Navegando por Autor "Abreu, Mery Natali Silva"
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Item Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde.(2022) Freitas, Pedro Henrique Batista de; Meireles, Adriana Lúcia; Barroso, Sabrina Martins; Bandeira, Marina de Bittencourt; Abreu, Mery Natali Silva; David, Gabriela Lemes; Paula, Waléria de; Cardoso, Clareci SilvaObjetivo: apresentar o perfil de qualidade de vida e de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários da área da área saúde. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com estudantes universitários da área da saúde de três Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. Foram mensuradas variáveis sociodemográficas, de hábitos de vida, presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse e qualidade de vida (QV). A QV foi avaliada pela escala WHOQUOL-bref e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. por meio da escala DASS-21. Realizou-se análise descritiva dos dados. Resultados: 321 estudantes participaram do estudo, maioria do sexo feminino (71,0%). Mais de 50% dos estudantes apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e estresse, independentemente do nível de severidade, enquanto sintomas graves/muito graves estiveram presentes em mais de 20% deles, com maior proporção no curso de enfermagem. O domínio psicológico apresentou o menor escore geral de QV (58,33), e o melhor foi observado, no domínio relações sociais (66,67). Os estudantes de enfermagem apresentaram os escores mais baixos, enquanto os estudantes de educação física os melhores escores, na maioria dos domínios. Estudantes de medicina apresentaram o melhor escore, no domínio meio ambiente (68,75). Conclusão: sugere-se o planejamento de políticas e estratégias que promovam o bem-estar físico e mental dos estudantes, bem como rastreio e acompanhamento daqueles mais vulneráveis e com problemas de saúde mental, estratégias essas que podem impactar positivamente a QV.Item Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde.(2022) Freitas, Pedro Henrique Batista de; Meireles, Adriana Lúcia; Barroso, Sabrina Martins; Bandeira, Marina de Bittencourt; Abreu, Mery Natali Silva; David, Gabriela Lemes; Paula, Waléria de; Cardoso, Clareci SilvaObjetivo: apresentar o perfil de qualidade de vida e de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários da área da área saúde. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com estudantes universitários da área da saúde de três Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. Foram mensuradas variáveis sociodemográficas, de hábitos de vida, presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse e qualidade de vida (QV). A QV foi avaliada pela escala WHOQUOL-bref e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. por meio da escala DASS-21. Realizou-se análise descritiva dos dados. Resultados: 321 estudantes participaram do estudo, maioria do sexo feminino (71,0%). Mais de 50% dos estudantes apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e estresse, independentemente do nível de severidade, enquanto sintomas graves/muito graves estiveram presentes em mais de 20% deles, com maior proporção no curso de enfermagem. O domínio psicológico apresentou o menor escore geral de QV (58,33), e o melhor foi observado, no domínio relações sociais (66,67). Os estudantes de enfermagem apresentaram os escores mais baixos, enquanto os estudantes de educação física os melhores escores, na maioria dos domínios. Estudantes de medicina apresentaram o melhor escore, no domínio meio ambiente (68,75). Conclusão: sugere-se o planejamento de políticas e estratégias que promovam o bem-estar físico e mental dos estudantes, bem como rastreio e acompanhamento daqueles mais vulneráveis e com problemas de saúde mental, estratégias essas que podem impactar positivamente a QV.Item Symptoms of depression, anxiety and stress in health students and impact on quality of life.(2023) Freitas, Pedro Henrique Batista de; Meireles, Adriana Lúcia; Ribeiro, Isabely Karoline da Silva; Abreu, Mery Natali Silva; Paula, Waléria de; Cardoso, Clareci SilvaObjective: to evaluate the association between quality of life and presence of symptoms of depression, anxiety, and stress in college students in the health area. Method: cross-sectional study that included 321 students from undergraduate courses in the health area. Quality of life was measured using the World Health Organization scale, abbreviated version, in the physical, psychological, social relations and environment domains, and symptoms were assessed by the depression, anxiety and stress scale. Multivariate analysis was performed using robust linear regression to evaluate the association between quality of life and symptoms. Results: a negative association was observed between the quality of life and depression symptoms in all domains, while anxiety symptoms showed a negative association in the environment domain, and stress symptoms had a negative association in the psychological domain. Symptom severity was unfavorably associated with quality of life, that is, the greater the symptom severity, the lower the mean scores in all domains. Conclusion: symptoms of depression, anxiety, and stress were prevalent and had a negative impact on students’ quality of life, especially in the presence of depressive symptoms. The decrease in scores was significantly associated with the severity of symptoms.