AHP foi possível estabelecer um ranqueamento de implantação das práticas de gestão no conjunto das organizações. Essa sequência de implantação foi diferente da literatura para o estudo de caso. A sequência de implantação segue a ordem da prática mais relevante para a prática que menos influencia na redução de rupturas e/ou seus efeitos. Pelos apontamentos visualizados na RSL e no estudo de caso verificou-se que as práticas apresentaram grau de importância diferentes. Todo esse planejamento visa garantir que o atendimento prestado pelo serviço de saúde mantenha o fluxo de valor que atenda aos clientes das unidades de saúde.Item Desenvolvimento de tecnologias e negócios em um programa de incentivo à inovação.(2016) Reis, Luciana Paula; Silva, Carlos Eduardo Guerra; Muniz, Reynaldo Maia; Fernandes, June MarquesO artigo analisa o desenvolvimento de tecnologias em ambiente acadêmico e a consubstanciação dessas em negócios tecnológicos, considerando-se os níveis micro, meso e macro organizacionais. Por meio da análise de conteúdo de relatórios do Programa de Incentivo à Inovação (PII), observou-se no nível micro, o foco difuso de alguns pesquisadores, que oscilam entre empreender e licenciar a tecnologia. No nível meso, foram observados os agentes que compõem o campo da inovação tecnológica, cada qual desempenhando funções específicas. Entre clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores, os spinoffs acadêmicos operam sob regras de agências reguladoras, bem como apresentam considerável dependência financeira de agências de pesquisa e programas governamentais. No nível macro, foi constatado que disposições legais, econômicas, tecnológicas, sustentáveis e culturais da ambiência se constituem em referências que orientam a atuação dos diversos agentes de inovação. Os resultados deste estudo contribuem para a formulação e avaliação de políticas públicas e programas, bem como para a reflexão sobre práticas acadêmico-empresariais visando a inovação e desenvolvimento de tecnologias.Item Direction logistique, salle de pilotage et capacité organisationnelle : une étude exploratoire.(2021) Beaulieu, Martin; Landry, Sylvain; Fernandes, June MarquesLes salles de pilotage sont un outil de gestion émergeant de la pratique lean. Ce concept a fait l’objet de peu d’études formelles. Cette affirmation est encore plus vraie concernant une fonction de soutien comme celle de la logistique au cœur d’un établissement de santé. À partir d’une recherche collaborative menée avec un centre hospitalier de la province de Québec (Canada), cette étude de cas exploratoire est une occasion de cerner les enjeux de gestion de la capacité dans le contexte d’une fonction comme la logistique hospitalière par l’entremise d’une salle de pilotage. L’étude propose un choix d’indicateurs de performance pour gérer la capacité au sein de cette fonction. C'est aussi une occasion d’entrevoir de prochains axes de recherche pour un tel outil de gestion.Item Estudo comparativo das barreiras que afetam a adoção do Facebook e Instagram no contexto do social commerce de uma indústria cosmética.(2023) Delfino, Thaise Daiara; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Oliveira, Fernando Bernardes de; Christino, Juliana Maria MagalhãesAs tecnologias digitais reformulam a maneira das empresas conduzirem seus negócios. Devido à popularidade dos sites e plataformas de mídias sociais, surgiu uma grande oportunidade para as empresas explorarem esses novos canais para comercialização, dando origem ao chamado Social Commerce (S-commerce), no português, Comércio Social. Trata- se de um novo modelo de negócio de comércio eletrônico intermediado pelas mídias sociais. Em 2020, o processo de adoção do S-commerce se intensificou em virtude do imprevisto cenário de pandemia da COVID-19. Entretanto, o S-commerce ainda é pouco estudado, sendo escassos os estudos realizados com empresas, especialmente as de grande porte. Os estudos empíricos limitam-se a pesquisar apenas os fatores que afetam a adoção do S- commerce nas pequenas e médias empresas (PME’s), sem explorar os elementos que compõem a reconfiguração do modelo de negócio e sem explorar as barreiras presentes no processo de adoção. De maneira mais específica, não há estudos que avaliem as barreiras de modo comparativo entre as diversas mídias sociais existentes, como o Facebook e Instagram, que utilizam as principais teorias de adoção de novas tecnologias como base. Entre essas teorias, tem a Technology-Organization-Environment (TOE), a Unified theory of acceptance and use of technology (UTAUT) e a Technology Acceptance Model (TAM). Dessa forma, a elaboração de modelos conceituais e teorias a respeito do S-commerce ainda é um desafio para os acadêmicos. Além de possuir baixos custos de implementação, tem grande potencial para impulsionar os negócios, aumentar o reconhecimento de marca, fortalecer o relacionamento com o cliente, alcançar novos clientes e ser uma nova fonte de receitas. Entretanto, devido à escassez de estudos, as empresas não dispõem de um guia que mostre o caminho para implementar e solucionar as barreiras presentes no S-commerce. Este estudo tem por objetivo avaliar as barreiras enfrentadas por uma empresa de grande porte, comparando duas redes sociais, o Facebook e o Instagram. Primeiramente foi proposto um framework da reconfiguração do modelo de negócio a partir da adoção do S- commerce. Neste modelo foi abordado o passo a passo da