Pereira, Elvina Maria CaetanoCunha, Felipe Eduardo Lopes da2019-04-012019-04-012018CUNHA, Felipe Eduardo Lopes da. Percurso : uma prática teatral a partir da cidade e na cidade. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10884Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa consiste na investigação do percurso – prática pautada na ideia de caminhar pela cidade, que tem se tornado recorrente na cena contemporânea – como procedimento de criação artística no teatro. Com a finalidade de compreender o conceito de percurso e de contribuir para a pesquisa na área das artes cênicas, empreendemos uma breve revisão de experiências dadaístas, surrealistas e situacionistas calcadas em práticas espaciais realizadas no ambiente urbano, em particular da prática de deriva. Partindo das noções de percurso e de deriva, a pesquisa de caráter teórico-prático discute, então, os possíveis atravessamentos da relação com a cidade na cena expandida. Para isso, buscou-se identificar e sistematizar tal procedimento na experiência realizada em Itabirito (MG) pelo Grupo Teatral Dona Maria do Fulô e nos processos criativos dos espetáculos Intermitentes ou vai e vem, do Grupo Teatro&Cidade e PassAarão, do Grupo Espanca!, de modo a permitir, metodologicamente, uma análise mais detalhada oferecida pelo estudo de caso. Nesse sentido, este trabalho se propõe a refletir sobre o percurso como um movimento de prática estética e política que se apresenta na relação da arte com a cidade.pt-BRabertoPercepção espacialCriação - literária, artística etc.Teatro - produção e direçãoPercurso : uma prática teatral a partir da cidade e na cidade.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/03/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.