Guimarães, DamarisMendonça, Paula Cristina Cardoso2016-07-292016-07-292014GUIMARÃES, D.; MENDONÇA, P. C. C. Avaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas. Química Nova na Escola, v. 37, p. 35-42, 2015. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc37_especial_I/07-EQF-92-14.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.1678-7064http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6690As habilidades cognitivas de alunos do ensino médio foram avaliadas a partir das justificativas apresentadas por eles durante a resolução de um estudo de caso que envolvia uma questão sociocientífica. Tais habilidades foram classificadas segundo a taxonomia de Bloom. As justificativas daqueles alunos que demonstraram habilidades de níveis 4 e 5 (que conseguiram propor argumentos válidos) foram classificadas em níveis, propostos com base no padrão de Toulmin. Observou-se que a maioria dos alunos iniciou o ensino médio com as habilidades do domínio cognitivo de ordem média desenvolvidas e, portanto, apresentou dificuldades em assumir um posicionamento crítico e em argumentar. No entanto, constatamos que as habilidades cognitivas se desenvolveram com o decorrer do ensino médio, embora argumentos mais sofisticados não tenham sido observados. A análise dos argumentos associada à taxonomia de Bloom nos permitiu prever possíveis causas para argumentação de baixa qualidade dos alunos.pt-BRabertoArgumentaçãoQuestões sociocientíficasTaxonomia de BloomAvaliação de habilidades cognitivas em um contexto sociocientífico com foco nas habilidades argumentativas.Artigo publicado em periodicoA Sociedade Brasileira de Química dá permissão à UFOP para reproduzir no RI/UFOP, uma cópia em formato eletrônico dos artigos completos, sem nenhuma edição e/ou modificação, publicados na revista Química Nova, que tenham como autores seus alunos e/ou professores. Fonte: Email do editor de 17 set. 2013.http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20150017