Paula, Helton Cristian deLima, Mirian Assumpção eOliveira, Luciano Batista deBrito, Lélis Maia de2018-01-192018-01-192017PAULA, H. C. de et al. A participação dos alunos do curso a distância de administração pública da UFOP na gestão pública. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, p. 1-14, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/75158>. Acesso em: 16 nov. 2017.1679-1916http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9299Este artigo identifica se a participação dos alunos no curso de Administração Pública da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está associada a alterações na participação destes nos municípios onde residem e nos órgãos públicos que atuam. A inferência de que a informação e a reflexão sobre a gestão pública são fatores que estão associados a alterações na participação enquanto cidadão e servidor público foi feita a partir dos trabalhos de Dubet (1994) no campo da sociologia da ação. Decidiu-se por examinar atuação dos alunos a partir de dois aspectos: (a) influência via participação popular para residentes e (b) influência via desempenho na gestão para servidores. O curso a distância de Administração Pública da UFOP tem buscado consolidar não só as práticas gerenciais, mas principalmente, gerar uma base de atividades acadêmicas que atue no desenvolvimento de novos conteúdos e investigação. A pesquisa de campo corroborou o que Dubet (1994) propôs em seus trabalhos. Parte significativa dos alunos afirmou que o conteúdo das disciplinas tem permitido a eles participarem de ações enquanto cidadãos e servidores públicos.pt-BRrestritoAministração públicaParticipação popularSociologia da açãoA participação dos alunos do curso a distância de administração pública da UFOP na gestão pública.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RENOTE <https://seer.ufrgs.br/renote/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 21 fev. 2020.https://doi.org/10.22456/1679-1916.75158