Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáVorcaro, Angela Maria Resende2022-01-102022-01-102020FERREIRA, C. M. da R. J.; VORCARO, A. M. R. Da escola, do escolar, da inclusão. Revista FAEEBA, Salvador, v. 29, n. 60, p. 54-66, out./dez. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10496>. Acesso em: 25 agosto 2021.2358-0194http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14308O presente artigo tem como principal objetivo discutir aspectos conceituais e estruturais da escola, do escolar e da inclusão. Sua construção está disposta em três seções. Na primeira, discute-se elementos da escola pelo viés estrutural, abordando as noções de forma e organização escolar e sua disseminação nas instituições educativas modernas. Em continuidade com a seção anterior, discorre-se sobre a noção/lugar do escolar atribuído às crianças na sua inserção na escola e as possíveis transformações advindas da condição de escolar, considerando a ruptura com formas anteriores de socialização para a infância. Na última seção, contempla-se a inclusão escolar enfatizando aspectos políticos como também mecanismos de resistências advindos na tentativa de fazer cumprir as determinações legais no cotidiano das escolas. Aborda-se manifestações por parte dos atores envolvidos com o processo de inclusão educacional considerando que processos de formação reativa ao trabalho educativo com crianças em situação de deficiência buscam se apoiar nas estruturas da forma e organização escolares.pt-BRabertoForma e estrutura escolaresSchool form and structureDa escola, do escolar, da inclusão.Of the school, of the schoolchildren, of the inclusion.Artigo publicado em periodicoEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p54-66