Dias, R.Rocha, R. B.Kullberg, José CarlosRibeiro, A.Fonseca, Marco Antônio2017-07-072017-07-072014DIAS, R. et al. Os ciclos de Wilson numa perspectiva da CPLP: um contributo para o ensino da Geologia nos países lusófonos. Comunicações Geológicas, v. 101, p. 1251-1253, 2014. Disponível em: <http://www.lneg.pt/download/9749/34_3122_ART_CG14_ESPECIAL_III.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2017.1647-581Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8190A extrema duração dos processos associados a um ciclo de Wilson (que se estendem por algumas centenas de milhões de anos) torna impossível a sua observação em tempo real. Torna-se por isso necessário recorrer ao estudo de exemplos extraídos de diversas partes do Mundo que se pensa representarem diferentes estádios evolutivos de diferentes ciclos de Wilson; a integração dos exemplos permite então a compreensão do processo global; no fundo, uma outra forma de aplicação do princípio do actualismo. Os exemplos que são utilizados no ensino da Geologia em qualquer parte do mundo são sempre os mesmos. Embora a situação seja normal, porque a Geologia não está limitada por fronteiras políticas, ela acaba por separar normalmente o estudo da tectónica de placas do estudo da evolução geodinâmica dos países. Neste trabalho, defende-se uma abordagem complementar passível de ser utilizada na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que usa exemplos destes países para a compreensão simultânea da Tectónica de Placas e da sua história geológica.pt-BRabertoTectônica de placasPlate tectonicsOs ciclos de Wilson numa perspectiva da CPLP : um contributo para o ensino da Geologia nos países lusófonos.The Wilson Cycles in the context of CPLP : an improvement for the geology teaching in the Portuguese speaking countries.Artigo publicado em periodicoO periódico Comunicações Geológicas permite o arquivamento da versão PDF do editor em repositórios institucionais. Fonte: Sherpa/Romeo <http://sherpa.ac.uk/romeo/issn/1647-581X/>. Acesso em: 12 dez. 2019,