Porcaro, Rodrigo RangelAraújo, Francisco Célio deGodefroid, Leonardo BarbosaFaria, Geraldo Lúcio deSilva, Luiz Leite da2020-06-252020-06-252019PORCARO, R. R. et al. Simulação do processo de soldagem elétrica por centelhamento de um aço para trilhos ferroviários. Parte 1: análise de tensões residuais via elementos finitos. Soldagem & Inspeção, São Paulo, v. 24, p. 1-15, jun. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-92242019000100209>. Acesso em: 10 mar. 2020.1980-6973http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12391Trilhos longos, soldados pelo processo Flash Butt Welding (FBW), são a realidade das ferrovias brasileiras de média e alta carga por eixo. Embora apresentem características desejáveis do ponto de vista do comportamento dinâmico da via, as soldas são regiões de descontinuidade estrutural e mecânica onde se originam tensões residuais, e que estão associadas a falhas prematuras por fadiga. Simulações numéricas termomecânicas, fisicamente não-lineares, no domínio do tempo, pelo Método dos Elementos Finitos (MEF), foram empregadas para avaliar o desenvolvimento de tensões residuais originadas durante o processo de soldagem. Uma nova abordagem para a inclusão do aporte de calor envolvido no processo é proposta. Os resultados numéricos são comparados a medidas experimentais de tensões residuais superficiais e aspectos macrográficos das juntas, incluindo largura da Zona Termicamente Afetada (ZTA) e dados de taxas de resfriamento. Os resultados mostram boa correlação entre as análises numéricas e medidas experimentais de tensões residuais. Aspectos fundamentais relacionados ao desenvolvimento de tensões residuais são esclarecidos a partir da correlação entre análises numérica e experimental. Ademais, verifica-se que os modelos computacionais podem ser utilizados na previsão de pontos críticos para nucleação de trincas por fadiga e/ou avaliar efeitos de variáveis de processo sobre o campo de tensões residuais.pt-BRabertoMétodo dos Elementos FinitosMetalurgia da soldagemThe Finite Element MethodWelding metallurgySimulação do processo de soldagem elétrica por centelhamento de um aço para trilhos ferroviários. Parte 1 : análise de tensões residuais via elementos finitos.Simulation of flash-butt welding process of a railway steel. Part 1 : residual stress analysis via FEM.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: o próprio artigo.https://doi.org/10.1590/0104-9224/si24.12