Prado, Denise Figueiredo Barros doOliveira, Yan Gabriel da Conceição2023-03-162023-03-162022OLIVEIRA, Yan Gabriel da Conceição. A arte de Emicida e a reescritura da história Brasileira: uma análise decolonial de AmarElo. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16373Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa busca investigar o projeto transmidiático “AmarElo”, do artista Emicida, a partir de uma perspectiva decolonial e afrodiaspórica. Ao considerarmos o rap como um ambiente propício para a racialização e a politização de um debate social, o objetivo desta pesquisa é compreender como o rapper Emicida tensiona a história brasileira e a memória oficial sobre a negritude no projeto transmidiático “AmarElo”. A construção conceitual parte dos sentidos mobilizados pelos estudos da decolonialidade, problematiza a noção de raça e como ela atua sobre a nossa história e discute como o rap proporciona reflexões de cunho sociopolítico e cultural relevantes para compreender o contexto social brasileiro. A partir deste horizonte articulamos três categorias para analisar o projeto, sendo elas: Retorno Memorialístico/Ferida Colonial, Desperta Decolonial e Ruptura Emocional. A partir dessa abordagem Emicida fala sobre violências e feridas, sem resumir a negritude a isso, utiliza emoções para tentar resgatar a humanidade roubada pela colonialidade na mesma medida em que desperta seus ouvintes para questionar a estrutura sistêmica e violenta que cerca a realidade brasileira.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/EmicidaRap - músicaMovimentos sociaisRaçasA arte de Emicida e a reescritura da história brasileira : uma análise decolonial de AmarElo.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/02/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.