Marques, Geraldo Luciano de OliveiraGuimarães, Antônio Carlos RodriguesAntunes, Marco Antônio das Graças2023-02-072023-02-072022ANTUNES, Marco Antônio das Graças. Estudos geotécnicos de resíduos sólidos industriais de ardósia visando seu emprego na pavimentação viária na região central de Minas Gerais. 2022. 250 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16123Programa de Pós-Graduação em Geotecnia. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa considera o emprego de material reciclado, ambientalmente inerte, caso dos resíduos industriais decorrentes da operação de lavra e beneficiamento da rocha ardósia, fisicamente transformados em agregados britados, como integrantes das camadas granulares e de revestimento de um pavimento asfáltico. Trata-se de uma solução técnica que contribui para a mitigação de impactos ambientais decorrentes da exploração da ardósia (rocha ornamental). O estudo está centrado na construção e operação de uma pista em um trecho experimental para baixo volume de tráfego, no município de Papagaios, MG, Brasil, onde essa rocha é abundante. Os agregados minerais foram submetidos preliminarmente aos ensaios de caracterização física e química e, sequencialmente, no âmbito da mecânica dos pavimentos, aos ensaios de caracterização mecânica e de cargas cíclicas, com solos do subleito e de empréstimo, para as misturas granulares, e com o ligante CAP 50/70, para as misturas asfálticas. Os resultados encontrados permitiram constatar que o material, do ponto de vista geotécnico, é resistente ao desgaste por abrasão e ao ataque químico, apresenta muito baixa absorção de água, baixa degradação por impacto (com e sem ligante), baixa presença de finos plásticos, baixa quebra por esmagamento, não expansivo e se mostra com satisfatória adesividade a ligante asfáltico. Os parâmetros da metodologia Marshall tiveram seus limites integralmente atendidos. Aplicado o novo método de dimensionamento nacional – MeDiNa, este prognosticou um bom desempenho para o projeto do pavimento, seja em termos de área trincada do revestimento, seja quanto à deformação permanente do sistema de camadas. O desempenho da pista do trecho experimental, ao final dos seus três anos de operação, teve como base metodológica a avaliação funcional, estrutural, mecânica e de segurança viária contra a derrapagem. Diante dos resultados obtidos, espera-se que esse material seja utilizado em obras de pavimentação na região de sua ocorrência, o que concorrerá para sustentabilidade ambiental, evitando-se a exploração de novas pedreiras de agregados convencionais, além de fomentar o emprego e a renda local. A tendência lamelar da rocha não a invalida para uso rodoviário.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Resíduos industriaisArdósiaPavimentos flexíveisSustentabilidade e meio ambienteEstudos geotécnicos de resíduos sólidos industriais de ardósia visando seu emprego na pavimentação viária na região central de Minas Gerais.TeseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/01/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.