Navegando por Autor "Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro"
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Item Uma abordagem histórico-sonora do Gualaxo do Norte : interfaces entre inventários e ensino.(2020) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buscacio, Cesar MaiaEste artigo introduz questões relativas à interpretação histórico‐sonora do entorno do rio Gualaxo do Norte, Estado de Minas Gerais, desenvolvidas, neste ano em curso, pelos autores na pesquisa de pós‐doutorado em História. Essa espacialidade ganhou projeção mundial devido às funestas consequências da queda da Barragem de Fundão, ocorrida em novembro de 2015, evento que suscitou intensas mobilizações por reparações às comunidades e ao meio ambiente, inclusive no âmbito da memória e do patrimônio. Iniciamos o artigo analisando os inventários patrimoniais realizados, no início do século XXI, pelas prefeituras dos municípios de Mariana e Barra Longa, os quais abarcam áreas e construções próximas ao Gualaxo do Norte, consideradas bens culturais. A seguir, apresentamos material didático, elaborado em versão QRCode, acerca das sonoridades mencionadas em memórias e relatos de viajantes nos séculos XVIII e XIX, cotejando com os silenciamentos daqueles inventários quanto à diversidade de percepções sensoriais ali vivenciadas.Item Afrodescendentes e indígenas em livros didáticos de história : entre o nacional, o étnico e o intercultural (Mariana, MG – 2017/2018).(2019) Viana, Cibele Aparecida; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Rangel, Marcelo de Mello; Roza, Luciano Magela; Cunha, Nara Rúbia de CarvalhoEsta pesquisa portou uma dupla proposta investigativa: 1) a análise das representações de afro-descendentes e indígenas em uma coleção didática de História para o ensino fundamental; 2) a releitura de tais representações no cotidiano do ensino de História, mediante oficinas pedagógicas que contaram com a participação dos estudantes de 6º a 9º ano de duas escolas sediadas em distritos do município de Mariana, estado de Minas Gerais. Como primeira fonte de estudo, a pesquisa debruçou-se sobre a coleção Projeto Mosaico, devido à sua seleção como material didático de História pela rede de ensino municipal de Mariana em 2017; já como segunda fonte, foi produzido um material didático específico, que propunha novos questionamentos e formulações a partir dos textos e imagens trazidos pela coleção Projeto Mosaico. Em termos teórico-conceituais, a pesquisa priorizou as reflexões sobre o interculturalismo em uma dinâmica de legitimação identitária e dialógica das culturas, das práticas e das lutas dos grupos marginalizados na sociedade brasileira, bem como o entendimento do saber histórico escolar como uma produção particularizada que intercambia, sem subordinação, as interpretações provindas da historiografia e do conhecimenton científico em geral com as visões de mundo constituídas pelos sujeitos em seu percurso intersubjetivo. A pesquisa, por fim, embora tenha ratificado a validade conceitual, pedagógica e política das concepções de interculturalismo e da especificidade do saber histórico escolar, também demonstrou a intensa dificuldade dos estudantes em reconhecer as contribuições e o potencial transformador provindo da história e das culturas afrodescendentes e indígenas, sobretudo nas manifestações comunitárias das localidades onde habitam (em um indicativo da sedimentação de um imaginário de perfil hierarquizante e excludente, promovido ao longo de muitas décadas no Brasil, por variadas instâncias formativas. Daí a importância do ensino de História insistir na abordagem inclusiva dos segmentos afrodescententes e indígenas, de forma concomitante à valorização de uma narrativização de tal história e cultura por professores e alunos da educação básica.Item O “americanismo musical” de Curt Lange : por uma Bildung mestiça e tropical.(2019) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroEste artigo interpreta um texto produzido por Curt Lange em 1935 e publicado na Revista Brasileira de Música, no qual ele apresenta o americanismo musical aos leitores brasileiros. Lançando como questão identificar, através desse escrito, balizas teóricas que fundamentaram tal movimento, postula-se que Curt Lange configure o americanismo musical como um enlace da singularidade cultural da América Latina com o universalismo de um legado cultural da humanidade. Tal imbricação, contudo, ainda não estaria concluída, e seu aprimoramento no campo das ideias e das artes deveria culminar numa sociedade mais irmanada. Essa interface singular-universal, por sua vez, pode ser remetida à formação germânica de Bildung, recebida por Curt Lange, em diálogo com premissas do imaginário romântico, do historicismo e da recém-fundada antropologia cultural. Em desdobramento, o americanismo musical reconfigura a tensão universal-particular através da valorização da mestiçagem da “raça latina” e do reconhecimento de um “ethos tropical”.Item O Arquivo Privado São Caetano : registro(s) de si, constituição de memórias e escrita da história.