Silveira, Alcione Januária Teixeira daNogueira, Marlice de Oliveira eSilva, Luciano Campos da2022-04-012022-04-012020SILVEIRA, A. J. T. da; NOGUEIRA, M. de O.; SILVA, L. C. da. Entre a escola e o abrigo: estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 32, p. 432-465, 2020. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4438>. Acesso em: 25 ago. 2021.2177-7691http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14820O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a experiência social de adolescentes cujos processos educativos são vivenciados ao mesmo tempo na escola e em uma instituição de acolhimento. O percurso metodológico foi de natureza qualitativa, englobando entrevistas semiestruturadas aplicadas aos adolescentes, seus professores, seus educadores, além de uma pesquisa documental exploratória e de um questionário aplicado à psicóloga da instituição. Os dados foram analisados a partir de um aparato teórico inspirado, principalmente, na noção de experiência social de François Dubet. Os resultados indicam que os processos de escolarização e os itinerários escolares dos adolescentes institucionalizados sob a tutela do Estado, além de uma clivagem imposta pela origem social e cultural, são influenciados pelas condições sociais e educacionais vivenciadas por eles em uma dupla e híbrida experiência social permeada por tensões e situações de fuga física e simbólica, estigmas, isolamento, problemas no aprendizado escolar, dificuldades de inclusão nas turmas e na escola, conformação e negação do sujeito, tanto no acolhimento institucional quanto nas vivências escolares.pt-BRabertoExperiência socialAdolescente institucionalizadoProfessorEducadoresEntre a escola e o abrigo : estigmas, conflitos e insucesso escolar de adolescentes.Between school and shelter : stigmas, conflicts and school failure of adolescents.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/578>. Acesso em: 16 set. 2020.https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4438