Rodrigues, Amanda SéllosCruz, Luciana Hoffert Castro2021-11-222021-11-222019RODRIGUES, A. S.; CRUZ, L. H. C. Desafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia. Pesquiseduca, Santos, v. 11, n. 25, p. 413-425 , set./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922>. Acesso em: 10 jun. 2021.2177-1626http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13994O Ensino de Ciências ainda apresenta diversas características de um ensino tradicional, em que o professor é visto como detentor do saber enquanto os alunos são considerados sujeitos passivos no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho objetivou analisar os desafios e as alternativas encontradas pelos professores para o ensino da disciplina de Ciências e/ou Biologia para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O levantamento de dados ocorreu através da utilização do aplicativo gratuito Google Forms. Os resultados apresentaram as dificuldades dos professores, decorrentes, majoritariamente, da falta de capacitação adequada para estes profissionais, bem como demonstraram metodologias adaptadas para lidar com alunos com TEA, baseando-se inicialmente no ‘conhecer’ o aluno para, posteriormente, aplicar uma metodologia adequada a seu aprendizado.pt-BRrestritoCapacitação profissionalProfessional trainingDesafios da inclusão de alunos com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino de Ciências e Biologia.Challenges related to the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) in Science and Biology teaching.Artigo publicado em periodicohttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/922