reconfiguração do modelo de negócio. Para a realização do estudo comparativo para identificar as barreiras da adoção das mídias sociais, foi feito um estudo de caso entrevistando sete colaboradores de uma indústria cosmética, além de observação participante e análise documental para robustecer as análises dos dados. O questionário utilizado para a coleta dos dados esteve ancorado nas teorias de adoção de tecnologia (TOE, UTAUT e TAM) com a inclusão de outros elementos encontrados na literatura. A partir da revisão sistemática foi possível mapear as etapas, identificar os fatores que influenciam a adoção do S-commerce e os que geram valor para o cliente. E a partir do estudo de caso realizado foi possível observar que a presença de barreiras no Instagram foi ligeiramente maior do que no Facebook. Essa presença é destacada nas abordagens limitação das plataformas e contratação de influencer. Entre as dimensões a mais presente foi a ambiental.Item Um estudo das tecnologias e arquiteturas da indústria 4.0 no contexto da cadeia de suprimentos digital e inteligente.(2023) Fernandes, Júlio César Morais; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Fernandes, June Marques; Frazzon, Enzo MorosiniA quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0 (I4.0) é fortemente impulsionada pela transformação digital. E nesse contexto, as empresas dependem cada vez mais de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para alavancarem produtividade e competitividade. Este estudo avança na pesquisa sobre Cadeias de Suprimentos Digital e Inteligente (CSDI) que é uma das dimensões da I4.0. Ao considerar o conceito de I4.0, existem poucas pesquisas sobre as questões relacionadas à sua implementação no nível da Cadeia de Suprimentos (CS). Nesse sentido, é explorada a relação entre as tecnologias avançadas da I4.0 e a CSDI. Para estudar essa relação foi escolhido como contexto de estudo uma importante empresa do segmento siderúrgico do Brasil. Nesse contexto, a análise dessa relação foi realizada a partir do seguinte objetivo geral: propor rotas tecnológicas capazes de integrar princípios da I4.0, arquiteturas e tecnologias em prol de uma CSDI a partir da aplicação do modelo technology roadmap (TRM), no contexto de uma siderúrgica brasileira. A metodologia utilizada foi o estudo de caso em profundidade e os dados coletados por meio de entrevistas, reunião com grupo focal e workshop. Essa pesquisa apresenta 05 achados: (1) adaptação da arquitetura RAMI4.0 ao contexto da cadeia de suprimentos (artigo 1); (2) foram identificados 03 estágios para adoção das tecnologias da I4.0 no contexto da CSDI: avaliação do status tecnológico da empresa; priorização dos fornecedores parceiros; e, implementação das ações para adoção das tecnologias (artigo 2); (3) a proposição de uma integração de princípios, arquiteturas e tecnologias da I4.0 por meio da elaboração das rotas tecnológicas no modelo TRM (artigo 3); (4) foi observado que diferentes projetos são aplicados especificamente para um determinado grupo de mercadoria (matéria-prima e/ou sobressalente), e, em diferentes etapas da cadeia de suprimentos; (5) um resultado relevante é que o Enterprise Resource Planing (ERP) foi considerado o sistema informatizado que relaciona com as demais tecnologias envolvidas em diferentes projetos de aplicação dessas tecnologias. Os achados 4 e 5 foram observados nos três artigos.Item Um estudo sobre as barreiras que impactam a adoção da Indústria 4.0.(2022) Cordeiro, Raphaella Ferreira; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Silva, Sergio Evangelista; Ferreira, William de PaulaA nova onda industrial, a chamada Indústria 4.0 (I4.0), promete reformular os padrões atuais de produção e consumo. Considerada uma das principais tendências nos sistemas de fabricação atual, a I4.0 tem revolucionado os cenários industriais, demonstrando grande potencial para desbloquear práticas mais integradoras dentro das organizações. No processo de implementação da Indústria 4.0 são encontradas diferentes barreiras que dificultam ou até mesmo inviabilizam a obtenção de resultados satisfatórios. A partir de uma revisão abrangente da literatura, foram identificadas um total de 12 barreiras que representam as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas durante a adoção da I4.0. Uma vez identificadas, o trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das barreiras vivenciadas pelas organizações na adoção da I4.0. Como abordagem de pesquisa foi utilizado o método survey, que adota o uso do questionário para a coleta de dados. Este questionário foi enviado a um conjunto de indústrias e, a partir do feedback de 99 empresas, foi realizado uma análise e tratamento quantitativo dos dados com o auxílio da análise fatorial, juntamente com a regressão múltipla. Essas análises buscaram validar o modelo estrutural proposto que visa representar o relacionamento dessas barreiras com a adoção. Além disso, os resultados alcançados podem auxiliar os gestores na compreensão profunda dos desafios da Indústria 4.0, facilitando a propagação desse conceito nas empresas brasileiras.Item Identificação e análise dos fatores que afetam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto de universidades públicas.