Bianchi, Rodrigo FernandoSantos, Luiz Fernando Gomes dos2016-12-192016-12-192016SANTOS, Luiz Fernando Gomes dos. Estudo sistemático do Miriti (Mauritia flexuosa) para o desenvolvimento de ECO-VANT. 2016. 74 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7092Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Atualmente, madeiras estão entre os principais materiais de engenharia utilizados em estruturas. Este é o caso de madeiras de baixa densidade. Este trabalho de mestrado tem por objetivo principal o estudo sistemático das propriedades da madeira da palmeira de Miriti (Mauritia flexuosa), para uso em estruturas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) de baixo peso. Para tanto, o Miriti foi caracterizado por meio de suas propriedades químicas, físicas e morfológicas. Além disso, foi desenvolvida uma proposta de aplicação estrutural do Miriti em um VANT tipo plane, realizando as simulações computacionais necessárias e a fabricação de protótipos com a estrutura base de Miriti. Os resultados comprovaram a aparente baixa densidade apresentada por este material, que é de 0,06g/cm³, além de apresentar composição química característica dos materiais lignocelulósicos. As análises morfológicas mostraram que a estrutura do Miriti é formada por fibras de celulose alinhadas e orientadas que, por sua vez, são formadas por outras fibras de menor diâmetro, conferindo ao material extrema leveza. Apesar de apresentar resistência mecânica inferior a outras madeiras, o Miriti apresentou módulo de elasticidade específico de 770 MPa/g.cm-3, o que o habilitou a constituir a estrutura de um mini VANT, com estrutura aprovada pela simulação computacional inicial e sucesso em voo, necessitando de pequenas otimizações para melhorar a estrutura. Os resultados deste trabalho mostraram que é possível o uso da madeira de Miriti em aplicações com maior tecnologia embutida, assim como em outras aplicações estruturais e funcionais, em concordância com as propriedades descritas nesta dissertação.pt-BRabertoAnálise e seleção de materiaisMadeira - engenhariaVeículos aéreos não tripuladosEstudo sistemático do Miriti (Mauritia flexuosa) para o desenvolvimento de ECO-VANT.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/11/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante.