DEEMA - Departamento de Educação Matemática
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando DEEMA - Departamento de Educação Matemática por Autor "Araújo, Sebastião Aparecido de"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Considerações sobre o ensino de equações diferenciais ordinárias a partir de algumas pesquisas.(2022) Araújo, Sebastião Aparecido de; Reis, Frederico da Silva; Laudares, João BoscoO presente artigo apresenta algumas considerações sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias, a partir de algumas pesquisas realizadas à luz da Educação Matemática no Ensino Superior. A metodologia de pesquisa foi delineada por meio de um levantamento bibliográfico focado em um conjunto de Dissertações de Mestrado que foram detalhadas, destacando-se o tema de investigação, o referencial teórico-bibliográfico, a metodologia de pesquisa e as principais contribuições para a pesquisa vigente sobre o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias. As conclusões do artigo a partir do levantamento bibliográfico realizado apontam que: o ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se caracterizado por um enfoque nas regras e fórmulas de resolução, com predomínio do algebrismo e algoritmização à interpretação e aplicação; a metodologia de resolução de exercícios tem se sobressaído em relação à metodologia de resolução de problemas no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias; a exploração de fenômenos físicos por meio de atividades didáticas pode contribuir ricamente para a interpretação de Equações Diferenciais Ordinárias; a utilização da Modelagem no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias tem se configurado como uma alternativa metodológica a ser considerada por professores-pesquisadores comprometidos com a aprendizagem de seus alunos.Item Perspectives for mathematics education in higher education from research on modeling in differential equations teaching.(2023) Reis, Frederico da Silva; Araújo, Sebastião Aparecido deThe present article introduces perspectives for investigating Mathematics Education in Higher Education based on qualitative research that analyzed the potential contributions of Mathematical Modeling assignments about population growth for Differential Equations learning. Participants were students in the Mathematics Degree program at a private university in the interior of the Brazilian state of Minas Gerais, enrolled in a Differential Equations course taught remotely because of the Covid-19 pandemic. Based on the results, the Modeling assignments contributed to re- signifying concepts and applications of Ordinary Differential Equations and developing a critical perspective among future Mathematics teachers, mainly about issues such as citizenship, social inequality, and the social role of Mathematics itself. We aimed at seeking future perspectives for investigations about Mathematics Education in Higher Education based on the aforementioned contributions.Item Utilizando a dimensão sociocrítica da modelagem matemática no ensino de equações diferenciais para o curso de licenciatura em matemática.(2020) Araújo, Sebastião Aparecido de; Reis, Frederico da Silva; Reis, Frederico da Silva; Laudares, João Bosco; Viana, Marger da Conceição Ventura; Ferreira, Wenderson MarquesO presente trabalho apresenta uma pesquisa que visa identificar e analisar as possíveis contribuições de atividades de Modelagem Matemática numa perspectiva sociocrítica para a aprendizagem de Equações Diferenciais no curso de Licenciatura em Matemática. O referencial bibliográfico contempla diferentes abordagens teóricas de Modelagem Matemática, convergindo para a perspectiva sociocrítica adotada, além de investigações realizadas com foco nos processos de ensino e aprendizagem de Equações Diferenciais. A pesquisa, de natureza qualitativa, delineou-se a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades de Modelagem Matemática relacionadas ao crescimento populacional. Os participantes foram estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática de uma faculdade particular localizada no interior de Minas Gerais, matriculados na disciplina Equações Diferenciais, ministrada por ensino remoto devido à pandemia mundial de 2020. Os resultados apontam que as atividades de Modelagem Matemática realizadas por meio do ensino remoto e de forma colaborativa, contribuíram para uma ressignificação de conceitos e aplicações de Equações Diferenciais Ordinárias e para o desenvolvimento da criticidade nos futuros professores de Matemática, especialmente em relação a questões como cidadania, desigualdade social e ainda o papel / função social da própria Matemática.