(2014) Correia, Fernanda Póvoa; Gonçalves, Andréa Lisly; Gonçalves, Andréa Lisly; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Carrara, Ângelo AlvesEsta dissertação se propõe a discutir o processo de constituição, definição e uso dos arquivos privados, considerando o processo da escrita de si enquanto práticas dos indivíduos que se constitui em ferramentas na construção de memórias dos sujeitos titulares e da escrita da História. Por trás deste acúmulo existe nos indivíduos uma vontade de registrar e preservar suas trajetórias, condicionada por sensibilidades e anseios de representação. Tendo como campo de análise a documentação presente no Arquivo Privado São Caetano, iremos explorar especialmente os registros de um dos membros da família Ferreira Ramos, Arlindo Agostinho Ramos. Por meio da escrita epistolar e de outros registros acumulados por Arlindo, apreendemos expressões de intimidade deste titular, o modo pelo qual compreendia e registrava o mundo ao seu redor, assim como as redes de sociabilidade que se entrelaçaram no decorrer de sua vida.Item Autobiografias eclesiásticas : para além da representação de si.(2011) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroO objetivo deste artigo é o de reconstituir as especificidades históricas e textuais da autobiografia eclesiástica católica, mediante sua contraposição a gêneros afins, como a hagiografia e a autobiografia laica. Como hipótese, postula-se que a autobiografia eclesiástica católica configura-se como um relato de conversão, pautado em duas emblemáticas modalidades discursivas: a Confissão, diretamente associada à obra de Santo Agostinho, e a Apologia, conforme seu emprego pelo cardeal John Newman.Item Brechas sonoras : resistências e recriações. Esgarçando sistemas político-culturais.(2023) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroEste artigo tematiza a promoção de brechas sonoras por parte de grupos subalternizados, entendendo-as como práticas de resistência e de parcial recriação das condições de existência frente a processos de exploração, espo- liação e até de aniquilação com que historicamente defrontam-se tais seg- mentos sociais. Consideramos que as brechas sonoras esgarçam postulados de legitimação identitária e hierárquica vinculadas a sensibilidades e racio- nalidades, contribuindo dessa maneira para fissurar a hegemonia de sistemas político-culturais estabelecidos na modernidade. Sugerimos, como hipótese, que as brechas sonoras assim procedem mediante uma tríplice operatória: 1) seu trânsito incessante, dificultando que sejam por completo capitalizadas ou reificadas; 2) sua imbricação ao sensório e à corporeidade, no acionamento de epistemologias distintas do uso instrumental; 3) sua invocação a ordens utópicas do social, através da interligação a cosmologias, ancestralidades etc. Procedemos, em desdobramento, a uma interpretação de brechas sonoras efetivadas por povos ameríndios e africanos/afrodescendentes nas terras de Minas no decorrer dos séculos XVIII e XIX. Em termos teóricos, funda- mentamos nossa reflexão principalmente no trabalho do historiador jesuíta Michel de Certeau, que abordando as sonoridades como o “outro” da escritura ocidental, indicou seu potencial como “artes do fazer” e “táticas” dos fracos.Item A concepção de história na teologia católica do Oitocentos.(2011) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroNo século XIX, a teologia católica dialogou de maneira diferenciada, e, por vezes, contraditória, com as modernas concepções de experiência e saber históricos. O presente artigo visa reconstituir duas dessas práticas de ressignificação, promovidas pela Escola de Tübingen e pela Escola Romana, destacando algumas de suas implicações no processo de dogmatização da crença ratificado pelo Concílio Vaticano I e na configuração apologética e alegórica assumida por tais discursos sobre a fé.Item A contribuição de Michel de Certeau à História das ideias religiosas.