Silva, Cíntia Vieira da2017-04-242017-04-242012SILVA, C. V. da. Narrar e saber: perguntas em torno da relação entre literatura e ciências. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, v. VI, n. 11, p. 211-217, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.revistaviso.com.br/pdf/Viso_11_CintiaVieira.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2017.19814062http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7631A noção de paradigma indiciário, criada por Carlo Ginzburg, reúne espécies de discurso distintas em um gênero comum em função do papel da narrativa em tais discursos científicos e literários. Diante de tal perspectiva, surgem algumas indagações, que o presente texto procura equacionar. Se narrativas históricas, literárias, psicanalíticas, paleontológicas, e assim por diante, operam segundo o paradigma indiciário, não caberia insistir no que permite distinguir tais formas narrativas? O paradigma indiciário favorece o estabelecimento de relações não hierárquicas entre literatura e ciências? Por fim, será que tal paradigma seria enriquecido caso, às virtudes da caça, pudesse acrescentar aquelas da coleta?pt-BRabertoIndiciárioNarrativaEvidentiaryNarrar e saber : perguntas em torno da relação entre literatura e ciências.To narrate and to know : questions about the relationship between literature and science.Artigo publicado em periodicoEsse documento é distribuído nos termos da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite, exceto para fins comerciais, copiar e redistribuir o material em qualquer formato ou meio, bem como remixá-lo, transformá-lo ou criar a partir dele, desde que seja dado o devido crédito e indicada a licença sob a qual ele foi originalmente publicado (http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR). Fonte: o próprio artigo.