Oliveira, Davidson Paulo AzevedoViana, Marger da Conceição VenturaRosa, Milton2014-11-072014-11-072013OLIVEIRA, D. P. A; VIANA, M. da C. V.; ROSA, M. Um pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 2, p. 513-529, ago. 2013. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/6256/5833>. Acesso em: 02 out. 2014.1980-4415http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3710Este artigo apresenta o produto educacional, um Caderno de Sugestões para a elaboração de atividades matemáticas pelos professores, que se originou de uma dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática defendida na UFOP. Esse estudo foi embasado em três teorias da Educação: a História da Matemática, os Fundos de Conhecimentos e a Pedagogia Culturalmente Relevante. Assim, descrevemos brevemente a estrutura desse caderno, as teorias que o fundamentaram, os objetivos que nortearam a sua elaboração, as maneiras de divulgação desse produto educacional e algumas considerações em relação ao desenvolvimento das atividades matemáticas curriculares que foram desenvolvidas com os participantes desse estudo.pt-BRHistória da matemáticaProduto educacionalFundos de conhecimentoPedagogia culturalmente relevanteUm pouco de história das funções : algumas sugestões de atividades práticas para a sala de aula.A short history of functions: some suggestions for practical activities in the classroom.Artigo publicado em periodicoDisponível sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC BY-NC-ND 2.5 BR, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Bolema <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/index>. Acesso em: 29 set. 2014.http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300012