(2013) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroThis article presents a historiographical alternative formulated by Michel de Certeau to the history of religious ideas promoted in France after World War II. In response to the suggestion of the Society of Jesus to collaborate with the reconstitution of the Ignatian history, Certeau developed important critical studies about the Jesuits Pierre Favre and Surin. It is suggested that Certeau not only maintained certain affinity with the history of ideas in this process, by refuting the fragmentation of interpretation of religious discourse in different methodologies and knowledge and focusing on the understanding of their organizing principles, but also innovated to indicate that the need the recognition of a loss epistemic and existential, inherent in the translation of religious experience through language. Note, however, that such failure would contain an intrinsic positive, because it would raise countless reinterpretations, then come to be called by Certeau as "authority." In parallel, the same absence trigger enunciative practices aimed at dialogue with otherness, an indivisible act of believing and the establishment of an intersubjectivity in the media.Item Corporeidade-encarnação : teologia em diálogo interdisciplinar.(2014) Mori, Geraldo Luiz De; Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroDefrontar-se com a corporeidade tornou-se um desafio inevitável no tempo presente, mas não menos enigmático, face à complexidade e pluralidade das interpretações disponíveis, de forma simultânea às suas variadas apropriações, sob a mediação das tecnologias, das simbolizações e das relações intersubjetivas. Este artigo, ao mesmo tempo em que se propõe a sistematizar três das mais importantes matrizes teóricas que fundamentam leituras acerca da corporeidade – o representacionismo, o saber-poder foucaultiano e a afetação fenomenológica ou pática –, visa ressignificar tal concepção e entrecruzá-la com o sentido cristão da Encarnação. Como hipótese, postula-se uma tríplice contribuição do saber teológico: maior entrelaçamento entre Palavra e Carne, reconfiguração dos limites do corpóreo, sobretudo aqueles decorrentes do sofrimento e, principalmente, reconhecimento, na corporeidade, da condição de oblatividade do humano, pois é do ser encarnado que emerge a experiência da com-paixão.Item Corpos ditos pelo outro : uma leitura de Michel de Certeau.(2016) Mori, Geraldo Luiz De; Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroO objetivo deste artigo é tematizar a reflexão de Michel de Certeau sobre os sentidos atribuídos ao corpo pela cultura ocidental, apontando também suas ressignificações pela religiosidade cristã. Para tanto, em termos metodológicos, atentou-se aos diálogos interdisciplinares promovidos por este autor, que transitava entre os campos da psicanálise, da história, da linguística, da filosofia, da teologia e da espiritualidade. Como primeira hipótese, postula-se que, para De Certeau, o corpo configura-se como uma “ficção” viabilizadora de práticas sociais, ou seja, uma instância de “autoridade” capaz de suscitar adesões, conflitos e transformações. Isto porque, segundo este intelectual jesuíta, o corpo constitui-se, simultaneamente, tanto como um aporte simbólico de poderes institucionalizados, como mediação para bricolagens, desvios e transgressões político-culturais promovidas no cotidiano. De forma concomitante, considerase como segunda hipótese que, como indicado por De Certeau, o corpo na tradição cristã foi também vivenciado como instância “mística”, isto é, enunciador, por suas manifestações, do anseio por ser habitado por um outro/Outro. Sugerese ainda que a atualização dessa condição existencial e política no tempo presente viabiliza aos sujeitos positivarem sua intrínseca incompletude e fragilidade humanas, favorecendo, em decorrência, experiências histórico-sociais mais sensíveis e compartilhadas.Item Do luto à luta : sentidos do patrimônio histórico-natural de Barra Longa (1938-2021).(2021) Guedes, Marcone de Souza; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Civale, Leonardo; Silveira, Marco AntônioA presente pesquisa aborda os significados patrimoniais atribuídos a três configurações histórico-naturais de Barra Longa desde a constituição político-administrativa deste município, em 1938, até a atualidade: o Caminho de São José, o Encontro dos rios Carmo e Gualaxo do Norte e a sede urbana. Em termos teóricos, a pesquisa dialoga sobretudo com o conceito de ambiente (no entrecruzamento do meio natural e das dimensões histórico-culturais), provindo da História Ambiental. No tocante à metodologia, coteja os diferentes sentidos de patrimônio, atribuídos às três configurações histórico-naturais acima mencionadas, com um tríplice imaginário operante na cultura