Torres, Marco AntônioSilva, Ana Carolina AlvesEstevam, Vanessa da Silva2022-03-312022-03-312021TORRES, M. A.; SILVA, A. C. A.; ESTEVAM, V. da S. Transtorno do espectro autista (TEA) e os processos de reconhecimento em contextos educacionais: relações de poder e resistência. Revista Educar Mais, v. 5, n. 3, p. 619-636, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2065>. Acesso em: 25 ago. 2021.2237-9185http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14801O presente artigo analisou os desafios do desenvolvimento psicossocial no contexto da educação básica, a partir de discursos acerca de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como metodologia de pesquisa, elegeu-se o levantamento bibliográfico, bem como a entrevista narrativa com uma mãe de duas crianças diagnosticadas com a Síndrome de Asperger, que entendemos dentro do TEA. Utilizamos a noção de reconhecimento a partir de Butler (2015) para dialogar com os objetivos da pesquisa. Os resultados indicaram como os processos de reconhecimento das pessoas com deficiência no contexto escolar ainda são insuficientes, por isso exigem formas de resistências aos discursos de assujeitamento destas pessoas. As investigações também indicaram a importância de cooperação entre familiares e profissionais da educação para o reconhecimento das pessoas com deficiência. Por fim, as análises destacaram a luta de uma mãe, mobilizada pela razão e pelos afetos, nas relações de poder e resistência no contexto de uma educação inclusiva ainda insuficiente.pt-BRabertoDesenvolvimento psicossocialSíndrome de AspergerTranstorno do espectro autista (TEA) e os processos de reconhecimento em contextos educacionais : relações de poder e resistência.Autistic spectrum disorder (ASD) and recognition processes in educational contexts : relations of power and resistance.Artigo publicado em periodicoTodos os artigos publicados no periódico Revista Educar Mais são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Educar Mais <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/about>. Acesso em: 11 ago. 2021.https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2065