Patrono, Rosângela MilagresFerreira, Ana CristinaMoreira, Plínio Cavalcanti2023-08-152023-08-152023PATRONO, R. M.; FERREIRA, A. C.; MOREIRA, P. C. Mobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 205-224, 2023. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/70517>. Acesso em: 06 jul. 2023.2359-6856http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17182Este estudo pretende identificar, descrever e caracterizar conhecimentos matemáticos para o ensino de frações que afloraram a partir da discussão com as participantes, de respostas de alunos dos anos iniciais a questões a eles propostas em situações de ensino do tema na Educação Básica. No presente estudo, em um contexto de formação continuada, 18 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental são convidadas a refletir sobre as respostas dadas por estudantes a problemas envolvendo noções iniciais de frações. O referencial teórico que embasa o estudo é o modelo criado por Ball e seus colaboradores. Os dados foram produzidos a partir de transcrições das gravações dos encontros, de registros produzidos pelos participantes e do diário de campo elaborado ao longo da pesquisa. Os resultados evidenciam que a discussão das resoluções propostas pelos alunos dos anos iniciais oportunizou uma rica reflexão acerca de vários conhecimentos matemáticos para o ensino de frações, tais como: quantificar uma parte de um todo, relacionando desenho e símbolos; comparar frações no caso da interpretação parte- todo; somar e subtrair frações; conhecer os erros mais comuns usualmente cometidos pelos alunos, entre outros. O estudo contribui também para ampliar a compreensão acerca dos processos de aprendizagem profissional, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de conhecimentos matemáticos específicos da docência.pt-BRabertoEducação matemáticaFormação continuada de professoresMobilizando conhecimentos matemáticos para o ensino de frações com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental.Mobilizing mathematical knowledge for the fractions teaching with teachers in the early years of elementary school.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial-Compartilha Igual (CC BY-NC- 4.0), que permite uso, distribuição e reprodução para fins não comercias, com a citação dos autores e da fonte original e sob a mesma licença. Fonte: PDF do artigo.