Casela, IvnaSouza, Gilmar Pereira deTravain, Silmar Antonio2023-11-222023-11-222023CASELA, I.; SOUZA, G. P. de; TRAVAIN, S. A. O descarte correto de cosméticos no cotidiano: o ensino de química a partir de podcast com enfoque CTSA. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 9, 2023. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2053>. Acesso em: 01 ago. 2023.2446-774Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17845Pelo incentivo ao consumo, novos produtos são fabricados pelas indústrias e consequentemente, adquiridos pelo consumidor, que os compra com a disposição de harmonizar sua aparência pessoal com seu ideal de beleza. Nesse cenário, nota-se o crescente acúmulo de resíduos químicos e embalagens cosméticas no meio ambiente, devido ao descarte incorreto desses materiais e a escassez de políticas educativas destinadas ao público consumidor. A fim de promover, em ensino remoto, a reflexão dos impactos gerados pelo descarte inadequado das embalagens cosméticas e investigar as opiniões dos participantes da pesquisa em relação à temática, foi divulgado um Podcast com o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e um formulário Google aos alunos das séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio (EM) de rede pública, via WhatsApp. Os dados coletados revelaram adesão favorável à atividade, com feedbacks positivos sobre o Podcast desenvolvido, sendo observada a existência de planos de Logística Reversa em ações de diferentes empresas de produtos cosméticos e um baixo conhecimento dos alunos sobre as funções das substâncias presentes nos cosméticos. Por fim, destacou-se o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como ferramentas úteis no auxílio aos processos envolvidos no ensino e aprendizagem em atividades assíncronas.pt-BRabertoQuímicaHigh schoolInteractividad virtualO descarte correto de cosméticos no cotidiano : o ensino de química a partir de podcast com enfoque CTSA.The proper disposal of cosmetics in daily routine : the podcast in the chemistry teaching focusing on STSE.Artigo publicado em periodicoEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2053