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Navegando DELET - Artigos publicados em periódicos por Autor "Amorim, Bernardo Nascimento de"
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Item De como responder a uma "acumulada ferida": sobre o trabalho de memória na poesia de Conceição Lima.(2020) Amorim, Bernardo Nascimento deEm “1953”, poema de A dolorosa raiz do micondó, de Conceição Lima, fala- -se do Massacre de Batepá, acontecimento que entrou para a história de São Tomé e Príncipe como marco para a imaginação de uma identidade coletiva, relacionada à luta pela libertação do país do domínio colonial. Trata-se de evento traumático, cuja violência a poesia de Lima trabalha para que não se esqueça, lançando luz sobre feridas que são parte constituinte de uma memória nacional. Feridas de natureza semelhante também são abordadas em outros poemas da autora, como na sessão de O país de Akendenguê intitulada “Os fantasmas elementares”. Tendo em vista o trânsito entre a violência de Batepá e a ação daqueles cujo legado pode apontar os caminhos do futuro, pretendo mostrar alguns dos diálogos que se estabelecem na poesia de Lima, projetando um mundo com mais espaço para a justiça e a solidariedade do que para a inimizade.Item Em primeira(s) pessoa(s) : a memória individual no contexto da África e na perspectiva de Ngugi wa Thiong'o.(2020) Cândido, Marcelo França Marques; Amorim, Bernardo Nascimento deNo presente artigo, buscamos problematizar algumas constatações que sugerem o excesso do uso da primeira pessoa na literatura contemporânea como responsável por uma possível crise da ficção. Abordamos interseções que o universo literário mantém com o relato memorialístico, de maneira a destacar um tipo de relação que, com as experiências traumáticas do século XX, adquire mais ampla significação, sugerindo tanto uma instância fundamental para os indivíduos que viveram traumas, quanto para as culturas às quais pertencem. Com o foco na experiência africana, trazemos o exemplo de Sonhos em tempo de guerra, primeiro volume da trilogia autobiográfica de Ngũgĩ wa Thiong’o, que afirma a literatura como espaço de reconstrução do sujeito fragmentado a partir do relato autobiográfico, mas não narcísico.Item Entre a conservação (do eu) e a (sua) dispersão : tensões e transcendência em céu em fogo, de Mário de Sá-Carneiro, um exemplar das escritas modernas do eu.(2015) Amorim, Bernardo Nascimento deNa obra de Mário de Sá-Carneiro, identifico dois tipos de tensão que me parecem recorrentes, manifestando-se como centrais para a sua poética. O primeiro tipo seria composto pelos movimentos de ascensão e queda; o segundo apresentaria a oposição entre a conservação e a dispersão. Focalizando dois textos de Céu em fogo, ambos marcados pelo jogo ficcional com a escrita diarística, é esta última oposição que procuro aqui explorar, notando algumas de suas nuances e tendo em vista, em particular, a presença da ideia de transcendência, a qual, iluminando um certo trânsito para a alteridade, revelar-se-ia como elemento fundamental do modo como o autor pensa e escreve sobre a própria experiência subjetiva.Item Escrever, conhecer : a procura da sociedade africana na poesia de Paula Tavares.(2019) Amorim, Bernardo Nascimento deEm entrevista concedida três anos após a publicação de seu livro de estreia, Ritos de passagem, de 1985, Paula Tavares falava da importância da região onde nasceu, a Huíla, no sul de Angola, para a configuração de sua poética. Nos seus termos, tratava-se de um lugar que “era o limite entre duas sociedades bem distintas: a sociedade europeia [...] [e] uma sociedade africana que era ignorada pela sociedade europeia”. Da sociedade africana procurava se aproximar essa poesia, buscando alguma compreensão de coisas que “escapavam” à autora, mas que ela “desejava perceber”. Apresentava-se, então, a poesia como instrumento para o conhecimento de um mundo que não se conseguia “compreender inteiramente”. A partir de algumas sugestões que recolho em um texto de Amílcar Cabral (“O papel da cultura na luta pela independência”) a respeito do conceito de cultura e da constituição das sociedades africanas modernas, bem como da análise de três poemas de diferentes momentos da obra de Tavares, procuro observar alguns dos modos como a poética em questão realiza a aproximação que tem em vista, considerando-se certas potencialidades e limitações que aí entram em jogo.Item O local e além : as poéticas em trânsito de Paula Tavares e Conceição Lima.