Navegando por Autor "Faria, Eliene Lopes"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
- Resultados por Página
- Opções de Ordenação
Item A educação física no terceiro grau : contexto atual e perspectivas.(1998) Paula, Heber Eustáquio de; Faria, Eliene LopesO presente artigo versa sobre a questão da Educação Física no terceiro grau em face da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, discutindo a sua inserção na Universidade, seus desdobramentos em diferentes contextos institucionais e apresentando algumas reflexões e perspectivas.Item Estimating groundwater resources of the Içá-Solimões Aquifer System in the Urucu Oil Province Central Amazon Region, Brazil, focused on a balance between availability and water demand.(2020) Galvão, Paulo Henrique Ferreira; Faria, Eliene Lopes; Demetrio, José Geilson Alves; Baessa, Marcus Paulus MartinsHydrogeologic information is still scarce in the Amazon region being required more studies for improving the understanding of local hydrogeologic contexts. The goal of this paper, focused on the Urucu Oil Province, Brazilian Central Amazon, is to quantitatively estimate groundwater resources of the Içá-Solimões Aquifer System (ISAS) in the region. The work focuses on a balance between availability and water demand, considering current and future uses, contributing to a sustainable and integrated use of groundwater. Cartographic, lithologic and geophysical logs were analyzed coupled with ISAS hydraulic data (transmissivity, hydraulic conductivity, and storativity) and its local aquifer geometries, as well as the potentiometric surface map to estimate values of total and renewable groundwater resources, sustainable yields, and well-field facility capacities. Results showed the portion of the Içá-Solimões Aquifer System has a total groundwater resource of 0.45 km3. As there is a groundwater consumptive projection to 2050 close to 2.7 x 10-3 km3 yr–1 and the aquifer system has a sustainable yield of 3 x 10-3 km3 yr–1, the current resource allocation for future consumption rate appears to be sustainable.Item Olimpíada do corpo humano : uma abordagem interdisciplinar entre Ciências e Educação Física para o Ensino Fundamental II.(2021) Silva, Ana Cristina Neves Abreu; Freitas, Cláudia Avellar; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Faria, Eliene Lopes; Maneschy, Pedro Paulo Araujo; Lima, Guilherme da Silva; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Freitas, Cláudia AvellarEssa pesquisa tem como objetivo analisar os discursos de um grupo de professores de Ciências e Educação Física e alunos do Ensino Fundamental. Tem como proposta trabalhar a organização de uma Olimpíada sobre o corpo humano, para identificar ações entre os envolvidos, os quais evidenciam características e princípios de um trabalho interdisciplinar. A análise dos discursos ocorreu a partir de observações de cunho etnográfico, das reuniões de planejamento e de momentos de execução da Olimpíada, junto aos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal, no turno matutino. As reuniões foram gravadas, transcritas e analisadas com a construção de mapas de eventos que proporcionaram uma visão contrastiva das ações dos participantes no planejamento e na execução da Olimpíada, que é o produto idealizado para esse mestrado profissional. As análises dos mapas de eventos foram realizadas utilizando os referenciais teóricos e metodológicos sobre a interdisciplinaridade e os pressupostos da análise do discurso de vertente bakhtiniana. Os resultados preliminares aqui apresentados se referem somente às reuniões de organização da Olimpíada. Em princípio, os dados indicam a possibilidade de planejamento de um trabalho interdisciplinar no âmbito escolar, considerando a participação de professores e alunos, fundamentado em uma concepção de corpo humano biológica, afetiva e sociocultural. Os resultados dessa pesquisa subsidiam a (re) elaboração de um Guia para a organização de olimpíadas sobre o corpo humano como material de apoio para as ações docentes.Item Parecer do Departamento de Educação Física da UFOP sobre a educação física no terceiro grau face a nova Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional.(1998) Paula, Heber Eustáquio de; Faria, Eliene LopesEste artigo apresenta o parecer do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto sobre a situação da Educação Física curricular obrigatória nessa instituição, diante da nova LDB. São abordados aspectos conceituais referentes ao oferecimento da disciplina Educação Física no contexto universitário, considerando a conjuntura a nível nacional e local, bem como o exercício da autonomia universitária diante dessa questão.Item Produzindo espaços, apropriando-se de lugares : o brincar da rua e da escola a partir das contribuições de Michel Certeau.(2000) Faria, Eliene Lopes; Rosa, Maria CristinaEste espaço é fruto de interesses comuns e tem a intenção de colocar em pauta alguns apontamentos sobre as práticas lúdicas da infância. O caminho escolhido é o estudo das práticas de espaço, a partir de uma possível leitura do brincar da rua e da escola, em uma tentativa de perceber as operações dos usuários/crianças na vida cotidiana. Trata-se de um texto que se compromete a tematizar o brincar como forma de manifestação de resistência às determinações que regem e regulam a vida social.