Rahme, Mônica Maria FaridMrech, Leny Magalhães2015-03-312015-03-312014RAHME, M. M. F.; MRECH, L. M. Os efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais. Estudos em Avaliação Educacional, v. 25, p. 114-137, 2014. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2826/2699>. Acesso em: 26 mar. 2015.1984-932Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4806Neste artigo, discutimos questões relacionadas à inserção escolar de alunos considerados pouco convencionais, procurando destacar o quanto a convivência entre colegas pode ser uma dimensão a ser considerada no trabalho educativo. Para tanto, retomamos pesquisas que focalizam os efeitos da escolarização para esses alunos. Em seguida, apresentamos dados de um estudo sobre os efeitos da convivência entre pares na escola, quando uma criança apresentava fragilidades em sua constituição como sujeito. Para realização deste trabalho, adotamos como procedimentos metodológicos o registro sistemático dos dados levantados no trabalho de campo, a prática de entrevistas e a realização de filmagens. A partir desses dados, procuramos indicar o quanto a entrada na escola pode superar a transmissão formal de conhecimentos, operando, para algumas crianças, como um fator de estruturação subjetiva.pt-BREducaçãoPsicanáliseDistúrbios globais do desenvolvimentoInclusão escolarOs efeitos da inserção escolar para alunos pouco convencionais.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Estudos em Avaliação Educacional estão sob licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Fonte: Estudos em Avaliação Educacional <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 09 nov. 2016.http://dx.doi.org/10.18222/eae255720142826