Reis, Frederico da SilvaFerreira, Neuber SilvaAmorim, Silvio Luiz Gomes de2023-12-062023-12-062023AMORIM, Silvio Luiz Gomes de. A utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17893Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta dissertação apresenta uma pesquisa que teve como objetivo geral discutir possíveis contribuições de atividades exploratórias utilizando de forma integrada a Realidade Aumentada (RA) com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. A metodologia foi qualitativa em seus pressupostos e métodos, a partir da realização de uma pesquisa teórico-bibliográfica acerca das principais produções científicas relacionadas ao Ensino de Geometria Espacial, à Aprendizagem Móvel (Mobile Learning) e às Tecnologias Digitais na Educação Matemática, especialmente, aquelas que abordavam a utilização integrada da RA com o software GeoGebra. Foi realizada uma pesquisa de campo com alunos matriculados no 2o ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, no 1o semestre de 2023, a partir da elaboração, desenvolvimento e avaliação de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra 3D, relacionadas a conteúdos de Geometria Espacial que abordaram o estudo de sólidos geométricos, tais como: cubos, paralelepípedos, pirâmides, cilindros, cones e esferas. A descrição e análise das atividades exploratórias revelou que foi possível trabalhar algumas possibilidades que as ferramentas dispõem para a visualização, compreensão e interatividade entre o ambiente virtual e o real, por meio das projeções das figuras construídas e visualizadas em tela, utilizando de forma integrada a RA com o GeoGebra 3D, baixados e instalados nos dispositivos móveis dos alunos. As conclusões de nossa pesquisa apontam que as principais contribuições de atividades exploratórias utilizando a RA com o software GeoGebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio foram: a visualização na criação e desenvolvimento de ideias, conceitos e propriedades dos sólidos geométricos; a potencialização da aprendizagem móvel por meio da utilização de recursos tecnológicos e dos dispositivos móveis; e a construção de um novo olhar, por parte dos alunos participantes, para as possibilidades de utilização de Tecnologias Digitais na aprendizagem de Matemática. Por fim, trazemos em destaque que a utilização de ferramentas tecnológicas para a abordagem de conteúdos de Geometria Espacial no Ensino Médio despertou o interesse e fomentou uma nova dinâmica de trabalho para os alunos, explorando as possibilidades oferecidas e que podem ser utilizadas no ambiente escolar e fora dele, por meio da aprendizagem móvel relacionada aos conteúdos escolares utilizando-se a RA e o GeoGebra 3D.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Educação matemáticaRealidade aumentadaSoftware GeoGebraAprendizagem móvelGeometria espacialA utilização integrada da realidade aumentada com o Software GeoGebra na perspectiva da aprendizagem móvel de geometria espacial.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.