(2023) Castro, Eloiza Luzia Boanerges de; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Rapini, Márcia SiqueiraA universidade ocupa um lugar importante nas economias contemporâneas, no qual o desenvolvimento e a difusão de tecnologias são peças fundamentais. Ainda que a literatura sobre desenvolvimento de tecnologias na universidade tenha tratado dos fatores que interferem nesse processo, verifica-se a necessidade de reuni-los sobre um mesmo arcabouço teórico. Dessa maneira, este estudo se desenvolve em torno da seguinte questão: quais fatores facilitam ou dificultam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto universitário brasileiro? Buscando responder essa questão, objetiva-se identificar e analisar os fatores que facilitam ou dificultam o desenvolvimento de tecnologias patenteadas no contexto de universidades públicas. Com esse propósito, empregou-se a metodologia qualitativa, compreendida em duas fases: análise documental e entrevistas. Estas foram realizadas com 31 pesquisadores das universidades públicas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que atuam em diferentes áreas do conhecimento e com níveis de experiência em desenvolvimento de tecnologia também distintos. Acerca das implicações teóricas, este estudo traz novos fatores que afetam o desenvolvimento de tecnologias e apresenta um modelo que reuniu e organizou os fatores, alcançando amplitude e profundidade capazes de facilitar sua análise e compreensão. Quanto às implicações para a prática, os resultados poderão contribuir para a elaboração de medidas visando impulsionar a geração de patentes universitárias. Ademais, a comparação entre a situação ideal e real revela o quadro atual do desenvolvimento de tecnologias na universidade, servindo de base para a formulação e execução de um plano de melhoria.Item Impact assessment of lean product development and lean startup methodology on information technology startups' performance.(2021) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Barreto, Ezequiel Junior; Lima, Mayana Virginia Viegas; Armellini, FabianoThis research aims to evaluate the impact of lean product development (LPD) and lean startup (LS) practices on startup performance. A survey with 114 responses from Brazilian startups in the Information Technology sector evaluated the direct e®ects of LPD and LS on organizational performance, as well as the potential cross-e®ects between them. The assumptions were validated using a structural equation modeling for data analysis, which con ̄rms that the adoption of these methodologies has a positive signi ̄cant impact on startup performance, especially the practices involving teamwork and the design of minimum viable products.Item Knowledge management in public services : a model applied in a public university.(2019) Fernandes, June Marques; Pereira, Alana Deusilan Sester; Reis, Luciana Paula; Silva, Sergio EvangelistaKnowledge Management (KM) is a fundamental process for improving the efficiency and effectiveness of organisations, there are few articles that address KM in service environments, especially those in the sphere of public administration. This current situation poses an important gap between the KM in public settings. While in firms the KM practices should be guided to the necessity of firm obtain profits and generate value clients who pay for its products, in public services social wellbeing is the main purpose. In light of this possibility of contributing to the KM literature, in this article we propose a methodology for KM to improve public services. Through an essentially qualitative approach we adopted the case study method to collect data in administrative department in a public university. As a result, it was proposed the knowledge management model to public services settings.Item A knowledge taxonomy in the context of organizational routines : an study in a public university.(2019) Silva, Sergio Evangelista; Reis, Luciana Paula; Pereira, Alana Deusilan Sester; Fernandes, June MarquesKnowledge is one of the most important assets in organizations. While there are several studies about knowledge management, there are few texts dedicated to classifying the existing types of knowledge in the organizational context. As such, the concept of knowledge is still overlooked in the organizational literature. Hence, this situation poses a dilemma: how could a thing that is not well understood to be adequately managed? Drawing on current knowledge taxonomies and the organizational routines concept, we address this gap by outlining a taxonomy of how knowledge manifests in the execution and structuration of organizational routines. This taxonomy is generated through the grounding process of examining the organizational routines of an academic department in a public university. As the main result, there are proposed four basic types of knowledge: stable-reproducible, problem-solving, incremental-shift, and paradigmatic-shift. As the main theoretical contribution, this paper introduces a knowledge taxonomy, which is an alternative view of the current taxonomies. As a practical implication, these four types of knowledge presented suggests the necessity of the development of specific knowledge management practices for each type of knowledge.Item Leveraging a process-oriented perspective on frugal innovation through the linkage of lean product development (LPD) practices and waste.