Orey, Daniel ClarkCortes, Diego Pereira de Oliveira2017-07-192017-07-192017CORTES, Diego Pereira de Oliveira. Re-significando os conceitos de função: um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem. 2017. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8279Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual situada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais e, também, em uma feira livre1 situada na mesma região. O principal objetivo desse estudo foi identificar como a abordagem dialógica da etnomodelagem pode contribuir para o processo de re-significação dos conceitos de função de 38 alunos matriculados no segundo ano do ensino médio durante a sua interação com um feirante e as suas práticas laborais. Complementando o objetivo geral desse estudo, os objetivos específicos foram: a) descrever a conexão entre a Etnomatemática e a Modelagem Matemática, b) compreender a importância das concepções culturais para a elaboração de etnomodelos matemáticos extraídos das práticas cotidianas encontradas no contexto sociocultural do feirante, c) descrever como as abordagens êmica, ética e dialógica da etnomodelagem se manifestam durante os encontros entre um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio e um feirante e d) verificar como as práticas matemáticas de um feirante podem ser utilizadas em sala de aula para o desenvolvimento da ação pedagógica para a etnomodelagem. Assim, apoiados nesses objetivos e, também, no referencial teórico referente a etnomatemática, a modelagem e a etnomodelagem desenvolvidos por D’Ambrosio e Rosa e Orey, delineou-se a seguinte questão de investigação: Quais são as possíveis contribuições que a etnomodelagem pode oferecer para o processo de re-significação de conceitos de funções para alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belo Horizonte por meio de sua abordagem dialógica? Para a coleta de dados foram utilizados três blocos de atividades, dois questionários, sendo um inicial e outro final, uma entrevista semiestruturada com o feirante, um seminário com os alunos e o feirante e o diário de campo do professor-pesquisador, além da transcrição de gravações de áudio e vídeos. Os dados coletados, quantitativos e qualitativos, foram analisados simultaneamente com a utilização da Metodologia do Estudo Misto por meio do design QUAN + QUAL. Após essa análise, houve a quantificação dos dados qualitativos que possibilitou que os resultados obtidos fossem interpretados por meio da elaboração de três categorias e 11 subcategorias que permitiram que a questão de investigação fosse respondida. Um dos mais importantes resultados desse estudo é que a etnomodelagem propiciou uma abordagem integradora do currículo matemático escolar, pois considerou ambos os conhecimentos matemáticos êmico e ético para que os professores e alunos pudessem compreender, de uma maneira holística e abrangente, as informações matemáticas desenvolvidas pelos membros de grupos culturais distintos que compõem a população discente escolar. Como resultado desse estudo, houve a elaboração de um produto educacional em formato de um caderno de sugestões para utilização de professores e indivíduos interessados na implementação da etnomodelagem em salas de aula.pt-BRabertoAbordagem éticaAbordagem êmicaMatemática - modelagemRe-significando os conceitos de função : um estudo misto para entender as contribuições da abordagem dialógica da etnomodelagem.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/07/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.