DEEMA - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando DEEMA - Artigos publicados em periódicos por Autor "Bohrer, Alice"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise das dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos ao realizarem atividades utilizando o GeoGebra no smartphone.(2021) Bohrer, Alice; Tinti, Douglas da SilvaO presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo principal investigar as dificuldades apresentadas por alunos do 2o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao utilizarem o GeoGebra no smartphone para o estudo da Funções Quadráticas. Trata-se de um estudo qualitativo que considerou o diário de campo e os registros dos alunos como fonte de dados. Analisa-se o desenvolvimento de atividade, composta por 2 exercícios, que foi resolvida com o auxílio do GeoGebra instalado nos seus smartphones. A análise evidenciou que, inicialmente, os alunos apresentaram dificuldades em manusear o GeoGebra. Porém, tal dificuldade foi diminuindo à medida que se familiarizaram com esse aplicativo. Conclui-se que, apesar das dificuldades iniciais no manuseio do GeoGebra apresentadas por alguns participantes da pesquisa, houve a percepção de que o uso do aplicativo facilitou a resolução das atividades, dado que esse recurso possibilita uma melhor visualização em relação ao gráfico e contribui para a tomada de decisão.Item Mapeamento de pesquisas sobre a função quadrática em contextos de ensino e/ou aprendizagem da matemática.(2021) Bohrer, Alice; Tinti, Douglas da SilvaO presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo apresentar um mapeamento de pesquisas que investigaram a função quadrática em processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Para sua estruturação, optou-se por explorar as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando as pesquisas defendidas no período de 2013 a 2019 e o descritor “Função Quadrática”. Inicialmente foram analisadas 129 pesquisas e verificou-se que, destas, 88 versavam sobre função quadrática em contextos de ensino e/ou de aprendizagem de matemática. Tais pesquisas compuseram o corpus de análise do presente artigo, que focalizou aspectos como lócus de produção, contextos investigados, recursos didáticos utilizados e objetivos na relação com os resultados apresentados. Em síntese, os resultados indicam que há predominância da abordagem qualitativa, que a maioria das pesquisas (57) foram realizadas no 1o ano do Ensino Médio, e que o software GeoGebra foi o recurso didático mais utilizado pelas pesquisas.