Ferreira, Ana CristinaSá, Daiana Luiza de2023-05-042023-05-042023SÁ, Daiana Luiza de. Práticas formativas voltadas para o ensino de matemática para estudantes com TDAH e aprendizagem da docência: um estudo com licenciandos(as) em matemática de um instituto federal mineiro. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16524Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Entendemos que a aprendizagem da docência em Matemática se dá pelo engajamento em práticas próprias da profissão, a partir das quais os saberes profissionais se vão aprimorando gradativamente. Pensar nesta aprendizagem em uma perspectiva inclusiva, amplia as demandas e a necessidade de se desenvolver tanto uma atitude positiva em relação à diversidade, como saberes específicos que favoreçam a aprendizagem matemática em contextos variados. Este estudo teve por objetivo investigar como a participação em práticas formativas voltadas para o ensino de Matemática para estudantes com TDAH contribui para a aprendizagem da docência de futuros(as) professores(as) de Matemática de um IFMG. Trata-se de uma pesquisa de intervenção de abordagem qualitativa, na qual se procurou sensibilizar licenciandos(as) em Matemática de uma instituição pública do interior de Minas Gerais em relação a condição das pessoas com TDAH e seu impacto na aprendizagem matemática, bem como levá-los a sentirem membros de uma comunidade cuja prática envolve, entre outras coisas, pensar em alternativas para ensinar Matemática para pessoas com esse transtorno. O projeto, foi desenvolvido em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática, contou com a participação de seis licenciandos(as) ao longo de sete encontros. A coleta de informações se deu por meio da observação dos encontros, que também foram gravados em áudio e vídeo, do diário de campo da pesquisadora e de registros produzidos pelos(as) licenciandos(as) ao longo do projeto. Os resultados sugerem que os(as) licenciandos(as) ao se engajaram nas práticas formativas desenvolvidas, adotaram uma postura mais proativa e central, se apropriando de elementos acerca da prática docente e refletindo sobre a mesma. Além de desenvolverem uma postura mais sensível em relação aos(às) estudantes com TDAH, mas pensando na sala de aula como espaço para todos e todas.pt-BRabertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Transtorno de Déficit de Atenção e HiperatividadeEducação MatemáticaAprendizagem da docênciaPráticas formativas voltadas para o ensino de matemática para estudantes com TDAH e aprendizagem da docência : um estudo com licenciandos(as) em matemática de um instituto federal mineiro.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 13/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.