Custódio, Glauber César CruzNunes, Célia Maria FernandesPaixão, Jairo Antônio da2023-02-232023-02-232021CUSTÓDIO, G. C.; NUNES, C. M. F.; PAIXÃO, J. A. da. Educação física escolar em unidades prisionais: elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades”. Revista Pensar a Pratica, v. 24, 2021. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/66352>. Acesso em: 06 jul. 2022.1980-6183http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16226O objetivo do estudo foi identificar e analisar aspectos que ca- racterizam as aulas de Educação Física em unidades prisionais da Região dos Inconfidentes, MG. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, a partir da entrevista semiestruturada com professores licenciados em Educação Física atuantes em escolas prisionais. Foi identificado que, de- vido às regras impostas pelas unidades prisionais, as aulas passam por adaptações e acontecem em salas de aula, com a proibição e/ou restri- ção do uso de materiais pedagógicos e de determinadas metodologias de ensino. Segundo os participantes, acresce a quase ausência dos mo- vimentos corporais, o que acaba por subverter a lógica e os preceitos da Educação Física escolar, alicerçadas no conceito de Cultura Corporal de Movimento e nos objetivos definidos pelos documentos legais.pt-BRabertoEscola prisionalAtuação docenteEducação física escolar em unidades prisionais : elementos para se pensar sobre a educação “por entre as grades”.School physical education in prison units : elements to think about education “through the grates”.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.5216/rpp.v24.66352