Diniz, MargarethPereira, Marcelo Ricardo2022-04-012022-04-012020DINIZ, M; PEREIRA, M. R. A presença da psicanálise na universidade: pesquisa e dispositivos para a formação docente. Revista da FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 84-101, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10499>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-0194http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14811O presente artigo apura a análise dos resultados da pesquisa Dispositivos de formação docente que consideram a subjetividade. A metodologia usada na pesquisa foi o registro escrito de professores/as psicanalistas a partir de duas questões acerca da implicação docente e dos métodos usados na formação visando os impactos na subjetividade docente. Como resultado, apuramos que a conduta clínica implicada e a escuta qualificada de docentes em situações de queixa e mal-estar se configuram como importantes dispositivos a serem transmitidos na formação, reiterando a ineficácia de modelos prescritivos de formação de professores/as que se baseiam no ensino de técnicas e informações acerca de como o/a professor/a deve ensinar e trabalhar com seu aluno. Reafirma-se assim a necessidade de tempo para a elaboração precisa das experiências cotidianas para que estas possam de fato atravessar e marcar o sujeito.pt-BRabertoSubjetividadeSubjectivityA presença da psicanálise na universidade : pesquisa e dispositivos para a formação docente.The presence of psychoanalysis in the university : research and devices for teaching education.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p84-101