DEEMA - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando DEEMA - Artigos publicados em periódicos por Autor "Alves, Gelindo Martineli"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item As contribuições da etnomatemática e da perspectiva sociocultural da história da matemática para a formação da cidadania dos alunos.(2016) Alves, Gelindo Martineli; Rosa, Milton; Viana, Marger da Conceição VenturaEste estudo foi conduzido com 35 alunos matriculados no oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na microrregião de Sete Lagoas, no estado de Estado de Minas Gerais, Brasil. O principal objetivo foi verificar as contribuições de atividades fundamentadas pelo Programa Etnomatemática e pela perspectiva sociocultural da História da Matemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos por meio do ensino e aprendizagem de conteúdos da Educação Financeira A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas por meio da utilização da metodologia do estudo misto como o design de pesquisa denominado QUAL+ quan. Uma contribuição importante desse estudo foi a (re)conciliação entre a escola e o cotidiano dos alunos por meio da utilização do conhecimento financeiro e da perspectiva etnomatemática em sala de aula.Item Promovendo o desenvolvimento da educação financeira em uma perspectiva etnomatemática.(2017) Alves, Gelindo Martineli; Rosa, Milton; Viana, Marger da Conceição VenturaEsta pesquisa foi conduzida com 35 alunos do oitavo ano de uma escola pública. O principal objetivo foi verificar as contribuições do Programa Etnomatemática para a formação da cidadania dos alunos com atividades relacionadas com a Educação Financeira. A base teórica da etnomatemática buscou verificar o elo entre o conhecimento matemático cotidiano dos alunos com aquele institucionalizado nas escolas. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas com a metodologia do estudo misto. Os resultados apontaram para a necessidade de os professores desenvolverem atividades relacionadas com a Educação Financeira com fundamentação no Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos.Item Refletindo sobre as seis dimensões do Programa Etnomatemática na perspectiva da glocalização.(2022) Rosa, Milton; Alves, Gelindo Martineli; Orey, Daniel ClarkAo refletir sobre as seis dimensões da etnomatemática, um aspecto importante desse programa é a possibilidade da elaboração de uma ação pedagógica inovadora para o desenvolvimento de uma sociedade dinâmica e glocalizada. Desse modo, a glocalização significa a aceleração e a intensificação da interação e da integração entre os membros de grupos culturais distintos em contextos diversos como o escolar. Assim, um dos principais objetivos dessas dimensões é o desenvolvimento de uma visão cultural do processo de ensino e aprendizagem em matemática que pode resultar no intercâmbio (glocalização) de ideias, procedimentos e práticas matemáticas que são compartilhadas dialogicamente entre esses membros que vivenciam experiências cotidianas diversas em contextos distintos através do dinamismo cultural. Desse modo, os autores buscam tecer argumentos e fomentar reflexões sobre as seis dimensões da etnomatemática e as suas possibilidades de elaboração de ações pedagógicas na perspectiva da glocalização.