Navegando por Autor "Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves"
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Item Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.(2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela BarbosaEsta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.Item Cartilhas turísticas de Ouro Preto : um novo olhar.(2016) Alencar, Débora Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO presente trabalho tem o intuito de demonstrar a qualificação do turismo através do desenvolvimento de cartilhas turísticas como um instrumento de comunicação entre o destino turístico Ouro Preto, o turista, o trade turístico e a comunidade local. O projeto CATOP tem como objetivo fornecer informações conscientes e objetivas sobre a cidade. Logo, descreve-se a elaboração de duas cartilhas com perspectivas diferentes e para os dois públicos que coexistem na cidade, turistas e moradores. O propósito é beneficiar a atividade turística do destino com a comunicação e a informação sobre a cultura local, os roteiros que expõem a diversidade do local bem como sua estrutura geográfica. Para a construção do conteúdo das cartilhas do projeto CATOP, foram realizadas pesquisas conceituais, comparativas e sobre o público. Como resultado, obtivemos um material com viés informativo e educador.Item A classificação de meios de hospedagem do Brasil.(2012) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesNo Brasil, a política de Classificação de Meios de Hospedagem é uma das mais antigas políticas de turismo, ela remonta a década de 1980 e ainda está vigente no país. A formulação do sistema de classificação de meios de hospedagem brasileiro passou por momentos distintos, mobilizando atores e formas próprias na articulação do Estado com os mesmos, e podem ser divididas em três momentos distintos. Essa classifica no Brasil é uma criação do Estado, por isso, tal sistema está sujeito a variações considerando as próprias transformações por que passa o Estado, podendo levar a resultados distintos do ponto de vista da definição dos vetores de crescimento e indução de mudanças setoriais. Levando em conta os três momentos desta política, seu estudo sugere que as mudanças ocorridas nesta política ocorrem face às modificações do papel do Estado nos diferentes governos brasileiros.Item Competitividade das nações : uma análise do plano nacional de turismo do Brasil.(2012) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Miranda, Renato Luis Pinto; Figueiredo, Frederico de Carvalho; Oliveira, Ataualpa Luiz deA importância do turismo é refletida em vários países, tornando-se um dos principais setores socioeconômicos mundiais, pois se pressupõe que esta atividade pode trazer desenvolvimento e desencadear diversos benefícios para uma localidade. Desta forma, o poder público tem uma importância fundamental para a sua dinamização, assim o Estado deve equilibrar suas ações entre o intervencionismo e o liberalismo, criando uma engrenagem homogênea, embora também seja importante considerar as peculiaridades regionais do país. O objetivo deste trabalho é analisar o Plano Nacional de Turismo brasileiro considerando suas premissas em comparação àquelas apontadas pelos aspectos da competitividade das nações, por meio de uma análise interpretativa. O principal resultado obtido foi um quadro comparativo considerando seis indicadores que se destinam a mensurar as considerações trazidas pelo PNT a respeito das noções de competitividade nas políticas públicas de turismo.Item Construindo a cidadania : estudo da participação e controle social na gestão do saneamento básico no município de Ouro Preto-MG.(2022) Andrade, Flavio Marcio Alves de Brito; Vieira, Paulo de Castro; Vieira, Paulo de Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Penna, Jorge Adílio; Polignano, Marcus ViniciusO trabalho tem como objetivo estudar os mecanismos e procedimentos da participação e o controle social na gestão do saneamento básico no município de Ouro Preto – MG, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. A pesquisa foi realizada buscando atingir os objetivos específicos por meio de consulta à legislação que rege o controle social de maneira geral e o do saneamento em particular, bem como analisando documentos de Conselhos Municipais de Saneamento e colegiados correlatos, além de buscar subsídios na literatura científica que aborda o tema. O trabalho considerou o pano de fundo peculiar da visão que a população do município de Ouro Preto tem do saneamento, sob os aspectos cultural, financeiro, social e sanitário. A pesquisa estudou como se deu o controle social nessa realidade específica. Foram analisados, em detalhes, os conselhos de políticas públicas, as audiências públicas, as conferências populares e as agências reguladoras. O trabalho buscou enfocar esses mecanismos nas quatro etapas da formulação e do desenvolvimento de ações na política de saneamento: planejamento, regulação, prestação e fiscalização dos serviços. Perpassando todo o trabalho, estudou-se a percepção da população local quanto aos mecanismos de controle social e a sua participação nas políticas públicas no município. Ao fim, pode-se concluir que os mecanismos de controle social existem, têm base legal e sustentação científica, são representativos e democráticos, mas são pouco conhecidos e, consequentemente, pouco utilizados por parcela significativa da sociedade.Item Estratégias de marketing para enfrentamento da Covid-19 : o município de Ouro Preto - MG.