Lima, Guilherme da SilvaPacífico, Ana Vitória Miranda2023-07-042023-07-042023PACÍFICO, Ana Vitória Miranda. A música como ferramenta no ensino da História: análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16879Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dialógica dos processos de heterodiscurso presentes no enunciado produzido por estudantes do ensino médio sobre o conteúdo “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil” que compôs a componente curricular história. O trabalho foi realizado a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática dividida em seis aulas. A sequência didática em questão foi aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio, matriculados no Instituto Federal de Minas Gerais, na unidade Piumhi, ao longo do período pandêmico. A sequência didática estabelece dados para que fosse possível analisar como a utilização da letra das músicas pode contribuir para o ensino de história, estabelecendo como recorte temático “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil”. O trabalho em questão consiste em uma revisão bibliográfica a respeito da utilização da música como ferramenta dentro do campo da educação, e do ensino da história. Estabelece-se aqui como horizonte teórico as obras de Volóchinov e do círculo de Bakhtin. Para além, também é utilizada a teoria de Dermeval Saviani para elucidar a respeito da função da escola, contribuindo para a fundamentação teórica utilizada. Empregando como critérios de análise os conceitos de dialogia, heterodiscurso e tema do enunciado desenvolvidos e aprofundados no Círculo de Bakhtin, este trabalho apresentou a análise do processo de produção de sentidos aos conceitos por cinco alunos ao longo da sequência didática, juntamente com a análise das atividades finais produzidas ao término da sequência didática. Apresentou-se então a análise do tema do enunciado e da composição heterodiscursiva o enunciado dos estudantes, além de identificar quais os signos ideológicos apropriados e desenvolvidos por cada aluno. Ao final da análise dos dados, é possível compreender que a utilização da música como ferramenta no ensino da história a respeito da luta das mulheres por seus direitos no Brasil contribuiu com a produção de sentidos de conceitos no campo da história. Além disso, os resultados indicaram que a análise de composições discursivas por meio do conceito de heterodiscurso pode ser um caminho promissor para a análise dos processos de ensino e aprendizagem.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Música - instrução e estudoHistória - estudo e ensinoDialogiaHeterodiscursoSigno ideológicoA música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.