Coutinho, Luciana GageiroAndrade, Cláudia Braga de2018-02-082018-02-082017COUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018.1676-2592http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.pt-BRabertoLaço socialOcupaçõesEducaçãoAdolescênciaO que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?Artigo publicado em periodicoO periódico ETD - Educação Temática Digital permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/76>. Acesso em: 11 mar. 2020.https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736