Mendes, Cláudio LúcioRodrigues, Luana de Cássia Martins2015-10-292015-10-292014MENDES, C. L.; RODRIGUES, L. de C. M. Questões em torno da formação inicial de professores. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 17, n. 24, p. 13-42, dez. 2014. Disponível em: <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/534>. Acesso em: 26 out. 2015.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5712Neste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de Ensino Superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de Ensino Superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores.pt-BRGoverno de EstadoFoucaultPolíticas públicasQuestões em torno da formação inicial de professores.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Educação em Foco estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação em Foco <http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 ago. 2019.http://dx.doi.org/10.24934/eef.v17i24.534