Paiva, AparecidaCorrêa, Hércules Tolêdo2016-08-172016-08-172015PAIVA, A.; CORRÊA, H. T. Literatura e alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, v. 28, p. 177-196, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98628>. Acesso em: 07 ago. 2016.2317-8086http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6833O objetivo deste artigo é descrever e analisar algumas implicações para a produção literária para a criança no contexto da atual política de alfabetização “na idade certa”. Para tanto, procuramos contextualizar, ainda que rapidamente, as políticas públicas de incentivo à leitura para, em seguida, mostrar como se dá o processo dos programas de aquisição de livros do PNBE e do PNLD/PNAIC. Esse corpus é resultado da primeira seleção específica para essa política e é possível reconhecer nele um potencial de generalização para as discussões e problematizações que se quer travar aqui. Nosso fecho para este texto anuncia desdobramentos possíveis para o tratamento da temática abordada.pt-BRabertoLiteraturaAlfabetizaçãoLiterary readingLiterary literacyLiteratura e alfabetização : impasses e possibilidades.Literature e literacy : impasses and possibilities.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Via Atlântica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Via Atlântica <http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98628