Carvalho, Alissandra Nazareth deVolta, Carolina Lescura de Carvalho CastroGallisa, Mônica de Fátima do Sacramento2023-11-212023-11-212023GALLISA, Mônica de Fátima do Sacramento. Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Patrimônio) – Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17827Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio. Departamento de Turismo, Escola de Direito, Turismo e Museologia, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/Decoração e ornamento - bordado - bordadeirasOuro Preto - MGPatrimônio culturalTurismoAnálise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.