(2021) Oliveira, Elielton dos Santos; Pinto, Gabriela Maria de Lana; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Volta, Carolina Lescura de Carvalho CastroOs desdobramentos da pandemia causados pelo novo coronavírus geraram uma série de impactos no turismo brasileiro. Visando minimizar os efeitos que alcançaram o setor turístico, é fundamental a aplicação de estratégias e estudos. Posto isto, o objetivo deste trabalho é compreender as estratégias de marketing frente a pandemia do novo coronavírus no município de Ouro Preto (MG). Como aplicação metodológica, foram realizadas entrevistas com roteiros semiestruturados destinados aos atores-chave que pudessem fornecer informações sobre o planejamento do marketing e sua aplicação. Complementarmente, foi realizado um levantamento de algumas notícias, as quais contribuíram na exemplificação de ações realizadas pelo destino. Por meio disto, identificou-se a aplicabilidade de estratégias elaboradas com objetivo de manter um bom posicionamento externo frente ao contexto adverso oriundo da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, o comportamento dos turistas e moradores coloca em evidência se, de fato, as ações foram eficazes.Item Evidências da governança na gestão de cidades criativas da gastronomia : análise de ações coletivas em instâncias municipais no contexto brasileiro.(2022) Mediotte, Elias José; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Santos, Yuri Tomaz dosO objetivo é compreender as ações de governança nas Instâncias Municipais das Cidades Criativas da Gastronomia, no Brasil, considerando a perspectiva multinível. Para tanto, tomou-se como base, premissas de Desenvolvimento Sustentável e da Governança como uma dinâmica de Ação Coletiva, lançando luzes para a imbricação e indissociabilidade entre essas dimensões, ambas estabelecidas por meio dos estudos auferidos à esta pesquisa. Como instrumentos metodológicos, recorreu-se à Análise de Conteúdo e Análise Documental, especialmente por meio de concessões de documentos expedidos pelos atores internos do núcleo municipal de governança das Cidades Criativas. A pesquisa revelou que a governança, em duas das cidades, é incipiente quanto à formalização e composição da rede municipal, refletindo em dificuldades em apontar ações, em exercício, concluídas ou a serem aplicadas, no horizonte da agenda global 2030.Item Os festivais e seus impactos para os destinos turísticos : o caso do Festival de Inverno de Ouro Preto/MG.(2021) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Navarro, Rhuan Anthony Dias; Silveira, Renato Augusto Condé daO presente artigo tem como tema principal o impacto dos eventos nos destinos turísticos. Os eventos, importante campo de estudos na área do turismo, tornaram-se tão popularizados nos dias de hoje que setores governamentais, corporativos e comunitários os criam com os mais diversos objetivos, seja para atrair incentivos financeiros ou benefícios culturais e/ou sociais para os destinos turísticos, conformando-se como um dos mais fundamentais e maiores setores que compõe a atividade turística. Neste sentido, durante todo o ano a cidade de Ouro Preto, MG, prestigioso destino turístico, recebe eventos de diversos tipos, seja de caráter cultural, religioso, manifestações artísticas, sociais, corporativos, científicos, dentre outros. Destaca-se o Festival de Inverno de Ouro Preto - MG, um dos mais conhecidos eventos que acontece anualmente, impactando socioeconomicamente este destino turístico. Neste sentido, a pesquisa busca compreender a importância do Festival de Inverno de Ouro Preto e discutir seu impacto socioeconômico para a cidade, à luz da avaliação dos seus frequentadores e da comunidade local. Para atingir este objetivo, além de pesquisa documental em relatórios de pesquisa de órgãos oficiais do turismo, utilizou-se da abordagem quantitativa, por meio de aplicação de 342 formulários aos frequentadores do evento. Os resultados da pesquisa apontam para a significância do evento para Ouro Preto, especialmente para o turismo da cidade, em razão do impacto social, cultural e econômico para o destino turístico investigado.Item Image of tourist destination : review and analysis of articles published in Brazil.