Jardilino, José Rubens Lima2019-06-172019-06-172018JARDILINO, J. R. L. Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educação. Revista Inclusiones - Revista de Humanidades Y Ciencias Sociales, v. 5, n. 4, p. 155-173, out./dez. 2018. Disponível em: <http://www.archivosrevistainclusiones.com/A%C3%B1o-2018/>. Acesso em: 19 mar. 2019.0719-4706http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje.pt-BRabertoEducação indígenaHistória do presentePolítica educacionalPolítica educativaEducación indígenaNarrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.Narrativas sobre educación de pueblos indígenas en Brasil : aportes para la historia de la educación.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados pela Revista Inclusiones estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Inclusiones <http://www.revistainclusiones.com/>. Acesso em: 16 abr. 2019.