ocidental, e que incide de forma singularizada na localidade de Barra Longa: o religioso/cosmológico, o ecológico (com fortes inspirações românticas) e o modernizante. Não obstante, essa tríade imaginária interpenetra-se na apreciação de cada uma dessas configurações históriconaturais por moradores, visitantes e turistas. No concernente às fontes, foram produzidos/investigados dois grupos documentais principais: entrevistas com moradores de Barra Longa e reportagens de periódicos. Em conclusão, é postulado que esses três imaginários, incidindo sobre as distintas configurações histórico-naturais de Barra Longa, configuraram uma concepção patrimonial em que a atuação humana se mostra, em ampla medida, indissociável das manifestações não humanas. Contudo, tal enlace pode apresentar-se, paradoxalmente, tanto sob conotações de desalento patrimonial, sobretudo após a queda da Barragem de Fundão, como assumir aspectos de mobilização esperançosa pela constituição de um patrimônio mais ecossustentável e perpassado por relações sociais mais igualitárias. Por fim, deseja-se que a presente dissertação consiga contribuir, ainda que modestamente, para um reavivamento dessa esperança e de tal implicação dos barra-longuenses com as configurações histórico-naturais de sua cidade, propiciando uma transposição do luto e da dor em novas e revigorantes experiências e sentidos atribuídos ao patrimônio e às vivências locais.Item Dom Frei José da Santíssima Trindade : religiosidade, política e educação na Diocese de Mariana.(2019) Siqueira, Anna Karolina Vilela; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Silveira, Marco Antônio; Martins, Karla DeniseA presente dissertação tem por objetivo a discussão das representações e das relações entre Igreja e sociedade oitocentistas presentes no discurso de D. Frei José da Santíssima Trindade - Bispo de Mariana entre 1820 e 1835. Pretende-se desenvolver um estudo da religiosidade, das relações políticas e da educação na Diocese, almejando a compreensão da ação de Dom Frei José enquanto liderança eclesiástica, tentando identificar suas concepções teológico-políticas e como essas ideias circulavam em Minas Gerais em um contexto de processo de Independência, onde as concepções liberais ganhavam força e a monarquia em moldes eminentemente centralizadores se enfraquecia. Para isso, utilizamos como fonte os relatos deixados por D. Frei José, como as visitas, cartas pastorais, correspondências com a Corte e o estatuto do Seminário. A partir da análise das fontes, juntamente com a discussão teórica, buscaremos identificar a atuação do Bispo frente ao clero na Diocese de Mariana, pós-reformulação do Seminário, ponderando a tentativa de implementação e legitimação das suas ideias de ordem no âmbito religioso, político e social.Item Entre objetos e palavras : o Museu de Artes e Ofícios como experiência historiográfica.(2018) Vasconcelos, Vanessa Gonçalves de; Abreu, Marcelo Santos de; Lopes, Ana Mônica Henriques; Abreu, Marcelo Santos de; Lopes, Ana Mônica Henriques; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Bruno, Maria Cristina de OliveiraEssa dissertação analisa a relação entre a metodologia da pesquisa histórica e o processo de implantação de uma instituição museológica. A análise da organização de objetos inseridos no contexto de uma exposição museológica permite a reflexão sobre a instituição de um discurso e as potencialidades do que ele representa/reproduz. O propósito desse estudo é pensar a construção de uma narrativa museal à luz da noção da operação historiográfica, proposta por Michel de Certeau, que defende a operação histórica como resultado da associação de um lugar social, de práticas metodológicas e de uma escrita. Certeau entende que ao operar a história por meio de atividades técnicas que relacionam o presente e o passado, o historiador confere e/ou constrói sentido aos acontecimentos criando relações inteligíveis a partir de uma análise contextual. Para pensar as questões que envolvem a implantação de uma exposição museológica como operação historiográfica, investigaremos o processo de instalação do Museu de Artes e Ofícios, localizado na Praça da Estação, na região central de Belo Horizonte (MG). A exposição é o local no qual o público interage com o museu, constituindo-se assim, no principal veículo de comunicação das instituições museais. Ao pensarmos nas reflexões propostas por Certeau acerca da operação historiográfica e no processo de implantação de uma instituição museológica – em particular, da sua expografia – identificamos traços comuns a esses dois exercícios.Item Os escritos confessionais de Úrsula Suárez como artes de fazer.