(2022) Shishito, Marcelo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesThe tourist destination image is recognized by many scholars in the area as one of the main factors responsible for influencing the tourist’s choice of destination and, therefore, an essential factor to be considered in destination tourism management and planning, in order it can be sustainably competitive. The aim of this article is to conduct a systematic review of articles published in Brazil on the subject of destination image to provide an overview of how studies on the subject are being carried out. To this end, the SPELL platform was used to identify and collect the data. The sample of this study was compound by 23 articles existing on SPELL database, published between the years 2008 and 2020. Most of the articles studied are characterized as exploratory-descriptive re- search, empirical in nature, balancing between quantitative and qualitative methodo- logical approaches. The main publications that serve as a basis for destination image studies were identified: Baloglu and Maccleary (1999); Echtner and Ritchie (1991); Gal- larza, Saura and García (2002); Beerli and Martín (2004) and Chagas (2008). The results of this study seek to contribute to the scientific development about the tourist destina- tion image serving as a basis to guide future studies on the subject and, consequently, to contribute to the development of tourist destinations.Item A imagem de destino turístico : um estudo fotoetnográfico da imagem de Ouro Preto.(2023) Shishito, Marcelo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Achutti, Luiz Eduardo Robinson; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO turista escolhe um destino para passar as férias com base na imagem que tem desse lugar. Portanto, a imagem do destino é um fator essencial a ser considerado no desenvolvimento do marketing turístico, já que é responsável por influenciar a escolha do destino pelo turista. Assim, uma imagem única, forte e dinâmica se torna um diferencial competitivo para um destino turístico. Este estudo tem o objetivo geral de apresentar a imagem do destino de Ouro Preto pela perspectiva de seus moradores e visitantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza teórica-empírica e de abordagem qualitativa, que faz uso da Fotoetnografia (Achutti, 1997, 2004) e de um conjunto de técnicas de pesquisa, como pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro fotográfico. Considerando a complexidade do construto imagem de destino turístico este estudo se fundamentou na teoria da imagem global dos modelos de Baloglu e Mcleary (1999) e de Qu, Kim e Im (2011). Constatou-se que a imagem global de Ouro Preto emerge como uma interseção complexa entre aspectos cognitivos, afetivos e únicos. Em sua dimensão cognitiva, os atrativos turísticos como a arquitetura colonial preservada, as igrejas barrocas, os museus e os eventos realizados ao longo do ano, criam uma base sólida para essa imagem. A conexão emocional com o passado, a cordialidade dos moradores com os visitantes, a sensação de segurança ao percorrer suas ruas históricas e o clima romântico imprimem um caráter afetivo à cidade. Nesse sentido, a riqueza histórica e cultural, os sentimentos de vivacidade e a atmosfera autêntica da cidade dão sinergia a uma imagem que transcende o simples olhar, transformando Ouro Preto em um destino turístico verdadeiramente especial e único. Por fim, a realização deste estudo serve para comprovar o potencial da Fotoetnografia para o desenvolvimento de estudos de imagem de destino turístico e para colaborar na consolidação de um método pouco utilizado em pesquisas de Turismo. Além disso, os resultados deste estudo pretendem contribuir para o desenvolvimento científico do marketing de destinos, servindo de base para investigações futuras sobre a imagem de Ouro Preto, como também de outros destinos turísticos.Item O impacto da pandemia da COVID-19 no setor de eventos de Ouro Preto-MG.(2021) Ferreira, Andréia da Graça; Domiciano, Larissa Gonçalves de Oliveira; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO setor de eventos do município de Ouro Preto Minas Gerais é um importante contribuinte da economia local, os mesmos exercem a função de atrair milhares de turistas todos os anos para a cidade e seus distritos, contribuindo assim para a imagem do destino e gerando emprego e renda para a população ouropretana. No início do ano de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou o surto da COVID-19 como uma pandemia, a partir de então inúmeras medidas de biossegurança foram adotadas para minimizar a disseminação do novo coronavírus, como o uso de máscaras e o distanciamento social, medidas as quais são incompatíveis e impedem a realização de eventos presenciais, o que ocasionou grandes impactos no setor de eventos. Diante deste cenário, por meio de uma abordagem quali-quantitativa e com o propósito descritivo exploratório, o presente artigo objetiva revelar os impactos que a pandemia da COVID-19 está causando no setor de eventos do município de Ouro Preto - MG. Portanto, a pesquisa demonstra as dificuldades que as instituições, empresários e trabalhadores do ramo de eventos do município estão enfrentando, como também apresenta os relatos que apontam quais as medidas que estão sendo tomadas para minimizar os danos e sobreviver à crise.Item O impacto da pandemia do novo coronavírus no carnaval de Ouro Preto-MG.