Oliveira, Priscila Daniele dePaulo, Jacks Richard de2022-03-302022-03-302021OLIVEIRA, P. D. de; PAULO, J. R. de. Potencializando a construção de conhecimentos em sala de aula: o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 11, n. 1, artigo e31618, jan./jun. 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31618>. Acesso em: 25 ago. 2021.2237-9444http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14785O presente artigo apresenta reflexões a respeito da necessidade de abordar os conceitos geográficos de forma significativa ao promover os ensinamentos para crianças. Nesse sentido, o objetivo principal desta investigação consistiu em refletir sobre as contribuições para a aprendizagem de crianças ao se abordar os conceitos geográficos vinculados as Histórias em Quadrinhos. Para tal, nessa pesquisa de cunho eminentemente qualitativo, apoiou-se nos preceitos da pesquisa colaborativa e da pesquisa-ação. Os dados da investigação evidenciaram que as Histórias em Quadrinhos escolhidas e trabalhadas possibilitaram a aprendizagem significativa dos fatos e fenômenos geográficos pelas crianças, representando uma estratégia facilitadora para abordar conceitos geográficos que fazem parte das relações cotidianas dos alunos, demonstrando suas contribuições para o processo de ensino, de aprendizagem e de produção de conhecimento.pt-BRabertoEnsino e aprendizagemTeaching and learningPotencializando a construção de conhecimentos em sala de aula : o ensino de geografia por meio de história em quadrinhos.Enhancing knowledge building in the classroom : teaching geography through comics.Artigo publicado em periodicoEsta revista está sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigohttps://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31618