(2021) Silveira, Juliana Machado; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Borges, Celia Maia; Fernandes, Luiz Estevam de OliveiraEste trabalho visa interpretar os escritos autobiográficos de Sóror Úrsula Suárez, publicados pela Academia Chilena de História, sob o título de Relación Autobiográfica em 1984. Esta religiosa, que viveu entre os anos de 1666-1749, pertencia à elite de Santiago, formada pela linhagem de antigos conquistadores, ricos mercadores e funcionários da Corte. Aos doze anos ingressou, contra a vontade da família, no Convento de Nuestra Señora de la Victoria, de onde jamais saiu. Nesta Casa religiosa, destacou-se exercendo importantes cargos, como os de provisora (1684-1685), definidora (1687), vicária (1710-1713) e abadessa (1721-1724). Aos 33 anos, recebeu a ordem do diretor espiritual para escrever uma série de relatos confessionais que abarcavam sua vida desde a infância. Úrsula provavelmente chamou atenção do clero da cidade por conta de suas experiências sobrenaturais, como visões, conversações, sonhos e profecias. Esta prática de escrita era comum durante o período colonial e tinha como objetivo investigar a ortodoxia e a verdade da vivência das religiosas. Na América Hispânica, estes escritos receberam grande influência do ideário místico que floresceu na Península Ibéria durante os séculos XVI e XVII, inspirado por um pensamento difundido na região Reno-Flemenga e pelo estilo dos cristãos conversos, assumindo contornos diversos. De forma geral, os relatos conventuais femininos delineavam um caminho espiritual interior livre de mediações eclesiásticas. A principal problemática lançada pelo estudo que se almeja desenvolver é: que critérios de inteligibilidade podem ser empregados para interpretação historiográfica destes escritos? Tomando como referência a obra A invenção do cotidiano, do historiador Michel de Certeau, sugerimos como hipótese que as experiências de Úrsula Suárez, constituem-se como artes de fazer, que são pequenos e silenciosos atos promovidos no intuito de burlar os sistemas e as normas estabelecidos. Isto porque ela reinventou suas crenças através de experiências cujas dinâmicas ultrapassavam um corpo estático de doutrinas, balizadas pelos códigos religiosos e pela tradição. Deste modo, estas deixam de orientar o discurso religioso para dar lugar ao sincrético, ao novo e ao improviso. Em termos metodológicos, buscamos desvendar elementos textuais que indiquem o delinear de subjetividade feminina através de sua escrita.Item A especificidade do religioso : um diálogo entre historiografia e teologia.(2008) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroA partir do final do século XIX, a história das igrejas cristãs passou a ser majoritariamente promovida em termos científicos e não teológicos, sendo as denominações eclesiais então consideradas como um produto histórico, indissociável das relações político-sociais vigentes em cada temporalidade. Tal leitura, todavia, vê-se hoje matizada, face ao realce conferido pelas próprias ciências humanas a fatores de cunho religioso (como as espiritualidades, as teologias...) na constituição da historicidade das igrejas cristãs. Este artigo retoma uma possibilidade interpretativa aberta por este enfoque, buscando refletir acerca de interfaces cabíveis entre o conhecimento histórico e o saber teológico.Item A especificidade do religioso na história das igrejas cristãs : uma interface entre história e teologia.(2009) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroA partir do final do século XIX, a história das igrejas cristãs passou a ser majoritariamente promovida em termos científicos e não teológicos, sendo as denominações eclesiais então consideradas como um produto histórico, indissociável das relações político-sociais vigentes em cada temporalidade. Tal leitura, todavia, vê-se hoje matizada, face ao realce conferido pelas próprias ciências humanas a fatores de cunho religioso (como as espiritualidades, as teologias...) na constituição da historicidade das igrejas cristãs. Este artigo retoma uma possibilidade interpretativa aberta por este enfoque, buscando refletir acerca de interfaces cabíveis entre o conhecimento histórico e o saber teológico.Item Uma história moral, apologética e... moderna? : a escrita católica do século XVIII ao início do século XIX.