Viana, Marger da Conceição VenturaSilva, Pedro Henrique da2017-09-192017-09-192017SILVA, Pedro Henrique da. Transformações geométricas no contexto escolar: uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8757Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa foi desenvolvida na Linha 2: Formação de Professores de Matemática, Cultura e Ensino-aprendizagem de Matemática, do Mestrado Profissional em Educação Matemática da UFOP. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, que foi desenvolvido com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada do interior de Minas Gerais. O tema foi: o ensino-aprendizagem de transformações geométricas por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A partir de levantamento bibliográfico, de um questionário e seguindo os passos da teoria Histórico Cultural de Vigotski, foi elaborada uma proposta de atividades. Esta proposta utilizou-se de matérias manipulativas, tarefas e do software GeoGebra. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários, registro documental, diário de campo e filmagens. Finalizando a pesquisa, foi realizado um questionário final a fim de verificar alguns resultados. Para a interpretação e análise dos dados, foi utilizada a fundamentação teórica elaborada para este fim.pt-BRabertoGeometria - conhecimentos e aprendizagemTransformações geométricas no contexto escolar : uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.