(2021) Domiciano, Larissa Gonçalves de Oliveira; Ferreira, Andréia da Graça; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Volta, Carolina Lescura de Carvalho CastroO surto de doença infecciosa causada pelo vírus conhecido como SARS COVID-19, teve início em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan na China. Devido a seus altos índices de contaminação ele rapidamente se alastrou pelo mundo tornando-se uma pandemia. Este cenário trouxe consequências para todos os setores da economia mundial, principalmente para o setor turístico e de eventos, uma vez que o isolamento social é uma das formas mais eficazes para evitar a transmissão do vírus que ocorre de pessoa para pessoa. Desse modo, a partir da abordagem qualitativa e com propósito descritivo-exploratório, o presente artigo objetiva explorar as implicações desta pandemia na realização do Carnaval de Ouro Preto-MG em 2021, evento secular e um dos principais do município. A pesquisa trouxe como resultados o fato de que a pandemia está causando mudanças na forma como o carnaval ouro-pretano e os blocos universitários são organizados, e evidenciou a maneira como o evento ocorrerá no próximo ano, com um possível adiamento para o segundo semestre de 2021.Item Marketing do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana : uma análise das edições 2018-2019.(2020) Vicente, Thais Cristina; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO estudo apresentado tem como tema principal o marketing e suas implicações no planejamento e a organização de eventos. Partiu-se da hipótese que uma possível falha do marketing de eventos resultou em baixa participação do público-alvo em algumas atividades do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2018 e 2019. Considerando que o marketing é complexo e envolve inúmeras funções organizacionais, ressalta-se que neste artigo o foco da investigação será as estratégias de promoção de um evento. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é compreender as estratégias de marketing (promoção) adotadas no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana nas edições de 2018 e 2019. Desse modo, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho descritivo-exploratório, adotando a abordagem qualitativa. Utilizou-se da análise documental, consulta em dados secundários, e também da aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado com atores chave na organização das edições de 2018 e 2019. Durante a avaliação dos resultados da pesquisa, evidenciou-se que diversos elementos podem contribuir para o planejamento de um evento da natureza e complexidade dos festivais culturais, principalmente quando sua realização se dá por uma instituição pública de ensino superior, implicando no cronograma estabelecido, no alinhamento entre as equipes e, sobretudo, nos investimentos para o marketing do evento que, na sua falta, ocasiona no não atingimento de parte do seu público-alvo.Item Pós-mineração em Congonhas/MG : o turismo criativo como alternativa para o desenvolvimento sustentável.(2023) Vieira, Ana da Cruz Alcântara Campos; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Oliveira, Ataualpa Luiz deO município de Congonhas, em Minas Gerais, é conhecido por seu patrimônio barroco epossui um sítio patrimonializado pela UNESCO. No entanto, vive a dependência econômica da mineração, inicialmente do ouro e atualmente do minério de ferro. Essa dependência tem levado os moradores a priorizarem os benefícios da mineração, deixando de desfrutar plenamente seu rico patrimônio cultural. Para conferir um caráter diferenciado ao território, a hipótese proposta é que é necessário construir novasrelaçõese oportunidades de desenvolvimento regional, e o turismo criativo se apresenta como umadas soluções que oferece essa oportunidade de desenvolver o potencial criativo do território, por meio de experiências de aprendizagem e interação com a cultura local. Além disso, o turismo criativo promove a aproximação entre visitantes e moradores, assim como o surgimento de novos modelos de negócios. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interações entre a atividade minerária e o território de Congonhas, enfocando o turismo criativo como uma alternativa produtiva e de diversificação econômica no pós-mineração. Para isso, foram identificados indicadores e táticas que fortalecem os mecanismos de integração e governança; sendo fundamental o alinhamentoàs metas dos 17 ODS da Agenda 2030, para que a sustentabilidade e a resiliência sejam incorporadas aos espaços rurais e minerados do município. Nesse sentido, apresenta-se as contribuições do “Policy Design” nas políticas públicas do turismo criativo, além de instrumentos de financiamento e gestão que valorizem a criatividade e as diversidades culturais, bem como priorizem o conhecimento e incluam as cidades circunvizinhas. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas utilizando o método da História Oral integrado à amostragem "bola de neve" para a coleta de dados. Além disso, a técnica da fotografia documental foi utilizada como recurso. A pesquisa revelou a plausibilidade da hipótese de despertar e estimular o turismo criativo como uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável, especialmente no pós- mineração em Congonhas. Contudo, verificou-se a necessidade de planejar, estruturar e implementar uma série de medidas para garantir o êxito desta iniciativa, maximizando seus benefícios para a comunidade local e oferecendo experiências enriquecedoras aos visitantes.Item Questão ambiental : dimensão periférica em política pública de turismo?