(2020) Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo apresenta apontamentos acerca de traços característicos das poéticas de Paula Tavares e Conceição Lima, com referências aos dois primeiros livros da angolana, Ritos de passagem (1985) e O lago da lua (1999), e ao segundo e ao terceiro da são-tomense, A dolorosa raiz do micondó (2006) e O país de Akendenguê (2011). Procuro pensar sobre como tais poetas lidam com a herança que seus predecessores lhes legaram, demonstrando de que forma, consciente e propositalmente conectadas com determinados lugares, ambas fazem também o elogio da travessia, constituindo-se como exemplares de uma postura avessa a qualquer monolitismo.Item Negritude, Craveirinha, Sartre : de uma obra apenas começada.(2020) Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo procura conectar a ideia de negritude que Jean-Paul Satre apresenta em "Orfeu Negro" (1948), acrescida da perspectiva por ele adotada no seu prefácio Os condenados da terra (1961), de Frantz Fanon, com a poesia de Xingubo (1964), livro de estreia do moçambicano José Craveirinha. Intenta-se mostrar que a proposta combativa analisada nas obras em questão, profundamente críticas do sistema colonial e dos imperalismos europeu e norte-americano, completa-se com a projeção de um futuro, ainda não alcançado, em que racismo e um humanismo excludente serão coisas do passado.Item No altar da arte : sobre alguns anseios na obra de Mário de Sá-Carneiro.(2013) Amorim, Bernardo Nascimento deO texto que a seguir se apresenta aborda a obra de Mário de Sá-Carneiro tendo como ponto de partida a constatação de que se encontram, nela, traços evidentes de uma certa tradição da poesia moderna, em suas vertentes de oposição ao mundo que se consolida a partir do século dezenove e de proposição de novos mundos e novos mitos. Procura-se aproximar a obra em questão de algumas ideias expostas por Fernando Pessoa, com o intuito de demonstrar a afinidade entre os dois autores e o seu pertencimento à mencionada tradição, sem perder de vista, contudo, as particularidades da poética de Sá-Carneiro, as principais tensões que fazem com que ela se coloque em movimento e construa os seus sentidos.Item Nos limites da modernidade : a poesia marginal entre campos e espaços.(2013) Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo tem por objetivo descrever alguns aspectos que envolvem a chamada poesia marginal brasileira, em particular, em sua relação com a crítica literária e com as transformações por que esta passava no momento da eclosão do movimento, nos anos 1970. Como o título indica, procura-se pensar tal produção poética em termos de um enquadramento histórico, tendo em vista os princípios contrastantes que informavam as gerações anteriores e aquelas que acabariam por abrir o caminho para o fim do século XX, na cultura e na literatura nacionais. Pretende-se, ainda, enfatizar uma possibilidade de distinção, e mesmo a de um juízo, a partir da comparação entre dois importantes poetas do período.Item Pessoa e Platão : alguns contatos.(2014) Amorim, Bernardo Nascimento deO texto que ora se publica é o resultado da vontade de aproximação entre dois autores de campos diferentes, um poeta e um filósofo, separados por mais de dois milênios de história. Em Platão, o fundador da Academia, vislumbrasse o nascimento da filosofia ocidental, ou, pelo menos, como muito se tem dito, da metafísica do Ocidente. Em Fernando Pessoa, a metafísica, como muitas outras ideias e posições, será objeto de fundo e dramático questionamento, envolvendo a experiência subjetiva, a perspectiva do poeta lírico, em tempos modernos. O artigo focaliza alguns dos pontos de contato entre os dois autores, ressaltando atritos e afinidades, com a crença de que tal procedimento possa jogar luz à compreensão de questões que permanecem prementes no presente.Item Quando o assunto é procriar : uma reflexão sobre a representação da maternidade em Precisamos falar sobre Kevin, de Lionel Shriver.