(2011) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroEm meados do século XVIII, a concepção providencialista da história, formulada pela teologia e veiculada pela pregação católica, viu-se, paulatinamente, abalada. Por isso, os segmentos letrados da Igreja, religiosos e laicos, enfrentaram o desafio epistêmico de sustentar essa concepção como significativa, no âmbito de uma cultura que autonomizava o processo histórico da ação divina e das leis naturais. Na tentativa de manter como performativa a mensagem de fé, alguns discursos católicos, a partir da segunda metade do século XVIII, mostraram-se receptivos à experiência e às mudança históricas, desde que em afinidade com a reflexão moral e com a apologética, especialmente, desenvolvidas naquela conjuntura, e que tiveram em Afonso de Ligório e em Chateaubriand dois de seus maiores expoentes.Item A historiografia em viés testemunhal.(2015) Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro; Cunha, Nara Rúbia de CarvalhoEste artigo reflete sobre as interrelações entre o relato de testemunho e a produção historiográfica, postulando a hipótese de que, sob determinados critérios epistêmicos e teóricos, a escrita histórica possa assumir contornos de narrativa testemunhal. Busca-se, assim, precisar tais critérios, sob um quádruplo enfoque: o real sob o estatuto de situação-limite; o acionamento temporal simultâneo de memórias passadas, expectativas de futuro e dilemas do presente; os esteios discursivos conferidores de sentido e credibilidade; a interpelação ético-política quanto às fronteiras e alianças de um saber testemunhal com a vida pública.Item Imbricação entre “popular” e modernidade : um projeto biográfico-musical de Claudio Santoro no período entre 1947 e 1957.(2017) Buscacio, Cesar Maia; Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroA produção musical de Claudio Santoro entre 1947 e 1957, período em que empreendeu quatro viagens ao Leste Europeu e a países então integrantes da União Soviética, é geralmente vinculada pela musicologia à temática nacionalista-popular, em afinidade com a vertente preponderante no lado oriental da Cortina de Ferro, conhecida como “realismo socialista”. Não obstante, propomos uma reflexão, neste artigo, de como a escrita epistolar e autobiográfica de Santoro, de forma articulada a algumas de suas peças musicais, sem desconsiderar esse vínculo estético-ideológico, promovia uma tripla imbricação: a reiteração de elementos de cunho neoclássico; a inserção de expressões musicais associadas a grupos subalternizados no Brasil (batuques, frevos etc.), em remissão à ótica do exótico e/ou folclórico; a concomitância de sonoridades do cotidiano urbano e industrial em suas trilhas sonoras para produções cinematográficas. Dessa forma, considera-se que Claudio Santoro se apresenta como um compositor de importante singularidade, pois, por meio dele, mostra-se possível interpretar as possibilidades combinatórias da música, por vezes bastante inusitadas e performativas em sua relação com a cultura, a história e os percursos biográficos. Para proceder tal análise, neste artigo recorremos às cartas enviadas por Claudio Santoro à musicista Nadia Boulanger e ao compositor Louis Saguer, arquivadas na Biblioteca Nacional da França, juntamente com extratos de sua inédita autobiografia gravada nos anos 1980 e de entrevista por ele concedida na década de 1970, estando estes dois últimos registros sob a guarda da família de Santoro.Item Interiorizar “Jesus Cristo” : programa narrativo-biográfico de D. Luciano Mendes de Almeida.(2012) Buarque, Virgínia Albuquerque de CastroEste artigo tem como propósito reconstituir o sentido conferido por D. Luciano Mendes de Almeida (1930-2006), bispo-auxiliar de São Paulo e arcebispo de Mariana, secretário e presidente da CNBB além de vice-presidente do CELAM, à sua própria trajetória biográfica. Verifica-se que, se cotejada com balizas culturais contemporâneas, tal configuração de si porta contornos aparentemente paradoxais: ao invés de fortalecer uma identidade pessoal, ela pressupõe uma dinâmica antropológico-religiosa de autoesvaziamento, concomitante a uma atuação mediadora em prol de relações ternárias entre Deus, os sujeitos e si mesmo, processo denominado por D. Luciano como “interiorização da figura Jesus Cristo”. Com o suporte teórico provindo da semiótica e da história religiosa, tal interiorização é aqui compreendida como um programa narrativo específico, que adquiriu formas singulares ao longo dos séculos, com destaque à espiritualidade inaciana, mas preservando sua concepção como um agir, pela fé, em nome da competência atribuída a um Outro. Sugere-se ainda que, na atualidade, a interiorização possa ser aproximada do relato de testemunho, face ao engajamento ético por ela suscitado, que reconfigura o sujeito no compartilhar de experiências vividas e postas em discurso.