(2017) Souza, Cynthia Oliveira de; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesNo século XX, o turismo foi objeto de atenção em políticas públicas de governos centrais de diferentes países. No século XXI, devido ao processo de descentralização, o turismo passou a ser também um setor de interesse de governos subnacionais em prol do desenvolvimento local e regional. O objetivo deste artigo é analisar a questão ambiental na política pública de turismo planejada por um governo subnacional em um estado federativo. Para tanto, foram aplicados o método documental cujos dados coletados foram cotejados a luz da literatura especializada. Como resultados, identificou-se as prioridades e as questões consideradas importantes por um governo em uma política pública de turismo a partir de um esquema analítico de 15 tipos de objetivos e 22 formas de atuação governamental. Na situação analisada, observou-se que a questão ambiental não é algo central na política vigente, o que pode tornar preocupante a sustentabilidade do turismo para além da dimensão econômica. Por fim, o esquema analítico empregado possibilita compreender a intencionalidade e a abrangência de uma política pública de turismo.Item Recensão - El turismo desde las ciencias sociales: reflexiones, apropiaciones y diálogos con América Latina, de T. D. Pimentel, A. A. Dachary e M. Korstanje (orgs.).(2022) Emmendoerfer, Magnus Luiz; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesItem Redes do Turismo : uma análise da política de turismo do Estado de Minas Gerais – Brasil.(2012) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Mafra, Flávia Luciana NavesO estado de Minas Gerais, atualmente, atua no sentido de regionalizar e descentralizar o setor de turismo, integrando diversos municípios que possuem características em comum, por meio de circuitos turísticos. O presente estudo foi realizado com o objetivo de caracterizar a dinâmica entre os atores que compõem os circuitos turísticos de Minas Gerais. Na primeira etapa da pesquisa, foi realizada uma macroanálise dos circuitos mineiros, os dados foram obtidos por meio dos órgãos gestores dos circuitos turísticos. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas com os atores-chave da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais e da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais que apareceram na primeira etapa, para aprofundar nas análises sobre o inter-relacionamento desses atores. Os resultados obtidos sugerem a existência de um novo ator que apresenta ter uma importância fundamental para os circuitos, como também os interesses comuns e conflitantes dos atores e seus espaços de negociação. Finalmente, considera-se que existem estratégias conjuntas entre os circuitos, mas que ainda são muito embrionárias e que a percepção de alguns atores sociais a respeito de redes é um tanto quanto superficial.Item Tourism networks - interdependent relationships among public policy actors.(2021) Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Emmendoerfer, Magnus Luiz; González, María VelascoThis chapter dialogues with the field of studies and analysis of public policy, which has its pioneering work in the 1940s and is in constant development. Given the various definitions of public policies, there is a convergence that these include articulations between various actors - public and private - which makes it important to consider the relational perspective for analysis purposes. Governments have been dedicated to formulating public policies in specific domains, seeking to guide, regulate, as well as develop certain activities, such as tourism. In this sense, the municipality of Ouro Preto, a World Heritage Site, a tourist destination with a highly relevant historical and cultural heritage, which has established public tourism policies and tourism management tools, becomes a potential locus for investigation. In this context, we seek to investigate the interactions, from the perspective of the network approach, between the actors that make up the municipal public management of tourism in the city of Ouro Preto, Brazil, considering the multidimensionality of political interest in the public-private sector. The contribution of this work continues to improve the understanding of the implications of network management in tourist destinations, articulating the themes of governance and policy networks that circumstantially pass-through discussions on social networks. Thus, contribute to the field of studies on collaborative forms in tourism planning and management. Finally, it is concluded that the application of this theoretical-methodological model allows to assess the articulations and behaviors of the actors within spaces of participation, as well as the positions and exchanges that affect the results facing the construction of public tourism policies.