(2021) Reis, Luciana Paula; Fernandes, June Marques; Armellini, FabianoFrugal innovation aims to attain signi ̄cantly cheaper solutions on the market. The literature points out a lack of studies addressing frugal innovation from a process-oriented (ex-ante) perspective, as well as how to structure and leverage the frugal product development process. This paper explores how lean principles and fundamentals, and more particularly lean product development (LPD) can help ̄ll this gap. The incidence of di®erent types of waste has been observed throughout the new product development (NPD) process, and their mitigation could certainly leverage frugal innovation from the process perspective. However, to operationalize waste mitigation, an evaluation of how di®erent types of waste are related to the various existing LPD practices is necessary. We accordingly build a relationship matrix between LPD practices and waste mitigation throughout the NPD process, based on a literature review encompassing 310 studies. By correlating LPD practices and waste, this paper proposes and discusses a conceptual model that brings insights to understanding how LPD can drive frugal innovations from an ex-ante perspective. The contributions of this paper are the categorization and classi ̄cation of waste within NPD; the assessment and classi ̄cation of the lean practices most studied in the literature; the association of the categories of waste with the corresponding lean practices; and the discussion of the possible contribution of LPD literature to leverage frugal innovation from a process-oriented perspective.Item Planning technological businesses : a study of market positioning and the value chain.(FERNANDES, J. M.; REIS, L. P.; SERIO, L. C. D. Planning technological businesses : a study of market positioning and the value chain. Revista de Administração Mackenzie, v. 18, n. 3, p. 70-116, mai./jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 mai. 2018., 2017) Fernandes, June Marques; Reis, Luciana Paula; Serio, Luiz Carlos DiPurpose: To evaluate the applicability, contributions, and adaptations required for a decision support model in the context of a business model’s definition. The business model refers to 10 technological projects. Originality/gap/relevance/implications: The paper attempts to empirically validate the model proposed by Reis, Ladeira, and Fernandes (2015). In this regard, the paper facilitates the interpretation and application of concepts relevant to the business model’s definition, thereby contributing to an estimation between theory and entrepreneurial practice. Key methodological aspects: The research is qualitative and adopts an action research methodology regarding 10 participating projects of the Incentive Program for Innovation held in the Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais. We conducted interviews with 38 professionals in order to understand the model’s applicability in different contexts and to assess convergences and differences between each analyzed case. Summary of key results: The model’s application proved to be relevant mainly for the early stages of business planning. The inclusion of the minimum viable product in the model helped with resource design and the development of a product with similar characteristics to market needs. It was suggested that the criteria used to assist the decision-making process were evaluated and selected by the team in accordance with the intended business strategy. Key considerations/conclusions: It is suggested that future research evaluates the inclusion of i) risk analysis and a contingency plan for the proposed business model and ii) the valuation of technology as an important step for projects that include the transfer of technology to established companies.Item Proposta de mapeamento do conhecimento para auxílio na construção de um sistema de gestão do conhecimento para um modelo de franquia.(2022) Fagundes, Kellen Núbia Monteiro; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Silva, Sergio Evangelista; Pereira, Alana Deusilan Sester; Zambon, Antonio Carlos; Fernandes, June MarquesA gestão do conhecimento (GC) é, geralmente, reconhecida como um recurso para a vantagem competitiva das empresas, ou seja, como um diferencial no mercado. Ela evoluiu ao longo dos anos, de maneiras diferentes, auxiliando os vários setores da economia. E, para a utilização dela na prática, é possível abordar as principais etapas vinculadas ao seu desenvolvimento: geração, mapeamento, explicitação, transferência e padronização do conhecimento. Neste sentido, o objetivo deste estudo é propor um mapeamento do conhecimento para auxílio a criação de uma franquia em uma organização do setor de idiomas. Da perspectiva metodológica, esta pesquisa foi desenvolvida, por meio de um estudo de caso, sendo um estudo qualitativo e com natureza aplicada. O estudo foi realizado em uma empresa do ramo educacional, mais detalhadamente no setor de ensino de idiomas. Para se obter as informações pertinentes, foram realizadas entrevistas a colaboradores e sócios da empresa, por meio de um protocolo semiestruturado. Além disso, foram utilizadas de observações e acessos a documentos pertinentes. Os principais resultados foram o mapeamento do conhecimento, através das entrevistas e observações, sendo possível citar os conhecimentos explícitos e tácitos, os conhecimentos associados, e, diagnosticar e delinear diretrizes para a proposta de implementação da GC no processo de estudo e sugestões de como aplicar parte da GC sendo possível observar a aplicação da teoria na prática, em um negócio real, identificando também os desafios e propondo trabalhos futuros.