(2021) Souza, Bárbara Ramos; Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a peculiar representação materna criada por Lionel Shriver, no romance epistolar Precisamos falar sobre o Kevin, publicado em 2003. Aborda-se o romance com o auxílio de estudos sobre a maternidade, a mulher-mãe e a ideologia maternalista, recorrendo-se a autoras como Nancy Chodorow, Orna Donath e Simone de Beauvoir, com destaque para a obra da filósofa francesa Elisabeth Badinter. Pensa-se sobre o conceito de amor inato, estudado por Badinter, as mudanças da concepção de maternidade, ao longo dos anos, e o ideal materno que vigora atualmente. Conclui-se que a representação materna do romance de Shriver é contrária ao que se tem construído socialmente em relação à maternidade e ao ideal da mulher-mãe. Este se apresenta como algo inalcançável, que oprime e coage as mulheres a retornarem ao lar, obrigando-as a se dedicarem exclusivamente aos filhos. Trata-se, assim, de uma ferramenta para manter a organização patriarcal da sociedade.Item Ruanda, país de lágrimas: reflexões sobre perda, memória e narrativa em Baratas, de Scholastique Mukasonga.(2020) Silveira, Alexandre Henrique; Amorim, Bernardo Nascimento deO artigo pretende pensar a perda como componente central da autobiografia Baratas, de Scholastique Mukasonga, considerando a história de Ruanda, marcada pela colonização, e a busca por uma memória ruandesa. Segundo Richard Oko Ajah (2015), as obras da escritora que tematizam o conflito étnico em Ruanda são narrativas de memória e trauma, as quais denunciam as condições que culminaram em um trauma estrutural, sofrido pelos tutsis ao longo de décadas de violência e segregação, até o genocídio de 1994. A perda e a ausência dos seus, assombrando a autora, narradora e personagem sobrevivente do massacre, fazem com que tome para si a tarefa de guardiã da memória de seu povo. Cogita-se que a experiência traumática, a caracterizar o teor testemunhal de Baratas, leva a escritora a buscar, através da rememoração (Gagnebin 2006), uma forma de agir no presente para lutar contra o esquecimento e a repetição dos horrores do passado, humanizando-se através da arte.Item Solidão e singularidade em Fernando Pessoa.(2013) Amorim, Bernardo Nascimento deO objetivo do texto é desenvolver algumas reflexões sobre a obra de Fernando Pessoa a partir das ideias de solidão e singularidade, apresentadas por Alfonso Berardinelli em “Quatro tipos de obscuridade”. Pretende-se descrever e analisar algumas das tensões presentes na obra do escritor português, focalizando, em especial, as relações entre três de suas facetas, quais sejam, Bernardo Soares, Álvaro de Campos e Alberto Caeiro. Merecerão destaque ideias como a da hipertrofia da consciência, em contraste com a percepção de que só são felizes os homens comuns, de modo a se evidenciarem as oscilações do poeta, que nem pode deixar de colocar em dúvida o valor da sua diferença, nem se resigna a negá-la por completo.Item Um sujeito Guenzo : considerações acerca do eu poético de João Cabral de Melo Neto em A Escola das Facas.(2022) Amorim, Bernardo Nascimento de; Santos, Monick Pereira de Araújo dosEste artigo visa explorar o lugar singular de A escola das facas, no todo da obra de João Cabral de Melo Neto. Para isso, recuperamos as discussões teóricas sobre o gênero autobiográfico, conforme Luiz Costa Lima (1986) e sobre a figura do sujeito lírico, segundo Dominique Combe (2010), interrelacionando tais teorias à uma leitura que tensiona o objeto literário e seu autor. Foram selecionados três poemas como corpus de análise, todos eles relacionados à forma de rememoração da infância, com o objetivo de analisar criticamente a abordagem do tema da memória da infância e sua relevância para a composição de uma imagem da voz poética do livro. Dessa forma, o sujeito poético constituído equilibra-se entre sujeito empírico, autobiográfico e lírico.Item A véspera da casa : sobre a poética de Conceição Lima e certas “pessoas de bem”.(2019) Amorim, Bernardo Nascimento dePartindo de um intenso desgosto e de uma intensa inquietação com os rumos que tem tomado o país onde nasci, desde as últimas eleições presidenciais, procuro, neste artigo, pensar sobre como a poesia de Conceição Lima, visceralmente ligada a São Tomé e Príncipe, com cuja história e com cujo futuro se apresenta compromissada, afasta-se dos riscos que o nacionalismo comporta, recusando as dicotomias simplistas e o maniqueísmo típicos de uma “lógica da colonialidade”, tão explícita, hoje, no Brasil. Para demonstrar tal afastamento, faço uso de conceitos caros a pensadores que, como eu, acreditam na necessidade de se recusar o fechamento das culturas em seu próprio universo, assim como a intolerância e o preconceito que advêm da crença em verdades absolutas e dogmas definitivos. Hibridismo e interculturalidade são alguns destes conceitos, os quais me fornecem sugestões para observar como a poesia de Lima ultrapassa certas fronteiras.