Oliveira, Letícia Mendes de2019-02-192019-02-192018OLIVEIRA, L. M. de. (In)visibilidades e empoderamento das encenadoras no teatro brasileiro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 157-173, dez. 2018. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018157>. Acesso em: 06 fev. 2019.14145731http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10733Este texto propõe uma reflexão e uma defesa acerca do papel da encenadora brasileira no século XX e XXI e da necessidade urgente de inseri-la na história do teatro. Aborda questões sobre o feminismo no teatro, problematiza as visões de encenação e analisa brevemente a trajetória das seguintes diretoras brasileiras: Bibi Ferreira, Dulcina de Morais, Henriette Morrineau, Lúcia Coelho, Bia Lessa, Maria Thais, Daniela Thomas, Cibele Forjaz e Christiane Jatahy. O objetivo é discutir como essas diretoras assumiram, para além da função da encenação, diversas atividades tais como atuação, gestão, pesquisa, direção visual, e sobretudo a tarefa de construção de uma poética da encenação brasileira.pt-BRabertoDiretoras brasileirasMulheres de teatroEncenação feministaBrazilian directorsTheater women(In)visibilidades e empoderamento das encenadoras no teatro brasileiro.(In)visibilities and empowerment of women directors in the Brazilian Theater.Artigo publicado em periodicoOs artigos publicados pelo periódico Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas estão sob Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas <http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 jul 2018.