Altino Filho, Humberto VinícioNunes, Célia Maria FernandesFerreira, Ana Cristina2022-03-102022-03-102020ALTINO FILHO, H. V.; NUNES, C. M. F.; FERREIRA, A. C. Metodologias ativas no ensino de matemática: o que dizem as pesquisas?. Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 1, p. 172-184, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://www.pensaracademico.facig.edu.br/index.php/pensaracademico/article/view/1705#:~:text=A%20an%C3%A1lise%20das%20pesquisas%20aponta,da%20Peer%20Instruction%2C%20por%20exemplo.>. Acesso em: 25 ago. 2021.1808-6136http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14663As metodologias ativas de aprendizagem estão em evidência nos debates educacionais. Tais metodologias têm por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade contemporânea, pautando-se no protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, apresenta-se uma análise da produção brasileira sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática, a partir da consulta ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das pesquisas aponta para a utilização de propostas de inserção de métodos ativos para a sala de aula de Matemática no geral, apresentando aplicações da Team Based Learning, do Just-in-Time-Teaching e da Peer Instruction, por exemplo.pt-BRabertoEducação matemáticaMathematical educationMetodologias ativas no ensino de matemática : o que dizem as pesquisas?Active methodologies in mathematics teaching : what does research report?Artigo publicado em periodicoO periódico Pensar Acadêmico permite distribuição, remixagem, adaptação e criação da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2693>. Acesso em: 23 maio 2021https://doi.org/10.21576/pa.2020v18i1.1705