Hamdan, Juliana Cesário2018-09-252018-09-252017HAMDAN, J. C. Por uma sensibilidade objetiva : Tavares Bastos e a educação no Império. Cadernos de História da Educação, v.16, n.3, p.788-800, set./dez. 2017. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/40938>. Acesso em: 16 jun. 2018.19827806http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10242O texto a seguir foi escrito com Aureliano Candido Tavares Bastos a quatro mãos. Começou quando ele escreveu, em 1866, a lista de apontamentos que expressariam suas ideias sobre a instrução no Império, e continuou comigo, na condição de historiadora, por meio de uma determinada forma de operação historiográfica. Aqui, em 2017, reescrevi suas notas procurando recuperar que tipo de lógica, de pensamentos e de ideias poderiam estar sustentando os apontamentos feitos pelo político. Para esse objetivo, o texto foi escrito na primeira pessoa do singular, da mesma forma como foi escrito pelo autor, na maioria das vezes, quando faz referência a si próprio. Para além de uma atualização do discurso e da língua, trata-se de uma narrativa que pretende fazer emergir com maior força a presença do sujeito e colocar no nível mais imperceptível possível a presença do historiador ou ainda das categorias interpretativas.pt-BRabertoManuscritos sobre educaçãoProdução de presençaManuscripts on educationProduction of presencePor uma sensibilidade objetiva : Tavares Bastos e a educação no Império.For an objective sensitivity : Tavares Bastos and education in the Empire.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados nos Cadernos de História da Educação são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original. Fonte: Cadernos de História da Educação <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 out. 2016.