Navegando por Autor "Casela, Ivna"
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Item Abordando a natureza da ciência por meio de um documentário : contribuições na formação de graduandos de uma universidade pública brasileira.(2020) Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco; Casela, IvnaQuando refletimos sobre o quê e o como ensinar Ciências para nossos estudantes, sejam eles da educação básica ou superior, nos deparamos com uma literatura vasta. Um dos caminhos que podemos percorrer para contribuir com a compreensão sobre a ciência pelos estudantes é favorecer a compreensão do que seja Natureza da Ciência (NdC). Nos cursos de formação de professores é importante criar condições para que os licenciandos vivenciem e reflitam sobre essa questão e tenham contato com estratégias diferenciadas de ensino que perpassam essa temática. No sentido de que licenciandos em fase final de curso tenham um arcabouço de experiências e que estas possam mais tarde ser adaptadas à realidade escolar que estejam inseridos, relatamos no presente artigo uma atividade realizada em uma turma de graduação de química licenciatura que cursava, no momento, a disciplina de História da Química em uma universidade federal brasileira. Propomos neste trabalho uma discussão sobre como o uso de um documentário pode contribuir na abordagem do conteúdo da História da Ciência e no desenvolvimento de competências relacionadas à NdC pelos licenciandos. Para tanto, nos norteamos pela seguinte pergunta: “Como estratégias de ensino que abordam a História da Ciência podem contribuir para uma melhor compreensão da NdC?” Utilizamos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2001) para analisar os resultados. Os resultados nos indicam que os estudantes tiveram uma excelente compreensão sobre a construção coletiva da ciência e do percurso trilhado pelos pesquisadores até chegarem a resultados considerados satisfatórios, além de perceberem a importância de várias mulheres na construção do conhecimento. Ademais, foi possível perceber uma melhora acentuada no engajamento, de forma geral, de todos os graduandos na disciplina.Item O descarte correto de cosméticos no cotidiano : o ensino de química a partir de podcast com enfoque CTSA.(2023) Casela, Ivna; Souza, Gilmar Pereira de; Travain, Silmar AntonioPelo incentivo ao consumo, novos produtos são fabricados pelas indústrias e consequentemente, adquiridos pelo consumidor, que os compra com a disposição de harmonizar sua aparência pessoal com seu ideal de beleza. Nesse cenário, nota-se o crescente acúmulo de resíduos químicos e embalagens cosméticas no meio ambiente, devido ao descarte incorreto desses materiais e a escassez de políticas educativas destinadas ao público consumidor. A fim de promover, em ensino remoto, a reflexão dos impactos gerados pelo descarte inadequado das embalagens cosméticas e investigar as opiniões dos participantes da pesquisa em relação à temática, foi divulgado um Podcast com o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e um formulário Google aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio (EM) de rede pública, via WhatsApp. Os dados coletados revelaram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido, sendo observada a existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias presentes nos cosméticos. Por fim, destacou-se o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas úteis no auxílio aos processos envolvidos no ensino e aprendizagem em atividades assíncronas.Item Escova progressiva no ensino de Química : análise da argumentação dos alunos mediante o uso de uma sequência didática fundamentada na abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) no ensino remoto.(2021.) Casela, Ivna; Travain, Silmar Antonio; Souza, Gilmar Pereira de; Assis, Alice; Zama, Uyrá dos Santos; Souza, Gilmar Pereira de; Travain, Silmar AntonioO público adolescente, na busca por alcançar o padrão de beleza apresentado por seus ídolos, tem se submetido aos mais diversos procedimentos estéticos e capilares, sem considerar os possíveis riscos à sua saúde e as adversidades que os produtos utilizados para esses fins podem causar ao meio ambiente. A fim de se promover a reflexão sobre a beleza ideal, a utilização do método de alisamento: escova progressiva e as implicações do uso de produtos cosméticos, foi desenvolvida nesta proposta uma Sequência Didática (SD) fundamentada na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com viés argumentativo. A SD deveria ser aplicada em sala de aula presencial para uma turma do 1° ano do Ensino Médio (EM), porém, devido à situação pandêmica provocada pela COVID-19, foi adequada partes da SD para aplicação remota, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa foi dividida em três etapas: a investigação dos conhecimentos prévios dos participantes da pesquisa (primeira etapa), a aplicação do Material do Aluno-Atividade Argumentativa (segunda etapa) e a discussão do descarte correto das embalagens cosméticas (terceira etapa). Na primeira etapa, foi aplicado um questionário via Google Formulários, no qual o público-alvo foi ampliado, abrangendo pessoas com diversos níveis de escolaridade. Os dados coletados nesta etapa evidenciaram: interesse maior do público feminino por esse tema; essencialidade dos produtos cosméticos; desconfiança de seu uso nos cuidados com a saúde humana; conhecimento dos efeitos do descarte inadequado dos produtos cosméticos ao meio ambiente e o desconhecimento de políticas de redução dos efeitos dos mesmos à natureza. Os alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM participaram no desenvolvimento da segunda etapa da pesquisa. Nesta etapa, os dados foram coletados por meio de registros de áudio e atividades escritas, sendo posteriormente analisados segundo o referencial de Toulmin (2006) e Erduran, Simon e Osborne (2004). Os dados mostraram que o material do aluno na atividade, “O que aconteceu?” possibilitou articulação entre conhecimentos químicos e elementos argumentativos, evidenciando o potencial do material desenvolvido e a importância do papel do professor na orientação argumentativa. A partir do uso da ferramenta analítica de Erduran, Simon e Osborne (2004) foi possível classificar os níveis dos argumentos orais e escritos dos alunos, revelando a dificuldade na formulação de refutações pelos estudantes no ensino remoto. Na terceira etapa, foi aplicado um questionário (Google Formulários) aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do EM. Os dados mostraram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido. Foi observada existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias químicas presentes nos cosméticos. No ensino remoto, foi observada uma maior dificuldade dos alunos no desenvolvimento da argumentação, dentre elas a refutação. À vista disso, destaca-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas ao uso das TDIC, associadas às atividades argumentativas, bem como a elaboração de materiais didáticos adaptados para o ensino remoto.Item Imagens, analogias, modelos e charge : distintas abordagens no ensino de química envolvendo o tema polímeros.(2014) Souza, Gilmar Pereira de; Pereira, Aline Imaculada; Silva, Cristiane Martins da; Gandra, Daniela Aparecida; Oliveira, Gabriela de Paula; Ramos, Gabriela Rosa; Casela, Ivna; Fernandes, Jardel Marques; Sena, Marcelle Cristina Correia; Martins, Marina Rodrigues; Nascimento, Marlon de Oliveira do; Fideles, Renata Aparecida; Ramos, Stela Nhandeyara do Carmo; Araújo, Thayna Dadamos; Moreira, Leandro MarcioNo presente trabalho, a equipe do PIBID Química da Universidade Federal de Ouro Preto proporcionou, aos alunos da educação básica da região, a participação ativa no processo de construção do conceito de polímeros. Para a execução da proposta, foi solicitado aos alunos que selecionassem imagens por meio da internet. A partir daí, atividades desenvolvidas pelos alunos do PIBID baseadas em analogias, modelos e charge foram usadas com o intuito de proporcionar uma ampla discussão sobre simbologia e estrutura em química, ligação química e sobre questões importantes para todos os cidadãos como reciclagem e uso consciente de matéria-prima.