Nogueira, Marlice de Oliveira eCampidele, Daiene Aparecida2021-06-142021-06-142021CAMPIDELE, Daiene Aparecida. Reforço escolar na ótica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: espaço/tempo de superação ou reprodução das desigualdades educacionais?. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13269Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.No Brasil, o reforço escolar tem sido apontado como recurso de inclusão educacional e de redução de deficiências acadêmicas na escola básica regular, independentemente da esfera administrativa. Inserido nesta temática, a presente pesquisa investigou a influência das atividades de reforço escolar ofertadas pelas escolas públicas nos processos de escolarização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Para isso, nos propusemos a investigar as crenças dos professores sobre a influência do reforço escolar no processo de ensino/aprendizagem dos estudantes, buscando compreender o significado atribuído por eles a essa estratégia de apoio à escolarização nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo foi realizado por meio de aplicação do questionário remoto aos professores e professoras de duas escolas públicas municipais de Ouro Preto e entrevistas realizadas por meio das plataformas Google Meet com seis professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados apontam para evidências de vários entraves vivenciados no âmbito dos projetos de reforço escolar oferecido nas duas escolas. Essas ações de reforço eram desenvolvidas em contextos escolares permeados por muitas limitações corporificadas em carências e dificuldades tanto materiais, quanto propriamente educacionais. Há precariedade de investimento dos poderes públicos e instâncias superiores, o que reflete no trabalho pedagógico no interior da instituição, e interferem no desenvolvimento dos projetos. Além disso, as professoras, em sua maioria, apresentaram crenças bastante similares sobre a relação entre participação familiar e aprendizagem dos estudantes. Crenças estas que eram influenciadas por elementos sociais, culturais e profissionais construídos ao longo da vida pessoal, acadêmica e profissional.pt-BRabertoInclusão educacionalEnsino e aprendizagemEscolarizaçãoReforço escolar na ótica de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental : espaço/tempo de superação ou reprodução das desigualdades educacionais?DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/05/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.